Cuidados com o ar-condicionado durante o verão

Em muitas cidades brasileiras, verão e ar-condicionado são sinônimos. Não há como trabalhar com tranquilidade sem que ele esteja ligado. Porém, para que a qualidade do ar seja satisfatória, é preciso ter alguns cuidados com o ar-condicionado.

Se o equipamento está sob a responsabilidade da empresa ou da administração do condomínio, não importa. Há regras de manutenção a serem seguidas, o que inclui a troca periódica de filtros e a limpeza constante. Neste artigo, indicaremos quais são os cuidados que você deve ter com o seu ar-condicionado para não acabar sofrendo com problemas respiratórios.

Atenção à limpeza dos filtros

O primeiro item de higiene a ser observado é a limpeza dos filtros. Aparelhos de ar-condicionado com filtros sujos não só são menos eficientes como também podem levar poeira, ácaros e micro-organismos para as vias respiratórias dos trabalhadores – o que resulta em problemas de saúde capazes de provocar até mesmo afastamento do trabalho.

Siga as indicações do fabricante do filtro para ar-condicionado. Em geral, é recomendada a limpeza a cada 15 ou 20 dias e a substituição pelo menos uma vez por temporada. Os modelos mais novos têm unidades separadas para os filtros, de maneira que é mais fácil destacá-las e limpá-las em poucos minutos.

Limpe também a parte externa do aparelho

Não são apenas os filtros que devem ser limpos regularmente. O caminho por onde o ar percorre dentro do aparelho também deve estar limpo. Detritos e poeira costumam se acumular mais no ar-condicionado durante o inverno e por mais que os filtros estejam limpos, saídas de ar sujas ajudam a espalhar esses agentes alérgenos no ambiente. 

Tenha em mente ainda que um ar-condicionado limpo e sem obstruções consome menos energia. Portanto, quando for limpar os filtros, certifique-se também de passar um pano úmido nas saídas de ar para que nenhum resíduo fique acumulado.

Mantenha o aparelho na temperatura ideal

Nem muito quente e nem muito frio. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a temperatura ideal do ar-condicionado é entre 23 e 26 graus no verão e entre 20 e 23 no inverno. Porém, a percepção de temperatura ideal varia de pessoa para pessoa e de acordo com tipo de roupa que está sendo utilizada.

Vale lembrar que tanto temperaturas muito baixas quanto muito altas são prejudiciais à saúde. A prática de ligar o ar-condicionado em uma temperatura muito fria para que o ambiente fique gelado mais rápido não funciona. O ar-condicionado é feito para amenizar a temperatura interna em relação ao ambiente externo. Sair dos 35 graus e entrar em uma sala com 17 graus é prejudicial à saúde.

Desligue o ar-condicionado durante à noite

Diferentemente do que acontece durante o dia, o ar da noite é mais fresco e agradável e, por essa razão, vale mais a pena desligar o ar-condicionado e abrir uma janela para aproveitar a ventilação natural. É melhor recorrer a repelentes de insetos para mantê-los afastados do que viver 24 horas sob o ar-condicionado.

Outra recomendação é a de desligar o ar-condicionado na hora que você for dormir. Isso vale também para as empresas: o aparelho deve ser desligado no final do expediente. Se em casa o ar-condicionado desligado proporciona um sono mais tranquilo, no escritório ele impactará diretamente na redução da conta de energia e no prolongamento da vida útil do produto.

Recorra também aos umidificadores de ar

Os aparelhos de ar-condicionado tem como efeito colateral o fato de deixarem o ar mais seco. Isso pode ser um problema para quem tem problemas respiratórios, como rinite. A solução é ter como complemento um umidificador de ar. Os umidificadores de ar são portáteis e acessíveis e ajudam a manter o ambiente mais agradável.

Quem tem problemas respiratórios ou não se sente bem em ambientes abafados ou com baixa umidade deve ter sempre por perto um soro fisiológico a 0,9%. Ele é indicado para nebulizações, reduzindo o impacto que locais com baixa umidade têm sobre o organismo.