Os 6 melhores apps para comunicação na empresa em 2018

Comunicação é fundamental. Em uma empresa, então, mais ainda. Porém, a escolha da ferramenta ideal é igualmente importante. Isso faz com que você e todos os seus colaboradores estejam no mesmo nível em termos de possibilidades. Quanto mais rápido for a possibilidade de repassar as informações, melhor.

Porém, entre as inúmeras opções existentes na atualidade você pode se perguntar: qual delas escolher? Nesse artigo, listamos os 6 melhores apps de comunicação para você usar na empresa em 2018. Vale lembrar que cada um tem as suas particularidades, seus pontos positivos e negativos. Assim, vale analisar todos e descobrir qual deles se adapta melhor à sua companhia.

1. Slack

O Slack é hoje uma das ferramentas corporativas que mais vêm ganhando espaço no mercado. Isso se deve ao fato de o serviço ser muito completo, rápido e gratuito no núcleo principal das suas funções. Empresas maiores podem adquirir planos empresariais que, além de mais recursos, oferecem também mais espaço para armazenamento de conteúdo.

Seu sucesso é tão grande que mesmo empresas consolidadas, como a Microsoft, se sentiram ameaçadas com a presença do mensageiro. Diversos sites internacionais de tecnologia apontam o Slack como o aplicativo mais completo da atualidade. Vale a pena dar uma oportunidade para ele.

2. Microsoft Teams

O Microsoft Teams é a resposta da empresa ao Slack. Basicamente, o que ele oferece são os recursos do Skype for Business para uma plataforma mais robusta e completa. A tendência, inclusive, é que em breve o Skype for Business seja substituído por completo pela nova plataforma, mas enquanto isso não acontece os consumidores ficam com as duas opções.

Os espaços do Microsoft Teams podem ser personalizados, visando incluir apps dos mais variados tipos de serviços. Ferramentas de plataformas como Trello, Visual Studio, GitHub, Asana, Zendesk, Hootsuite e Meekan estão entre as mais conhecidas e com compatibilidade praticamente ilimitada.

3. Skype for Business

O Skype também é um grande conhecido do público, pois se tornou o substituto natural do saudoso MSN Messenger. Porém, o que poucos sabem, é que ele conta com uma versão turbinada para o mundo dos negócios. Trata-se do Skype for Business, cuja utilização é paga e custa cerca de R$ 8,80/mês por usuário adicionado à base.

Pessoas utilizando o aplicativo Skype For Bussiness

Outro ponto positivo dessa ferramenta é a completa integração com o pacote Office. Você pode ver o status dos seus contatos online, agendar reuniões diretamente no Outlook ou até mesmo conversar com seus colegas via aplicativos como Word ou Power Point. As conversas são protegidas por um sistema de criptografia, o que garante mais segurança. As reuniões via Skype podem contar com até 250 pessoas simultaneamente.

4. Workplace by Facebook

O mercado de serviços voltados para o mundo empresarial é um dos mais lucrativos para as principais companhias se software. Sendo assim, uma empresa do porte do Facebook não ia perder a oportunidade de ficar de fora dessa. No início deste ano foi criado o Workplace, um serviço similar aos demais, mas com o know how do Facebook de gerenciamento.

O grande destaque aqui é a interface amigável, muito similar àquela que as pessoas já estão acostumadas na rede social. A empresa destaca ainda a segurança de dados, indicando as proteções SOC 2, SOC 3 e o cumprimento às práticas de privacidade de dados recomendadas pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

5. Stride

O Stride é a evolução do antigo HipChat. Trata-se de um dos primeiros serviços que foi desenvolvido visando se tornar um mensageiro para uso exclusivo empresarial. Infelizmente, enquanto se chamava HipChat, a Altassian, empresa criadora do software, não conseguiu acompanhar o ritmo evolutivo e ele acabou ficando um pouco para trás.

Com o Stride a ideia foi fazer uma mudança radical e colocar de volta o aplicativo entre os mais interessantes disponíveis na atualidade. Ele é muito popular nos Estados Unidos, onde há um grande número de corporações desfrutando dos seus serviços. Chats, videoconferências e bots estão entre os recursos oferecidos.

6. WhatsApp

O WhatsApp é hoje o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado do mundo. Propriedade do Facebook, seu principal diferencial – além do fato de ele ser completamente gratuito – é o fato de que praticamente todo mundo tem. Qualquer um que tenha celular muito provavelmente já deve ter o app instalado.

Entretanto, a sua empresa pode desfrutar dos benefícios dessa ferramenta, principalmente por meio dos grupos. O serviço pode ser utilizado também no computador, no modo web, o que torna tudo mais fácil. Tome cuidado apenas para que os seus colaboradores não misturem as coisas e percam muito tempo com conversas pessoais.