Smart speakers: o que é e como funciona essa tecnologia

Se você possui um smartphone, muito provavelmente possui um assistente virtual na palma de suas mãos. Entre os mais conhecidos na atualidade estão o Google Assistente, Siri e Alexa. Com o avanço da tecnologia, esses softwares estão se tornando cada vez mais prestativos para os seus usuários, sendo inclusive comercializados em smart speakers.

Nesse sentido, utilizá-los através de um smart speaker potencializa ainda mais os benefícios oferecidos, especialmente com o avanço de produtos domésticos que possuem tecnologia IoT (Internet das Coisas). Com isso, esses produtos podem ser conectados aos smart speakers, podendo ser acionados e controlados por comandos de voz.

Uma pesquisa feita pela Hootsuite em parceria com a agência We Are Social no começo de 2020 observou que 4 em cada 10 brasileiros já fazem pesquisas ou então realizam tarefas cotidianas usando apenas a voz. Ao que tudo indica, esse número tende a aumentar nos próximos anos, com cada vez mais ações podendo ser feitas através de smart speakers.

Por que não contar com a tecnologia ao seu favor? Conheça agora o que são smart speakers, quais benefícios eles oferecem e como você pode adquirir um para ajudar você na sua rotina por um ótimo custo benefício.

O que são smart speakers e como eles funcionam?

Conhecido também como alto-falante inteligente, um smart speaker é um dispositivo semelhante a uma caixa de som. Vale destacar que o dispositivo não é o assistente de voz em si, mas sim um espaço físico que contém o software do assistente de voz. Por exemplo, a Echo Dot é a linha de alto-falantes inteligentes da Amazon, que possui inserido a Alexa – assistente de voz da empresa.

Basicamente, todos os smart speakers contam com três recursos principais: microfone, alto-falante e assistente de voz. Com o microfone, esse tipo de produto consegue captar as vozes de seus detentores, entendendo as perguntas e comandos feitos através da inteligência artificial de seu assistente de voz, enquanto o alto-falante é usado para enviar as respostas solicitadas.

mulher-usando-smart-speakers

Dessa forma, é possível haver uma comunicação com esses dispositivos de uma forma que há anos atrás seria imaginado somente em filmes e séries com temáticas futuristas. Mas, como mencionado anteriormente, o advento da tecnologia IoT potencializa ainda mais a funcionalidade desses produtos.

Um smart speaker pode atuar como um hub que conecta os dispositivos inteligentes que estão conectados na mesma rede de internet. Dessa forma, é possível solicitar por comandos de voz ações sobre esses aparelhos.

Por exemplo, se você possui uma lâmpada inteligente, ao invés de entrar no aplicativo desse item para desligá-lo, você pode dizer “Alexa, desligue a luz” e o smart speaker irá entender e realizar essa ordem – desde que tanto a lâmpada quanto o smart speaker estejam conectados um com o outro e integrados à mesma rede de internet, é claro.

Principais funcionalidades e possibilidades dos smart speakers

Como foi possível perceber no tópico acima, os smart speakers são úteis para diversas ocasiões do dia a dia, especialmente se você conta com outros produtos inteligentes no seu lar ou local de trabalho. Vamos agora nos aprofundar mais em suas funcionalidades.

  • Fonte de informação: ao invés de acessar um site de pesquisas e ficar procurando as informações que você precisa, por que não perguntar diretamente para o smart speaker? Seja para saber a receita de um prato diferente, como está o trânsito até o seu trabalho, qual será a temperatura durante o dia amanhã ou a resposta para as perguntas mais aleatórias que você e seus amigos apontam em uma conversa informal, esse dispositivo pode indicar as informações corretas em apenas alguns segundos.
  • Auxiliar na rotina: você alguma vez já desejou contar com uma secretária ou assistente pessoal que anotasse os principais compromissos na sua agenda, avisando quando eles estivessem próximos de ocorrer, inserisse itens a sua lista de compras do mercado, enviasse e-mails ou mensagens, colocasse você na linha com os contatos que deseja fazer uma ligação e até mesmo programasse o seu despertador? Pois bem, o smart speaker pode fazer tudo isso, com você precisando somente dar a ordem por voz.
  • Controlar smartphones: sincronizar o smart speaker com o smartphone simplifica o uso do mesmo. Que tal pedir seu próximo iFood ou Uber somente com a sua voz, sem precisar abrir esses apps no seu celular? Por ter um alto-falante, esses dispositivos ainda podem tocar suas músicas preferidas do Spotify, por exemplo.

homem-usando-smart-speaker-pelo-celular

  • Entretenimento: alguns assistentes de voz inseridos em smart speakers, como o Google Assistente e a Alexa, podem realizar beat box, contar histórias, fazer piadas e até mostrar enigmas, que com certeza serão a diversão dos seus convidados ou filhos pequenos.
  • Central de comando e automação: ao controlar os demais dispositivos inteligentes de um local, você pode centralizar todos os comandos necessários em um só lugar. Além disso, você pode criar cenas e rotinas de automação, como programar para que toda vez que o smart speaker acione o despertador, a luz do seu quarto já acenda e a cafeteira inteligente comece a fazer o seu café.

Onde adquirir o seu?

Ao conhecer todas as vantagens que um smart speaker oferece, você pode pensar que o preço desses aparelhos custa uma fortuna. Felizmente, esse tipo de produto tem deixado de ser aderido somente para os indivíduos mais privilegiados financeiramente, existindo opções com ótimos custos-benefícios.

Se você ficou interessado em contar com um alto-falante inteligente, não deixe de dar uma olhada nas opções disponíveis em nosso site. Ainda contamos com diversos produtos smart que possuem tecnologia IoT e podem ser conectados com smart speakers. Clique aqui e confira todas as nossas opções e comece a ter uma rotina muito mais prática através da tecnologia.

Fonte(s): 

Positivo Casa InteligenteRevista Segurança Eletrônica e Intelbras.

Fonte da imagem: Intelbras