Pilhas: tudo que você precisa saber para escolher as melhores para os seus eletrônicos

As pilhas estão presentes em nosso dia a dia e dão energia a diversos aparelhos, brinquedos, acessórios e eletroeletrônicos. Mas não é todo mundo que sabe escolher a pilha certa para cada tipo de uso. 

Neste artigo, vamos te ajudar a diferenciar as pilhas e entender quais são os modelos corretos para cada produto. Vamos lá? 

Quais são os tipos de pilhas?

As pilhas mais conhecidas no mercado são: comuns (zinco), alcalinas e recarregáveis. 

Pilhas comuns: esse modelo também é conhecido por pilha seca ou de Leclanché. Elas são mais indicadas para aparelhos eletrônicos que demandam baixo uso de energia, como relógios de parede, controle remoto, rádio portátil e alguns tipos de brinquedos. 

Dos modelos descartáveis, essa é a mais usada e também a mais barata. Porém, são muito mais poluentes se comparadas aos demais modelos e requerem atenção em seu descarte

Pilhas alcalinas: a principal diferença da pilha alcalina para a comum é que ela dura muito mais e é indicada para lanternas e câmeras, por exemplo. As alcalinas têm em média 50% a 100% mais energia que as demais. 

Esse modelo de pilha tem um valor mais elevado, pois, para que dure mais, é usado em sua composição o Hidróxido de Potássio. Como esse elemento químico tem menor disponibilidade, seu valor é mais alto e, consequentemente, o preço da pilha aumenta e por isso a menor preferência entre os consumidores. 

Pilhas recarregáveis: esse tipo de pilha é a preferida entre fotógrafos, gamers e pessoas que têm mouses e teclados sem fio. Por serem equipamentos que precisam da troca de pilhas com maior frequência, a escolha pelo modelo recarregável se torna mais em conta, já que a mesma unidade pode ser usada por muito mais tempo que as comuns ou alcalinas. 

Qual a diferença entre a Pilha AA e Pilha AAA?

A única diferença entre a pilha AA e a AAA é o seu tamanho. Ambos os modelos possuem 1,5 Volts. 

A pilha AA, 2A ou tamanho médio é a mais comum em diversos objetos, como brinquedos, pequenas lanternas e alguns modelos de controle remoto, por exemplo. Já a pilha AAA, 3A ou palito (como é mais conhecida), é mais utilizada em aparelhos que possuem espaço reduzido. 

Outros tipos de pilha

A pilha tipo C, ou R14, tem 50 mm de comprimento e sua voltagem nominal é de 1,5 Volts, usada principalmente em aparelhos com consumo médio de energia, como lanternas e brinquedos.

A pilha D, ou R20, tem formato cilíndrico e é um tipo de pilha seca, chamada muitas vezes de “pilha bujão”. São duradouras e ideais para aparelhos que precisam ficar ligados por mais tempo, como aquecedores e lanternas.

Agora, quando o que você precisa é de uma pilha para itens pequenos, como relógios de pulso e calculadoras, a pilha botão (ou microbateria), que tem formato de disco, é a utilizada. As voltagens e os tamanhos variam de acordo com a necessidade de cada tipo de aparelho.

pessoa segurando uma pilha botão

O modelo de pilha bateria alcalina, ideal para itens comuns como controles remotos e lanternas, faz sucesso por sua melhor duração e custo-benefício. A voltagem padrão é 9 Volts. Já a pilha a bateria de lítio é ótima para equipamentos como sensores eletrônicos, detectores de fumaça, acessórios de ciclismo e coleiras eletrônicas.

É importante falar também sobre a pilha a bateria auditiva, específica para aparelhos auditivos e que é vendida em tamanhos diferentes para que o ajuste seja possível em diversos tipos de dispositivos. 

Como escolher as pilhas para meus aparelhos?

A principal dica é validar no equipamento, ou em seu manual, qual o tamanho e modelo correto de pilha indicado pelo fabricante. 

A partir disso, você pode sair em busca da pilha que te traga o melhor custo-benefício. Atualmente existem diversos modelos e marcas de pilhas no mercado que podem te confundir na hora da compra.

