Casa Inteligente: 04 motivos para investir na automação residencial

Você alguma vez já ouviu falar em casa inteligente? Conceitos como smart home e automação residencial estão se tornando cada vez mais populares, além do surgimento de produtos que possuem recursos inteligentes e tecnologia IoT (Internet das Coisas).

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre esses termos, ou então deseja aprender mais sobre este mundo, este artigo foi feito para você! Vamos te explicar o que é automação residencial, como aplicá-la no seu lar e quais as principais vantagens em viver em uma casa inteligente.

Afinal, o que é smart home?

Smart home, termo do inglês que significa casa inteligente, pode ser explicado como um imóvel que possui equipamentos de última geração capazes de serem acionados e controlados de forma automática ou por dispositivos móveis, como o celular.

Vamos usar como exemplo as lâmpadas inteligentes, um dos produtos mais buscados e utilizados neste segmento. Uma smart lâmpada possui diversas vantagens em relação a uma lâmpada comum, pois pode ser controlada a distância, não sendo nem ao menos necessário estar presente no local para ligar ou desligar.

Para isso, essa lâmpada inteligente precisa estar conectada à internet do local onde está inserida. Dessa forma, ela consegue se comunicar com o seu smartphone e com outros equipamentos smart que estão próximos, formando uma rede inteligente da sua casa – por isso o nome Internet das Coisas.

Além de oferecer mais praticidade na forma como acionar um dispositivo, é possível criar cenas de automação com eles. Com alguns cliques no seu celular, você pode programar para que todas as luzes da sua casa sejam desligadas sempre no horário que você costuma ir dormir.

Ainda é possível incluir mais de um dispositivo na mesma cena de automação. Você pode programar, por exemplo, que no horário que o seu despertador toca, as luzes da sua casa sejam ligadas e a cafeteira comece a fazer o seu café – desde que esses aparelhos sejam smart e estejam conectados à rede da sua casa.

Dessa forma, diversas tarefas simples que antes precisam de ações humanas para serem feitas, podem ser realizadas de forma automática, trazendo muito mais conforto, praticidade e economia de tempo para a sua rotina.

Como montar uma casa inteligente?

A automação residencial está se tornando cada vez mais comum, com alguns imóveis já sendo inclusive construídos com arquitetura voltada para aparelhos inteligentes. A boa notícia é que esse mercado tem se tornado cada vez mais acessível.

Para transformar o seu lar em uma casa inteligente, comece estudando quais áreas da sua casa ou momentos da sua rotina seriam melhorados com uma automação. Você costuma deixar as luzes ligadas quando sai de casa? Uma iluminação inteligente pode te ajudar a controlar os gastos na conta de energia. Sempre fica na dúvida se fechou a porta? Uma fechadura smart pode ser a melhor solução.

Comece devagar e veja como você e os indivíduos que moram no seu lar se adaptam a esses itens inteligentes. De pouco em pouco, você irá notar os benefícios de investir nesse meio, e quando perceber, estará vivendo num local muito mais inteligente e prático.

Motivos para investir em automação residencial

1. Economia de gastos

Uma casa inteligente representa um menor consumo, especialmente de energia elétrica. Ao ser possível controlar dispositivos à distância e criar cenas de automatização, você consegue garantir que nenhuma luz ou equipamento fique ligado sem necessidade.

2. Conforto e praticidade na rotina

Ter uma casa inteligente irá trazer muito mais conforto e praticidade no seu dia a dia. Já imaginou chegar em casa e a temperatura estar do jeito que você gosta? Ou então nunca mais precisar sair do conforto da sua cama para desligar a luz do quarto à noite?

Com dispositivos smart, isso é completamente possível. Depois de começar a utilizá-los, você vai perceber o quanto a sua rotina pode ser facilitada com esses aparelhos.

3. Mais tempo livre

Apesar de diversas das tarefas que podem ser automatizadas serem simples de serem feitas, elas acabam ocupando um tempo considerável do nosso dia quando somadas. Se você tem uma rotina apertada, por que não aproveitar essa economia de tempo para aproveitar as coisas que realmente importam?

Tendo uma casa automatizada, você terá mais tempo na sua agenda para aproveitar com a família, ver aquela série, adiantar as coisas do trabalho ou simplesmente relaxar.

4. Segurança

À primeira vista, uma casa automatizada pode ser algo supérfluo. Porém, além de proporcionar mais conforto, é capaz de aumentar a segurança da sua casa.

Dispositivos como câmeras, sensores e fechaduras inteligentes podem atuar como vigilantes da sua casa, te dando a possibilidade de verificar tudo o que está acontecendo ao vivo pelo seu celular. Diversos equipamentos ainda enviam notificações ao notarem alguma atividade suspeita.

Como foi possível observar, a automação residencial oferece diversas vantagens. Conheça agora mesmo a linha Izy Casa Inteligente em nosso site e conte com a gente para deixar a sua casa e a sua vida muito mais inteligente.

Links: Grupo Jota, Umuarama Imóveis