TikTok: o que é e como usar essa rede social para negócios?

Muito sucesso e muitas polêmicas. Assim pode ser definida a trajetória do aplicativo TikTok, uma rede social chinesa que está em alta nos Estados Unidos e também no Brasil. 

Voltada para a produção de vídeos em formatos similares aos do Instagram, ela também pode ser uma oportunidade para as empresas divulgarem seus produtos. Desde 2019 o app conta com uma representação local no Brasil e já oferece ferramentas de publicidade e gerenciamento de conteúdo para que as empresas possam tirar proveito dele.

As polêmicas do TikTok

Avaliado em mais de US$ 20 bilhões, o TikTok está no centro de uma grande polêmica nos Estados Unidos. O governo norte-americano acusa o app de espionagem internacional, por roubar dados dos usuários. Por conta disso, o presidente Donald Trump afirmou que pretende bloquear o funcionamento do serviço no país em breve.

A ByteDance, empresa responsável pelo aplicativo, nega esse tipo de prática e, inclusive, colocou o código do app à disposição das autoridades para investigação. Enquanto isso, grandes empresas como Facebook, Microsoft e Apple tentam comprar o app para “americanizá-lo”, o que garantia o “perdão” por parte do governo. 

Os números mostram um sucesso avassalador até aqui. Dados divulgados pela empresa em janeiro de 2020 apontam um crescimento de 300% em relação ao trimestre anterior. A receita esperada para este ano é de US$ 500 milhões apenas nos Estados Unidos. Alguns influenciadores chegam a cobrar US$ 10 mil por vídeo publicado, valor que as marcas têm indicado que vale a pena.

Como essa polêmica vai acabar? Não sabemos. O fato é que o aplicativo tem incomodado os grandes nomes no mercado. O Facebook, por intermédio do Instagram, deve lançar uma ofensiva contra o TikTok com o recurso Reels. A ideia é simular a mesma experiência do app chinês, mas aproveitando a ampla base de dados do Instagram.

TikTok for Business: o que você precisa saber

Polêmicas à parte, o fato é que o aplicativo vem crescendo no Brasil e pode ser uma ótima oportunidade para as empresas estarem presentes nesta plataforma. São diversas soluções de marketing possíveis, além da produção de conteúdo propriamente dita. Conheça algumas delas:

  • Brand Takeovers: anúncios de 3 a 5 segundos no formato de vídeo ou com imagens.
  • In-feed Videos: vídeos de até 60 segundos veiculados no feed.
  • Hashtag Challenges: uma forma de as marcas promoverem desafios junto aos usuários para criação de conteúdos vinculados a uma hashtag patrocinada.
  • Branded Effects: efeitos especiais em 2D, 3D ou realidade aumentada e que podem ser adicionados aos vídeos.

Além dos formatos oficiais, há também as modalidades tradicionais de publicidade paga realizadas pelos influenciadores. No Brasil, os principais nomes são Alice Oliveira, que publica vídeos de comédia, com 2,9 milhões de seguidores; Bruno Carvente, que publica efeitos especiais, com 2,2 milhões de seguidores; e Letícia Gomes, que publica sobre Beleza e Maquiagem, com 710 mil seguidores.

Por que apostar em uma nova rede social?

Assim como sua empresa utiliza ferramentas como o Facebook, o Instagram e o Twitter para dialogar com consumidores e promover conteúdo, o TikTok é mais um canal promissor por meio do qual você pode atingir o público-alvo. 

Em número de usuários a plataforma ainda é significativamente menor do que os concorrentes, mas relatórios produzidos nos Estados Unidos apontam que o nível de engajamento é alto, especialmente junto ao público mais jovem. Como acontece em toda nova plataforma, testar e verificar qual é a melhor forma de interagir com o público neste canal é fundamental.