Aqui, a dica é optar por marcas mais conhecidas pelo público. Ao mesmo tempo que existem pilhas muito boas, existem as falsificadas, que são feitas com produtos de baixa qualidade. Além delas terem menor durabilidade, ainda podem estragar o seu aparelho ou brinquedo, devido ao vazamento dos elementos químicos. Por isso, fique atento: se a pilha for muito barata ou de uma marca muito desconhecida, provavelmente ela terá uma qualidade inferior. 

Qual é a melhor pilha?

Tudo depende das suas necessidades e das indicações dos fabricantes dos seus eletroeletrônicos. No geral, as melhores pilhas são as alcalinas, devido a sua maior durabilidade

Quando for comprar uma pilha, faça uma rápida análise do custo-benefício. Pense em quantas pilhas comuns teria que usar no mesmo período de uma pilha alcalina. Por fim, coloque na ponta do lápis quanto custa cada jogo delas. Assim, você terá uma noção de qual modelo será melhor para a sua necessidade.  

Por que a pilha alcalina dura mais que a pilha comum?

A pilha alcalina dura mais porque tem substâncias mais puras em sua composição. Ela é feita com Hidróxido de Potássio, que é uma substância alcalina (por isso o nome da pilha), que faz a transferência de elétrons com muito mais facilidade. Dessa forma, ela armazena mais energia, fazendo com que dure mais tempo.

pilhas alcalinas enfileiradas

As pilhas têm prazo de validade?

Sim, as pilhas também têm prazo de validade. As pilhas comuns duram até 3 anos e as alcalinas até 5 anos. Para que sua durabilidade seja mantida, é preciso armazenar as pilhas em locais secos e com abrigo de luz e calor. 

Devo tirar as pilhas dos aparelhos sem uso?

Sim! É bem importante tirar as pilhas de aparelhos que ficam sem uso por mais de um mês. Isso faz com que a pilha não se deteriore mais rápido e também não vaze nos equipamentos,  prejudicando-os.  

Pilhas falsificadas e seus riscos

Na hora de escolher qual modelo ou marca de pilhas comprar, é fundamental checar a autenticidade do produto que será adquirido. Infelizmente, existem pilhas falsificadas, que prometem entregar o mesmo desempenho das verdadeiras por um preço mais acessível. Não caia nesta cilada!

Além de contribuir com uma atividade ilegal, você pode estar sujeito a diversos riscos e problemas ao utilizar pilhas falsificas. Entre os principais estão a menor vida útil do produto, exposição a vazamento de líquidos e metais pesados, perda repentina da carga e até mesmo chances de combustão e explosões.

Além disso, o uso de pilhas falsificadas prejudica as fabricantes originais, que são obrigadas a realizar a logística reversa desses itens por lei. Ao descartar uma pilha falsificada num posto de coleta de uma empresa séria que atua neste setor, a empresa precisa lidar com os gastos de transporte ou fazer o descarte deste material.

Como identificar se uma pilha é falsa?

Uma boa maneira de saber se uma pilha é autêntica é verificar se seu rótulo informa as especificações necessárias. As informações devem estar em português, contendo o tamanho da pilha e se ela é alcalina ou recarregável, por exemplo. Além disso, devem estar informados o lugar onde ela foi produzida e qual a sua distribuidora. 

Como descartar as pilhas corretamente?

As pilhas fazem parte de um grupo especial de lixo, e a responsabilidade do recolhimento desses itens é do fabricante. Alguns modelos de pilha têm substâncias tóxicas que não são biodegradáveis, contaminam o meio ambiente e podem representar risco para a saúde da população.

A preocupação da Contabilista com o meio ambiente é um dos pontos do programa Contabilista Responsável, que abrange também o projeto ReCiclo e trabalha diretamente com descartes de suprimentos para escritório, como pilhas de todos os tipos e marcas. Confira nossos pontos de coleta em Curitiba e Joinville clicando aqui

Se você estiver procurando pilhas para seus aparelhos eletrônicos, confira os produtos disponíveis na Contabilista. Temos os melhores preços e as mais variadas opções! Esperamos ter te ajudado a tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! 

Fonte(s):

eCycle e Sony.

Tags: pilhas