Como o chá pode ajudar a melhorar sua rotina de trabalho

Que a bebida oficial dos escritórios brasileiros é o café, todo mundo sabe. No entanto, descobrir como o chá pode ajudar no trabalho pode apresentar a você uma nova alterativa, com um amplo universo de sabores para embalar a sua rotina.

Os chás são uma alternativa para aqueles que não conseguem tomar tanta água ao longo do dia ou que estejam tentando reduzir o consumo de café. A vantagem deles é que existem dezenas de sabores para escolher, portanto é muito mais difícil enjoar dessa bebida quando a variedade é tão ampla.

Nesse artigo, falaremos sobre alguns tipos de chá que existem e quais os benefícios que eles podem trazer para o seu dia a dia no escritório.

Chá verde: o substituto do café

O chá verde é uma das versões da bebida mais populares nos escritórios. Isso porque ele contém cafeína, substância que ajuda a acelerar o metabolismo. Claro, as doses de cafeína são menores do que as de uma xícara de café, mas ainda assim o elemento está lá presente.

Nossa primeira dica, portanto, é que você aposte nesse chá como um substituto do café. De quebra, ele auxilia o sistema imunológico e tem efeito diurético, ajudando ainda a controlar os níveis de açúcar do sangue.

Chá de gengibre: o companheiro das mulheres

O gengibre é um elemento que também estimula a aceleração do metabolismo e, portanto, tem como característica o fato de deixar as pessoas mais despertas. Além disso, para as mulheres ele traz ainda o benefício de auxiliar no combate às dores menstruais.

O chá de gengibre tem ainda características antioxidantes. Isso significa que ele é uma ótima proteção para o sistema imunológico. Por fim, para dias em que você se sente um pouco enjoado ou mesmo com náuseas, ele é a melhor opção para ajudar a diminuir esses sintomas.

Chá de maracujá: auxílio no combate ao estresse

A rotina estressante de alguns escritórios requer o remédio oposto, algo que nos deixe um pouco mais calmos e tranquilos. O maracujá é reconhecidamente uma fruta que tem essas propriedades. O chá de maracujá, especificamente, tem uma função analgésica e é considerado um calmante natural.

Outra característica importante é que esse chá é considerado diurético, razão pela qual ele é indicado para quem busca um melhor controle do colesterol. Para quem faz dietas de emagrecimento, ele ajuda ainda a manter a sensação de saciedade.

Chá de hibisco: perfeito para o trabalho

O chá de hibisco é considerado um dos mais interessantes para se tomar no ambiente de trabalho. Isso porque ele tem propriedades diuréticas e evita a retenção de líquidos. Quem trabalha sentado por muito tempo chega a se esquecer da necessidade de se levantar com frequência para fazer alongamento e estimular a circulação.

Nesse caso, o chá funciona como uma espécie de alerta, lembrando você várias vezes ao dia que é preciso se levantar. Ele também é perfeito para a digestão, por isso a recomendação é de tomar ao menos uma xícara após o retorno do almoço.

Chá preto: mais energia para o seu dia

Fechando a nossa lista de bons chás para se beber no ambiente de trabalho, nossa sugestão é o chá preto. Ele também entra no seleto grupo de das bebidas que têm cafeína e, por isso, serve como um estimulante, dando energia para o organismo.

Para quem sente cansaço físico ele também pode ser uma boa pedida, pois ajuda a revigorar. O chá preto é um pouco mais amargo do que os demais, de forma que agrada o paladar de quem não gosta de bebidas adocicadas. Por fim, ele é um auxiliar da digestão, portanto tomá-lo logo após o almoço é o momento perfeito.

Chá de camomila: ideal para relaxar

São muitos também os benefícios do chá de camomila. Ele é um dos mais indicados para pessoas que são hiperativas, pois ajuda a acalmar, tendo efeito relaxante. Por essa razão, ele também entra na categoria das bebidas indicadas para quem está passando por situações de estresse.

Além disso, a camomila pode atuar em outros aspectos da saúde. Ela ajuda a aliviar o enjoo, a reduzir as cólicas menstruais e também a controlar problemas de má digestão. Para pessoas com gastrite ou úlceras estomacais, essa é uma bebida mais do que indicada.

Chá de boldo: auxilia na digestão

O chá de boldo é um velho conhecido desde os tempos mais remotos. Uma de suas principais propriedades é a de auxiliar no processo digestivo e, por essa razão, é muito comum ele ser servido em restaurantes.

O boldo é rico em substâncias antioxidantes e auxilia a diminuir a azia e os gases. Para quem está de ressaca, o chá pode auxiliar no bom funcionamento do fígado, diminuindo os enjoos. Ele apenas é contraindicado para gestantes, pois pode causar problemas no desenvolvimento da criança.