7 dicas de como montar seu escritório em casa gastando menos

O conceito de home office, no último ano, ganhou força e passou a ser adotado por muitas empresas, a fim de colaborar com o distanciamento social e amenizar a disseminação da COVID-19. Mas como esse regime de trabalho não era tão comum no Brasil, muitas pessoas encontraram dificuldades em adaptar um espaço de casa para o trabalho. Como consequência da falta de estrutura para realizar o trabalho em casa, o número de profissionais relatando problemas posturais aumentou durante esse período.

Trabalhar em casa não é tão simples quanto parece, exige organização do ambiente, muito foco, estação de trabalho adequada e claro, o mínimo de conforto e ergonomia. Então separamos aqui 7 dicas para montar o home office gastando pouco.

Dica 1 - Faça sua lista de prioridades 

O que você já tem em casa que pode ser usado no seu novo escritório? O que falta comprar? Entenda isso e liste quais são suas prioridades nesse primeiro momento. A sugestão é que a prioridade número 1 seja a cadeira, mas atenção! Não escolha o modelo apenas pelo design ou por ser mais em conta. Opte pela opção mais confortável e ergonômica possível, afinal, você provavelmente irá passar pelo menos 8 horas do seu dia sentado nela. Os próximos itens, vão de acordo com o que você mais precisa, como mesa, apoio ergonômico para os pés, entre outro. 

Dica 2 - Organize o ambiente

Armários, gaveteiros, nichos e organizadores de modo geral podem ser seus grandes aliados nessa tarefa. Portanto, você pode optar por aproveitar os itens que já tem em casa. Nesse caso, canecas divertidas podem se tornar porta-canetas e caixas de sapatos podem ser os seus organizadores de documentos, por exemplo. Por outro lado, se você reservou parte da sua verba disponível para investir nesses itens, saiba que na Contabilista você encontra tudo o que precisa para te ajudar no trabalho em casa.

Dica 3 - Monte uma parede funcional

Você pode escolher uma parede próxima a sua mesa de trabalho e montar um calendário ou um espaço para um check list do dia. Para isso, por exemplo, você pode utilizar: cortiça, post-its, lousa adesiva ou até mesmo um quadro para montar tabelas, criar sua lista de tarefas ou fazer anotações rápidas. Se você é fã de cortiça, clique e veja algumas inspirações que separamos para te ajudar a criar a sua parede funcional.

Dica 4 - Arrisque nos projetos DIY

Essa sigla significa, em inglês, Do It Yourself (ou faça você mesmo, em português). Os DIYs são projetos criativos em que você mesmo põe a mão na massa. No caso do seu escritório em casa, por exemplo, você pode montar uma mesa improvisada com cavaletes, se atentando à altura segura para uma mesa de trabalho, que deve ter entre 65 e 70 cm,  ou ainda usar a sua criatividade para decorar o seu espaço de trabalho e transformar o ambiente em um local mais acolhedor e com a sua personalidade, temos várias inspirações para te dar. Nesses projetos, você pode reaproveitar objetos para dar um novo significado a eles, assim, você contribui para um mundo mais sustentável e ainda exercita o seu lado criativo. Alguns produtos que podem te ajudar nesses projetos são as canetas Posca, tintas em spray, papel contact.

Dica 5 - Organize seus cabos

Notebook, mouse, celular, fones… a quantidade de cabos e carregadores em cima da mesa pode desorganizar seu espaço de trabalho e prejudicar sua produtividade. Por isso, se puder, planeje a parte elétrica do seu home office ou, se não puder fazer esse investimento, use aparelhos como filtros de linha (as famosas réguas de energia), carregador com entradas USB, nobreak, adaptadores e demais acessórios para te ajudar na missão de manter os cabos organizados e o ambiente propício à produtividade.

O pulo do gato aqui são os multiplicadores, já ouviu falar? Eles permitem a expansão de uma única tomada em até 4 pontos de energia. É seguro para seu aparelho e, se você tiver crianças em casa, essa pode ser a melhor solução para você, porque o sistema exclusivo desse tipo de adaptador só libera a entrada quando os pinos entrarem na tomada simultaneamente, evitando choques e acidentes.

Dica 6 - Invista em plantas

Que as plantas deixam o espaço mais bonito e acolhedor, todos sabemos, mas elas também estimulam a criatividade e a calma, além de deixar o ar mais limpo, aumentar a produtividade e reduzir níveis de estresse. Se você é uma pessoa que não quer ter muito trabalho, ou se tem dificuldades em cuidar de plantas, opte por suculentas ou cactos, que são lindos e super fáceis de cuidar. Veja aqui um passo a passo super fácil para mudar o visual dos vasos das suas plantinhas. 

Agora, se você tem disponibilidade e habilidades para deixar uma planta vistosa e saudável por muito tempo, você pode optar por bonsais, espada de São Jorge, Bromélias, Costelas de Adão ou qualquer outra que for do seu gosto e que você consiga cuidar.  Lembre-se que, hoje ainda há o isolamento, mas futuramente pode ser que você receba pessoas no seu home office, então evite plantas que possam gerar alergias. 

Dica 7 - Iluminação

Um ambiente com iluminação inapropriada vai te causar cansaço visual e exaustão mental, o que reflete diretamente na sua produtividade. A luz natural é sempre a melhor opção, mas no fim da tarde ou, dependendo do ambiente onde estiver o seu escritório, é necessário apoio da luz artificial. Então opte por uma lâmpada que se adeque à sua necessidade, mais ou menos potente, luminárias para a mesa ou para o chão… O importante é não ficar no escuro. 

Dica bônus 

Entenda sobre ergonomia! Ergonomia é uma ciência que entende a relação das pessoas em seus contexto de trabalho, estabelecendo normas e regras para melhorá-lo. O objetivo, na verdade, é o bem-estar no ambiente de trabalho, evitando problemas de coluna, visão, pés e prevenindo problemas como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Então, para planejar no seu home office, pense em cada detalhe para manter o seu conforto e a boa postura. Três dicas valiosas: Mantenha os pés firmes no chão, os braços em posição paralela ao chão durante o uso do computador, e o monitor na altura dos olhos, para prevenir movimentos bruscos com a cabeça.

Veja mais dicas incríveis sobre ergonomia no blog da Contabilista. Se organize, se cuide e bom trabalho!