Como escolher um roteador Wi-Fi de internet? Entenda as diferenças

Embora ainda existam situações em que a conexão de internet via cabo tenha a preferência de alguns usuários, o uso de Wi-Fi em escritórios e residências é praticamente uma unanimidade. Porém, como escolher um roteador Wi-Fi de internet entre os muitos modelos que existem no mercado?

A dúvida é pertinente, pois as especificações técnicas a serem observadas não são de conhecimento da maioria dos usuários. Se você está sofrendo com problemas como quedas de velocidade ou interrupções no sinal de transmissão e nem mesmo a operadora de telefonia foi capaz de resolver, talvez seja a hora de comprar um novo roteador para o seu escritório.

Nesse artigo, separamos algumas dicas para você levar em consideração na hora de comprar um roteador Wi-Fi:

Compatibilidade com o padrão 802.11ac

A primeira dica é a mais simples de todas. Fique de olho nas especificações técnicas e veja se o aparelho em questão é compatível com o padrão 802.11ac, também conhecido como Gigabit Wi-Fi. Mesmo modelos mais simples que suportem esse formato conseguem chegar aos 1300 Mbps de transmissão – mais do que o dobro de velocidade se comparado ao padrão anterior, o 802.11n.

Por essa razão, recomendamos fortemente que você escolha apenas modelos da nova geração. Roteadores mais antigos, embora ainda funcionem normalmente hoje, podem estar sujeitos a apresentar problemas mais cedo. Com relação à diferença de preço, praticamente a faixa é a mesma, de forma que não há razão para apostar em aparelhos antigos. Portanto, considere esse um pré-requisito obrigatório na escolha de um novo roteador.

Fique de olho em reviews e testes

Você sabia que mesmo os roteadores com especificações técnicas similares têm variações entre si? Alguns modelos simplesmente funcionam melhor para jogos do que outros, especialmente em se tratando de consoles como PlayStation 4 ou Xbox One. Já outros são mais indicados para múltiplas conexões simultâneas sem que haja perda de estabilidade.

Observando o material de divulgação do fabricante é possível ter uma ideia se o produto tem um direcionamento mais residencial ou empresarial. Roteadores gamer, por exemplo, podem custar mais caro pelo design diferenciado ou por trazerem tecnologias que possam diminuir a latência em jogos, mas tudo isso pode não ser útil no seu escritório.

Outra dica é pesquisar na internet análises e reviews sobre o aparelho. Sites especializados, nacionais e internacionais, costumam fazer testes específicos com esses dispositivos para apontar seus pontos positivos e negativos. Quanto mais informações você tiver para embasar a sua escolha, melhor.

Escolha modelos de dupla frequência

Os roteadores podem operar em duas frequências: a de 2,4 GHz, mais comum, e a de 5 GHz, mais recente. No entanto, há muitos modelos no mercado, especialmente os mais antigos, que operam apenas na frequência 2,4 GHz. Essa frequência está sujeita a mais interferências, graças ao fato de que há muitos outros dispositivos conectados na mesma linha – como os telefones sem fio, por exemplo.

O melhor caminho é escolher um modelo compatível com ambas, pois há vantagens e desvantagens em cada uma delas. Por exemplo, se a frequência de 2,4 GHz está mais sujeita a interferências e tem uma velocidade máxima menor, a de 5 GHz lida pior com obstáculos como paredes, móveis e outros obstáculos. Tendo um produto compatível com as duas faixas você pode fazer os seus próprios testes e ver qual delas funciona melhor no seu ambiente.

Tome cuidado com especificações de performance

Fique atento às especificações técnicas de velocidade de transferência dos roteadores. Alguns modelos são anunciados como 1200 Mbps ou 600 Mbps, mas na verdade trata-se da soma da velocidade de mais de uma banda. Por exemplo, o roteador de 1200 Mbps com quatro faixas terá 300 Mbps de velocidade máxima “real”.

Além disso, se o seu plano de internet não permite que você ultrapasse dos 100 Mbps, então na prática um roteador com especificações tão robustas não terá muita serventia. O tamanho da área a ser coberta também deve ser levado em questão. Em uma área pequena, não há necessidade de ter um roteador com oito antenas, por exemplo. Modelos mais simples e baratos darão conta do recado.