Está construindo? Saiba como preparar a obra para receber automação residencial

O mercado de automação residencial já é uma tendência estabelecida no Brasil, atraindo cada vez mais consumidores no país. Segundo estimativas do IDC, este setor cresceu mais de 20% em 2021, e deve crescer ainda mais nos anos seguintes.

Dados apontam que haverá um investimento de US$ 3,1 bilhões neste setor em 2025. A nível de comparação, foram investidos pouco mais de US$ 1 bilhão em 2020. Apesar de ainda ser baixo o número de casas que possuem infraestrutura e já adotam dispositivos smart no país, a tendência é que esse número aumente cada vez mais.

Por isso, caso você esteja pensando em construir ou está construindo uma nova casa, é importante se atentar ao fato dela ser capaz de explorar o máximo que este novo mundo tem a oferecer.

A boa notícia é que viver em uma casa inteligente pode custar bem menos do que você imagina. Neste artigo, vamos te mostrar como você pode preparar sua obra para receber uma automação residencial.

O que é automação residencial?

O conceito de automação residencial não é tão novo como grande parte das pessoas pensam, e consiste basicamente no fato de aparelhos domésticos e demais dispositivos inseridos em uma casa serem capazes de realizar suas tarefas sem interferência humana.

No entanto, esse segmento ganhou mais destaque e projeção graças à Internet das Coisas (IoT), se tornando um verdadeiro mercado com milhões de consumidores ao redor do mundo.

Graças a essa tecnologia, é possível que os aparelhos da sua casa possam ser conectados à sua rede de internet, obedecendo comandos (via aplicativo ou comandos de voz) e funcionando de forma conjunta. Para ajudar a entender, vamos dar alguns exemplos.

Investir em automação residencial vale a pena?

À primeira vista, investir em automação residencial parece ser algo extremamente caro e que não oferece tantas vantagens assim. No entanto, há diversos benefícios em contar com uma casa smart, como maior conforto, praticidade, economia de tempo, redução na conta de luz e até mesmo maior segurança para você e os demais moradores do local.

Além disso, a automação residencial irá valorizar o seu imóvel. Como destacado anteriormente, a procura por casas inteligentes só tende a aumentar, e por construir uma infraestrutura para isso, seu imóvel pode atrair mais compradores, caso você deseje vendê-la no futuro.

Por fim, vale destacar que já é possível encontrar diversos dispositivos inteligentes por preços acessíveis.

Como preparar a casa

Ficou interessado em planejar uma casa automatizada? O primeiro passo é criar uma infraestrutura que seja capaz de abrigar uma boa conexão de internet. Pelo fato dos dispositivos inteligentes precisarem ser conectados à rede local, todos os cômodos da sua casa precisam ter acesso ao Wi-Fi.

A linha Izy, da marca Intelbras, possui diversos itens para trazer mais conforto e praticidade para a sua rotina. Na linha de segurança, além das câmeras e do vídeoporteiro, você pode tornar mais prático e seguro o ato de acessar a sua residência. Com a instalação da fechadura smart IFR 7000, você permite a abertura remota da porta da casa. Além disso, é possível cadastrar até 100 biometrias, 100 tags e 9 senhas, além de acompanhar 2 chaves físicas.

A iluminação da sua residência também pode ser mais prática e inteligente. Através da instalação simples dos itens dessa linha, é possível programar rotinas de iluminação, como ajustar as lâmpadas para acender ao entardecer ou programá-las para apagar após determinado horário, por exemplo.

Ao realizar a instalação elétrica do seu lar, não deixe de conferir as opções da linha de energia. Através dos interruptores, você pode controlar todos os ambientes da sua casa de forma remota, como ligar e desligar luzes, além de acionar eletrodomésticos, como cortinas elétricas, ar condicionado e outros aparelhos.

Deixar a sua casa inteligente é mais simples do que parece. Com a linha lar e entretenimento, sua rotina ficará ainda mais leve e divertida. Controle tudo por voz com o Smart Speaker Izy Speaker, através da assistente virtual Alexa. Você pode escutar as suas músicas favoritas, aprender a fazer receitas incríveis, configurar alarmes, descobrir curiosidades e até mesmo jogar jogos exclusivos!

Ao contrário do que você pode pensar, não é necessário que todos os aparelhos eletroeletrônicos da sua casa funcionem através do Wi-Fi. Se os seus aparelhos não possuem essa tecnologia, conte o Izy Connect: um smart controle universal infravermelho. Com esse item, através do aplicativo, você pode controlar diretamente do seu smartphone qualquer aparelho que utilize controle infravermelho, como TV, aparelhos de som e muito mais! Bacana, né?

Curta uma vida mais easy: confira a linha completa Izy Casa Inteligente em nosso site e automatize agora mesmo a sua residência!

Links: Newvoice., Abreme, B2Home, AECweb, Comunidade Casa Inteligente