Dicas para aumentar o alcance do sinal Wi-Fi

A internet se tornou uma ferramenta essencial no nosso dia a dia, seja para o entretenimento, comunicação com outras pessoas e até mesmo para o trabalho. Além de computadores, podemos utilizá-la em nossas TVs, celulares e até assistentes virtuais, conectando a rede a produtos inteligentes. Nesse sentido, contar com uma boa rede Wi-Fi é crucial.

Apesar de existirem atualmente ótimos modelos de roteador no mercado, ainda há alguns problemas que podem ocorrer em uma conexão sem fio. Um deles é o alcance. Se você possui uma casa ou local de trabalho muito grande, já deve ter passado pela experiência de estar em alguns cômodos que não conseguem ter acesso à sua internet.

Pensando nisso, criamos este artigo para você! Vamos te dar dicas de como aumentar o alcance do Wi-Fi, além de sugestões para deixar a sua rede muito mais segura contra possíveis invasores.

Mantenha o roteador em um local estratégico

O roteador é o aparelho que proporciona a conectividade entre os aparelhos e a sua internet. Esses aparelhos possuem uma boa área de cobertura. Porém, obstáculos como paredes, portas e móveis podem interromper e prejudicar o seu sinal. Dessa forma, o local onde ele é instalado influencia profundamente o alcance da rede.

Cômodos maiores e mais amplos, como uma sala de estar, podem proporcionar um sinal melhor do que o closet do seu quarto, por exemplo. Além disso, caso a sua residência seja muito grande, instale o roteador num lugar mais ao centro do imóvel, garantindo que a maior parte possível dele tenha acesso a internet.

Instale um repetidor de sinal

Se a sua residência possui muitos cômodos, paredes e andares, talvez o roteador não seja capaz de cobrir todo o espaço, mesmo quando instalado em um lugar estratégico. Nesse caso, você pode comprar repetidores de sinal, também conhecidos como amplificadores.

Esses aparelhos recebem o sinal gerado pelo roteador e o amplifica, aumentando dessa forma o alcance da sua rede. Verifique quais cômodos estão sem acesso a sua internet e instale um repetidor perto deste lugar. Em muitos casos, apenas um repetidor já será o suficiente para solucionar os seus problemas de alcance.

Troque o canal de conexão

É muito provável que os seus vizinhos também possuam Wi-Fi e roteadores. Em alguns casos, diversas redes próximas podem causar interferências umas nas outras, prejudicando a qualidade e o alcance da rede. Uma alternativa é escolher um canal diferente para a sua conexão.

Proteja o sinal da sua rede

A maioria das pessoas não alteram a senha padrão quando a internet é instalada em suas residências. Não cometa esse erro! É possível que algum vizinho ou pessoa próxima descubra essa senha e passe a utilizar a sua rede, deixando-a mais lenta e congestionada.

Troque a sua senha com frequência, e utilize uma sequência complexa de números e letras, para dificultar que pessoas indesejadas a descubram.

Cuidados com alguns aplicativos

Alguns aplicativos e plataformas, como jogos online e streamings, acabam consumindo boa parte da internet, fazendo com que o sinal Wi-Fi fique mais fraco e lento em outros dispositivos. Dessa forma, talvez seja mais sábio garantir que demais dispositivos estejam desligados ou desconectados antes de iniciar a próxima reunião por videoconferência ou fazer o download de um arquivo ou software mais pesado.

Reinicie e desligue o roteador com frequência

Já virou um procedimento padrão de algumas operadoras de internet pedir para os clientes reiniciar o roteador Wi-Fi quando a conexão fica fora do ar. Isso ocorre porque muitas vezes o aparelho acaba superaquecido, causando a paralisação da rede.

Por isso, reinicie ou deixe o seu roteador desligado por alguns momentos, especialmente quando você não estiver em casa ou não precisar acessar a internet. Com isso, quando o roteador for ligado novamente, a transmissão Wi-Fi pode estar melhor e mais rápida.

Reinstale um firmware

O firmware é um sistema operacional do roteador que controla as suas funcionalidades. Apesar de ser um pouco complexo de ser instalado e utilizado, ele pode melhorar bastante a conexão do Wi-Fi da sua casa, pois melhora a potência da transmissão do aparelho.

Atualize os aparelhos

Atualize os aparelhos que você mais utiliza na internet, como seu smartphone, computador e smart TV. As atualizações podem corrigir bugs e falhas dos sistemas que podem estar prejudicando o acesso à internet, além de deixar a conexão mais segura. Também atualize os dispositivos que oferecem rede sem fio, como o seu roteador e repetidor de sinal.

Gostou dessas dicas? Então basta utilizá-las e desfrutar de um alcance maior da sua rede Wi-Fi. Você pode também visualizar as demais informações e truques do nosso blog. Aqui e em nosso site você encontra diversos conteúdos legais e excelentes produtos que podem otimizar o seu dia a dia.