05 formas que a inteligência artificial pode potencializar a área de Compras

Em um mundo cada vez mais globalizado, conectado e tecnológico, empresas precisam contar com novos recursos para conseguir sobreviver e ter êxito no mercado. Nesse sentido, a Inteligência Artificial promete ser uma grande transformadora de como pessoas e organizações realizam suas atividades, inclusive na área de compras.

Adotar essa tecnologia pode oferecer diversos benefícios, como otimização de tempo, aumento da produtividade e maior eficiência da empresa, fazendo com que seus resultados se sobressaiam.

Por isso, é preciso estar preparado. Indivíduos e organizações que conseguirem explorar as melhores da Inteligência Artificial poderão ter um lugar de maior destaque no mercado. Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar como essa tecnologia irá potencializar a área de compras.

Compras 4.0 já é uma realidade

Os avanços tecnológicos estão trazendo uma nova revolução industrial para os nossos dias, a chamada: Indústria 4.0. Conceitos como Business Intelligence, Machine Learning, Big Data e Sourcing estão sendo cada vez mais debatidos.  

A cada dia que passa, mais e mais programas e recursos inteligentes estão sendo criados, com o objetivo de fazer o trabalho pesado do setor de compras, como coletar e agrupar dados e informações, analisar números, criar relatórios e informar quando situações específicas acontecem.

Basicamente, através da Inteligência Artificial, indivíduos e organizações terão máquinas e softwares como seus grandes aliados. Vamos descobrir como.

1.    Melhorias no recebimento e envio de mercadorias

Uma cadeia de suprimentos e distribuição possui diversas etapas, com inúmeros fatores podendo influenciar os processos de recebimento e envio de mercadorias e demais insumos. Ao utilizar recursos de Inteligência Artificial, em especial Big Data e análises preditivas, é possível prever como serão feitos esses recebimentos e envios.

Ao ter um maior conhecimento de quais situações adversas podem acontecer, e quais as suas probabilidades, gestores podem antecipar seus movimentos, conseguindo se precaver de possíveis problemas.

2. Melhor gestão de estoque

Gerenciar corretamente o estoque é uma das principais tarefas do departamento de compras. Produtos em excesso podem causar custos adicionais para a empresa. Por outro lado, a falta de materiais e insumos pode atrasar ou até mesmo paralisar todo o processo produtivo da organização.

A Inteligência Artificial já é apontada como uma grande auxiliadora nesse sentido, oferecendo recursos que ajudam a otimizar a gestão de estoques e grandes armazéns. Softwares inteligentes e outros recursos tecnológicos, como aparelhos inteligentes já estão sendo usados para realizar auditorias e controle dos materiais armazenados.

Por que perder tempo no estoque contando na ponta do lápis quantas unidades de um produto a sua empresa possui, se um software pode fazer esse controle e informar quais itens estão com quantidades baixas? Com a IA, o departamento de compras poupa tempo e ganha eficiência.  

3.    Aprimoramento da rede de transportes e entregas

A logística de entregas é uma das áreas mais desafiadoras de uma empresa, especialmente quando feita de forma terceirizada. Pouco adianta fabricar um produto no tempo certo se ele não chegar nas mãos do cliente no prazo combinado. Em alguns casos, atrasos de entregas podem fazer com que o seu negócio perca a credibilidade no mercado.  

A Inteligência Artificial tem sido explorada nesta área para definir uma logística de entregas mais eficiente. A tecnologia oferece uma maior otimização dos percursos que estão sendo utilizados para realizar grandes volumes de entregas, análise de cronogramas, cálculo de probabilidade de atraso e muito mais.

Dessa forma, transportadoras conseguem otimizar muito mais o seu processo de entregas, garantindo que todos os produtos cheguem ao destino dentro do prazo.

4.    Relacionamento com fornecedores

Fornecedores são uma das peças chave de qualquer negócio. Por isso, ter um bom relacionamento e gestão com essas empresas é essencial. A IA tem sido usada para tornar esse processo mais objetivo e eficiente, garantindo que todas as partes ganhem tempo e consigam ser mais produtivas.

Já existem diversos softwares que ajudam no processo de avaliação de fornecedores, destacando diversas informações que são essenciais para isso, como prazo de entregas, qualidade de materiais e muito mais.

Com isso, o setor de compras consegue ter uma visão mais estratégica em relação aos seus fornecedores, sabendo quais estão realizando um bom desempenho e quais devem ser cortados da cadeia de suprimentos.

5.    Manutenção de equipamentos

Por fim, vale destacar que a IA tem sido usada para realizar um melhor acompanhamento da manutenção de equipamentos e softwares. Com o uso dessa tecnologia, é possível monitorar o desgaste de máquinas em tempo real, sabendo de forma muito mais precisa qual o momento certo para realizar uma manutenção.

Com isso, a organização como um todo se beneficia em poupar com custos de manutenções desnecessárias, ou com eventuais problemas causados pela falta de manutenção, fazendo em alguns casos que compras emergências tenham que ser feitas, ou então que uma parte do processo produtivo seja paralisado.