Saiba como instalar um repetidor sinal Wifi

Espaços com muitos obstáculos, mau posicionamento do roteador ou proximidade com objetos como telas LCD, estruturas metálicas e paredes muito espessas, por exemplo, e vários outros fatores podem interferir e prejudicar o sinal de Wi-Fi. É por isso que repetidores wireless são uma excelente alternativa para quem tem esse tipo de barreira em casa ou no trabalho. 

Repetidores de sinal são uma boa opção para quem precisa melhorar o alcance do sinal Wi-Fi. Sua instalação é simples, rápida e você já consegue melhorar o sinal de maneira instantânea. É claro que tem alguns passos que te ajudarão a fazer isso de uma forma mais eficiente, veja quais são:

Entenda qual é a sua necessidade com o ampliador de sinal

Entenda que o repetidor wireless não só amplia o alcance do seu sinal, mas funciona como um Wi-Fi auxiliar. Por isso vale a pena entender qual é sua necessidade com esse aparelho, que pode funcionar como uma rede de visitantes ou sinal para um ambiente ou dispositivo em particular, por exemplo. 

Sabendo seu objetivo primário, você será capaz de entender os recursos que o aparelho oferece antes de comprá-lo, visto que determinados modelos permitem configurações mais avançadas que outros e, consequentemente, diferentes tipos de uso.

Coloque o roteador e os repetidores de Wi-Fi em locais altos 

Você já entendeu que determinados objetos podem prejudicar o alcance do sinal da sua rede e, dependendo da disposição desses objetos, a instalação dos repetidores pode não solucionar seu problema. 

O "pulo do gato" aqui é colocar esses aparelhos, tanto o roteador quanto os repetidores, em tomadas e locais altos, para que as barreiras sejam reduzidas e o sinal viaje de forma mais fluida.

Cuidado com a distância entre o repetidor e o roteador

O repetidor de sinal Wi-Fi não deve ser instalado perto demais do roteador para não cumprir a função de ampliar a rede, e nem longe demais para não detectar o sinal principal com facilidade e apresentar instabilidade na distribuição das ondas de internet. 

A distância comum entre o roteador e o repetidor pode variar de acordo com o plano de internet contratado, a potência do roteador e a qualidade do repetidor. 

Por isso, antes de bater o martelo sobre o local que o repetidor de Wi-Fi será instalado, analise cuidadosamente o ambiente.  

Para te ajudar a entender melhor a velocidade e o sinal da sua internet, existem alguns sites e apps que podem te ajudar, veja aqui.

Sabe aquela telinha preta que te permite acessar ou modificar certos arquivos? Não se intimide, ela pode ser sua aliada

Se o repetidor de sinal estiver ligado e o seu computador continuar sem identificá-lo, entre no Prompt de Comando, no Windows, ou no Terminal, no Mac, digite “ipconfig” e copie no bloco de notas o último IP que aparecer. 

Com esse endereço copiado, cole no navegador e faça uma pesquisa. Automaticamente o sistema da empresa fabricante do aparelho abrirá e você poderá configurar a partir desse site.

Para abrir o Prompt, vá em Iniciar ou clique no botão Windows no teclado e digite "Prompt". Já no Mac, clique na lupa, no canto superior direito ou use o atalho de busca (command + espaço) e digite "Terminal", para conseguir cumprir esse passo. 

Dica de ouro: o manual de instruções para instalação não é enfeite

É sério, leia o manual atentamente e siga suas instruções. Cada aparelho tem uma necessidade diferente e que pode ajudar a melhorar sua performance. 

Todos os detalhes das dicas que você leu aqui estarão no manual, então siga todas as instruções à risca e garanta a efetividade do aparelho. Além disso, alguns modelos de repetidores podem vir com a configuração de rede e senha padrão de fábrica, apenas para uma primeira conexão. 

Esta informação é muito importante e, se não puder ser encontrada no próprio repetidor, estará em seu manual de instruções.

Cada aparelho tem um tipo de configuração, então tenha paciência, leia as instruções do manual e siga nossas dicas, assim seu repetidor de Wi-Fi será instalado facilmente e com sucesso. Aproveite!