Como manter o conforto térmico no escritório durante verão?

Quem mora em cidades nas quais o verão é mais intenso sabe o quanto é difícil trabalhar em escritórios em dias de alta temperatura. Manter o conforto térmico do escritório é sempre um desafio e as condições variam de ambiente para ambiente.

Manter o escritório com uma temperatura confortável evita que a produtividade seja comprometida. Locais abafados frequentemente deixam as pessoas mais cansadas e mais lentas. Porém, em linhas gerais, existem algumas dicas e truques que podem tornar o local de trabalho mais agradável mesmo que lá fora a temperatura passe dos 30 graus. Vamos conhecer algumas delas.

O ventilador é o seu melhor amigo

Embora praticamente todo mundo tenha um ventilador no escritório, nem todos sabem como direcionar corretamente o vento. Por exemplo, por mais gostoso que possa ser receber um ventinho diretamente na cabeça, nunca direcione o aparelho diretamente para essa parte do seu corpo.

Receber um vento gelado na testa suada pode causar dores de cabeça e desconforto. Além disso, a exposição prolongada ao vento pode ressecar as mucosas, tornando-o mais propenso a ficar resfriado. Portanto, opte por direcionar o ventilador à parte superior do corpo com um todo e mantenha uma certa distância dele.

Mantenha o ambiente arejado

Mesmo que a sua empresa tenha ar-condicionado, o ambiente deve ser arejado pelo menos duas vezes ao dia para que seja possível renovar o ar. O ideal é abrir as janelas pela manhã e mantê-las fechadas ao meio-dia. Isso fará com que entre um ar mais fresco no início do dia e que o ar mais quente fique de fora.

Repita o procedimento depois do horário de sol mais forte, por volta das 16 horas. Mantenha as janelas abertas pelo menos duas horas por dia. Ambientes abafados são propícios para deixar as pessoas desconfortáveis e até mesmo doentes. Portanto, deixe o ar natural entrar todos os dias.

Mantenha o ar-condicionado em temperatura amena

A disputa pelo controle da temperatura do ar-condicionado é sempre um motivo de debates acalorados nos escritórios. De um lado há um grupo que prefere temperaturas mais baixas; de outro, aqueles que sentem frio e querem temperaturas mais altas.

Nesse caso, o ideal é seguir aquilo que determina a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O ideal é que a temperatura fique entre 20 e 23 graus, com umidade relativa de pelo menos 40%. Proporcionar um ambiente com essas condições térmicas é, inclusive, uma obrigação legal prevista nos artigos 176, 177 e 178 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Beba muita água

Nos dias mais quentes é recomendável tomar mais água do que a média. Um purificador de água ou um bebedouro são itens que não podem faltar no seu escritório. Em dias com temperatura amena, recomenda-se a ingestão de pelo menos 1,5 litro de água ao longo do dia.

Quando as temperaturas sobem, não há problema algum em tomar pelo menos dois litros de água. Você pode variar um pouco o paladar incluindo na lista os chás gelados e os sucos. Os líquidos ajudarão seu corpo a repor os minerais perdidos com o suor.

Resfrie partes do corpo

Mesmo com as dicas acima, pode ser que em alguns momentos do dia você sinta mais calor do que o normal. Uma simples saída para almoçar, por exemplo, pode fazer com que você retorne suado e se sinta desconfortável para trabalhar. Nem todos os escritórios têm locais para que os funcionários tomem banho, mas dá para se virar bem com uma pia.

A dica é: molhe os antebraços, o rosto e o pescoço, de preferência com a água gelada da pia. Uma pequena toalha molhada colocada sobre o pescoço também faz muita diferença no equilíbrio térmico do corpo. Faça o teste e você verá que o retorno à sua mesa de trabalho será muito mais confortável depois disso.

Coloque plantas no escritório

Além de modificarem o visual do ambiente, plantas no escritório também são uma forma de amenizar a sensação de calor. Opte por plantas naturais capazes de sobreviver em ambientes fechados e com pouca iluminação, como é o caso da sansevieria, da aglaonema e da epipremnum aureum.

Estudos comprovam que ambientes com plantas melhoram a qualidade do ar, estimulam a criatividade e tornam as pessoas menos estressadas e mais produtivas. A dica é colocar as plantas próximas à janela, pois elas ajudam a filtrar a poluição do ar.

Tags: verão