Smart Home: como ter uma casa ou escritório inteligente automatizando tarefas

Entrar em casa e as luzes se acenderem automaticamente. Na caixa de som, sua playlist preferida começa a tocar. O termostato ajusta a temperatura do ambiente de modo a refrescar a sala e o quarto. E tudo isso acontece sem que você precise fazer absolutamente nada (depois que tudo estiver programado, é claro).

A descrição do parágrafo anterior parece um capítulo de um livro de ficção científica ou a rotina da mansão de um milionário. Porém, o fato é que cenas como essas são cada vez mais comuns e acessíveis para uma parcela cada vez maior de consumidores. 

O ano de 2020 representou um salto considerável na popularização das chamadas smart homes, as residências inteligentes. Chegou a hora de pensar em formas de automatizar a sua casa ou escritório. Veja como dar os primeiros passos nesse segmento sem precisar gastar muito.

Lâmpadas inteligentes

Vamos começar pela parte mais simples e acessível de uma smart home: as lâmpadas inteligentes. Com menos de R$ 100 é possível comprar modelos capazes de serem controlados pelo smartphone ou via comandos de voz, se você tiver uma assistente virtual.

Outras vantagens incluem a possibilidade de regular a intensidade de brilho e ajustar a cor da lâmpada, tudo isso via aplicativo no celular. Por fim, você pode ainda programá-la para ligar e desligar em horários específicos, economizando luz ao evitar que elas fiquem acesas sem necessidade.

Tomadas inteligentes

Outra opção acessível para começar a montar a sua residência conectada são as tomadas inteligentes. Graças a elas, você pode dar “inteligência” a qualquer eletrodoméstico, monitorando o consumo de energia e programando para que eles sejam desligados se não estiverem em uso.

Da mesma forma, os controles desses dispositivos ficam disponíveis na palma da sua mão, via celular. Sabe aqueles equipamentos que ficam em stand-by, permanentemente ligados e consumindo energia? Isso é coisa do passado se você tiver tomadas como essas.

Câmeras de segurança

As câmeras de segurança são cada vez mais importantes tanto no ambiente residencial quanto em escritórios. Elas gravam as imagens de maneira ininterrupta, permitindo que você cheque os arquivos depois para verificar eventuais roubos e furtos.

Integradas com smartphones e computadores, você pode acessar as imagens em tempo real a partir de qualquer lugar. Algumas delas disparam alertas sempre que os sensores captam movimentações suspeitas, permitindo que você acione a polícia durante alguma ocorrência de incidente.

Robôs de limpeza

Eles ainda não se comportam como os robôs de limpeza dos filmes do cinema, mas já são de grande ajuda no trabalho doméstico. Os aspiradores de pó inteligentes são capazes de mapear os cômodos da casa e iniciar a limpeza nos horários programados, sem se chocar contra móveis e objetos.

Se no passado o preço de equipamentos como esses era proibitivo, hoje eles podem ser encontrados com facilidade nas lojas e, na maioria dos casos, custam menos do que uma TV. Além de aspirar o pó, eles varrem e até mesmo passam pano. Todo o controle é feito via smartphone.

Invista em um modem e roteador potentes

Mais equipamentos conectados à internet significa maior demanda de banda para tráfego de dados. Por isso, invista também em uma rede Wi-Fi de melhor qualidade, com internet banda larga mais rápida, se possível, e modens e roteadores compatíveis com frequências de 2.4 GHz e 5 GHz.

Estabilidade de conexão e rede é palavra de ordem para ser bem-sucedido quando se trata de tornar a sua residência inteligente. Cheque a cobertura da rede Wi-Fi nos mais diversos pontos da casa e espalhe repetidores, se necessário, para garantir sinal de qualidade em todos os cômodos.

.....

Você já começou a montar a sua residência conectada? Acredita que no seu escritório há espaço para instalação de soluções autônomas? Confira as opções em cabos e acessórios que podem ser úteis para ampliar as possibilidades de conexão no seu ambiente.