Como transformar qualquer TV em uma Smart TV?

Hoje em dia, é muito difícil encontrar nas lojas um modelo novo de TV que não seja do tipo Smart TV. Esses novos aparelhos têm conexão com a internet e permitem que, por meio de um sistema operacional dedicado, você baixe aplicativos e acesse uma infinidade de recursos. Assim, você torna a TV “inteligente”, para usar a tradução do termo para o português.

Entretanto, o que muita gente ainda não sabe é que mesmo as TVs mais antigas podem ser transformadas em SmartTVs. E você sabe como transformar qualquer TV em uma SmartTV? É bastante simples: tudo o que você precisa é de um set top box. Vamos conhecer melhor o que são eles e como esses equipamentos funcionam.

Resgate sua TV antiga

Pelo fato de a sua TV não ter conexão com a internet, pode ser que você esteja pensando em trocá-la, mesmo que as funções que ela possui estejam funcionando perfeitamente. Será mesmo que você precisa de uma TV nova? Talvez um set top box seja a solução para o seu problema – e com certeza ele vai custar muito menos do que uma TV nova.

Os set top boxes são uma espécie de mini computador, equipado na maioria das vezes com o sistema operacional Android, e que podem ser ligados diretamente à TV. Em outras palavras, é quase como se você pudesse ligar o seu celular diretamente à TV, mas com a vantagem aqui de ter um equipamento exclusivo e que pode proporcionar maior qualidade de imagem.

Como funciona um set top box

Essas pequenas caixinhas, como já mencionamos, vêm com o sistema operacional Android instalado. Primeiramente você deve conectá-las à TV por meio de um cabo HDMI, que geralmente vem junto com o aparelho. Se o seu aparelho não vier com um cabo desses, ele pode ser facilmente encontrado em lojas de material de escritório.

Depois de conectar o cabo, ligue o aparelho e configure-o para que ele se conecte à internet via WiFi. Depois que tudo estiver funcionando, basta fazer o login no sistema usando uma conta Google (um e-mail do Gmail) e pronto: você estará dentro da Play Store, a loja de aplicativos da Google para celulares.

Apps pré-instalados

A maioria das set top boxes vêm com apps pré-instalados. É o caso, por exemplo, do Facebook e do Netflix, que são amplamente utilizados pelos brasileiros. Se preferir, você pode baixar muitos outros, inclusive jogos que tenham suporte a um controle. Assim, você poderá usar o controle remoto que acompanha o equipamento para jogar.

Em alguns modelos, é possível comprar controles de vídeo game à parte para a sua diversão. Entretanto, com o novo controle remoto você poderá assistir as suas séries e filmes no Netflix, acessar as redes sociais, como o Facebook ou o Twitter, ou mesmo navegar pela internet. Assim como nos smartphones, há softwares que permitem que você assista TVs online de todo o mundo.

Você pode baixá-los, configurá-los e desfrutar de uma ampla programação nacional e internacional. E, o melhor de tudo: sem precisar investir muito em uma TV nova. Essa, por exemplo, é uma solução interessante para o escritório, uma vez que nesse caso a TV não é um investimento tão essencial assim, na maioria dos casos.

Preço médio

Existem hoje no mercado mais de uma dezena de modelos de set top boxes disponíveis. Os preços variam desde R$ 150 a mais de R$ 1 mil. Tudo vai depender dos recursos extras que esses equipamentos possuem. Alguns deles, por exemplo, têm entradas USB ou para cartões micro SD.

Isso permite que você adicione fotos e vídeos diretamente em um cartão de memória ou pendrive e possa transmiti-los na TV. O processo de configuração é simples e a maioria dos equipamentos tem menu em português. Mesmo que ele estiver completamente em inglês, você verá que o processo de configuração é bem intuitivo, de forma que é só se conectar e começar a diversão.

SMART TV BOX

Uma excelente opção para transformar qualquer TV em SMART TV é a box NB103 da Multilaser. Além de ser super em conta, ela possui o sistema operacional Android para você rodar todos os aplicativos disponíveis para televisões na Google Play.