Poucas coisas são tão irritantes quanto problemas de conexão com a internet. As quedas de sinal, que podem ser ocasionadas por diversos fatores, podem comprometer a produtividade no escritório e deixar os funcionários estressados.
Felizmente, muitos desses problemas podem ser resolvidos se você souber identificar a origem deles. Nesse artigo, listamos alguns dos problemas mais comuns que tornam a sua conexão com a internet lenta ou estável. Se o seu se enquadra em alguma dessas categorias é possível por um fim às dores de cabeça hoje mesmo.
1. Roteador mal posicionado
Esse é um dos problemas mais recorrentes em escritórios: alguns usuários reclamam que a conexão está lenta enquanto outros não veem nenhum problema aparente. A causa da baixa velocidade pode ser a distância em relação ao roteador e os obstáculos que há no caminho.
A solução mais simples é se aproximar do roteador. Faça um teste tentando navegar mais próximo dele – se resolver, é sinal que esse é o problema. Uma boa dica é posicionar o roteador em um ponto mais alto e central no cômodo. Procure evitar deixá-lo nos cantos ou no nível do chão.
2. Banda larga insuficiente
O pacote de dados que a sua empresa contratou junto à operadora indica a velocidade de internet disponível para todas as suas conexões. O que muita gente não se dá conta é que essa quantidade é dividida entre todos os dispositivos conectados na rede.
Assim, se vinte pessoas estiverem usando simultaneamente o PC para assistir a vídeos, por exemplo, é possível que isso pese na conexão, a ponto de travar a exibição para algumas pessoas. Se o uso intenso simultâneo for contínuo, considere contratar um plano de dados maior.
3. Elimine pontos de interferência
A propagação do sinal Wi-Fi pode ser prejudicada se algumas interferências surgirem no meio do caminho. É o caso de espelhos e superfícies reflexivas – como vidro ou telas LCD. Ambientes com aquários também são propícios a apresentarem problemas de sinal.
Em qualquer um desses casos, procure observar quais são as obstruções em relação à sua mesa e o roteador. Se qualquer um desses elementos estiver entre eles, há grandes chances de distorção do sinal, que chegará com menor intensidade aos seus dispositivos.
4. Atualize o seu roteador
Um bom roteador é capaz de durar mais de uma década sem apresentar problemas. Porém, em se tratando de tecnologia, uma década é tempo demais e muitos softwares novos surgem nesse intervalo de tempo. Portanto, isso significa que aquele seu roteador antigo pode estar defasado de alguma forma.
Se existirem certas tecnologias e frequências comuns aos novos modelos, mas que o seu roteador não tem compatibilidade, considere então adquirir um novo modelo. O ideal é não demorar mais do que cinco anos para atualizar o roteador e, quando for comprar um, opte por modelos lançados a menos tempo.
5. Sem sinal de internet
De tempos em tempos mesmo os melhores roteadores podem falhar de alguma forma. Se isso acontecer, como consequência você não conseguirá acessar a internet e nesses casos nem sempre a culpa será da operadora.
Como medida preventiva, desligue o roteador e aguarde uns dois minutos antes de ligá-lo novamente. Esse pode ser o tempo necessário para que ele possa reestabelecer o sinal e voltar a funcionar normalmente. Se o problema persistir, só aí entre em contato com a sua operadora.
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Fonte(s): PC World, CanalTech e Melhor Atendimento