Como mandar bem nas reuniões de trabalho por videoconferência

Cuidado com a qualidade das chamadas

Sua internet atende bem às suas necessidades ou pode ser melhor? O sinal é consistente na casa toda ou é necessário um repetidor de sinal wireless para melhorar a conexão?

A velocidade da internet interfere diretamente na qualidade de vídeo que você recebe e transmite. Imagens congeladas, áudio travando ou a falha na transmissão da call são consequências do sinal ruim, tanto seu quanto de quem está falando com você. 

Então se programe para contratar um bom pacote de internet e se assegure de que o sinal chegará forte na casa toda. O pulo do gato aqui pode ser o uso de um bom repetidor de sinal, como sugerido anteriormente, veja qual é o modelo ideal para você e evite falhas na rede quando mudar de cômodo. 

Atente-se ao ambiente e à câmera

Se você mora com mais pessoas, evite ficar em um lugar de grande circulação da casa. A movimentação ao fundo de sua imagem, pode tirar o foco da conversa e situações inconvenientes podem acontecer. 

Mas pense uma coisa, de nada adianta estar em um ambiente adequado, se sua câmera tem baixa resolução, não é mesmo? Se esse for o caso, você vê as outras pessoas com nitidez, enquanto elas recebem a sua imagem levemente embaçada ou pixelizada. Então, mesmo se seu computador tiver câmera embutida, obtenha uma webcam para te ajudar nessa missão. 

Pense também no posicionamento da câmera, para, mais uma vez, evitar distrações. Evite posicioná-la de baixo para cima ou de forma lateral ao seu rosto. 

A câmera posicionada de frente para você, preferencialmente na altura de seus olhos, permite com que você veja sua tela, as pessoas que estão na chamada e te coloca em um ângulo ideal para conversas, fazendo com que o diálogo pareça mais próximo ou real, afinal, valorizamos o olho no olho, não é mesmo?

Oi, está me ouvindo bem? 

Quem nunca ouviu ou disse essa frase, que atire a primeira pedra! Então vamos ao ponto: tenha um microfone de qualidade. Ambiente perfeito, iluminação nos conformes, câmera com boa resolução, internet super rápida… Tudo isso não vai valer de nada, se você não tem uma boa captação de áudio. Então, não deixe de investir nesse item!

A dica 2 em 1 aqui são os headsets bluetooth. Além de serem acessórios sem fio, os headsets permitem que você obtenha uma excelente qualidade de áudio, além de captar super bem o que você diz. Alguns modelos contam com a função de cancelamento de ruídos, uma tecnologia que ameniza os barulhos externos, permitindo com que você foque nas suas reuniões ou atividades com mais atenção. 

Como está seu notebook?

Uma máquina com processamento lento, também compromete a qualidade das chamadas. Por isso, verifique qual é o estado do seu computador, use um antivírus adequado e, claro, original, para fazer uma limpeza recorrente, e observe as configurações dele, às vezes será necessário fazer um upgrade de armazenamento

Para escolher um novo computador, algumas coisas precisam ser priorizadas, de maneira geral e de acordo com suas necessidades diárias. Memória RAM, processador, peso, tamanho de tela… enfim, veja mais dicas aqui para te ajudar a escolher o melhor notebook para trabalhar.

Tenha tudo à mão 

É natural sentir sede ou querer tomar um bom cafézinho durante uma call, certo? Então certifique-se que tudo o que necessita, inclusive blocos de notas ou demais materiais, estejam ao seu alcance, para que não seja necessário se ausentar da chamada, levar seus colegas em um tour por sua casa enquanto você vai até a cozinha pegar seu café, ou pedir para alguém pegar algo para você. Tudo isso é distração e pode interferir na produtividade da reunião. 

Podemos - e devemos - ser flexíveis durante esse processo de videochamadas. É compreensível que imprevistos aconteçam, mas devemos fazer o que for possível para evitá-los. Prepare-se, organize-se e bom trabalho!