Pilhas: tudo que você precisa saber para escolher as melhores para os seus eletrônicos

As pilhas estão presentes em nosso dia a dia e dão energia a diversos aparelhos, brinquedos, acessórios e eletroeletrônicos. Mas, não é todo mundo que sabe escolher a pilha certa para cada tipo de uso. 

Neste artigo, vamos te ajudar a diferenciar as pilhas e entender quais são os modelos corretos para cada produto. Vamos lá?

Quais são os tipos de pilhas?

As pilhas mais conhecidas no mercado são: comuns (zinco), alcalinas e recarregáveis. 

Pilhas comuns: esse modelo também é conhecido por pilha seca ou de Leclanché. Elas são mais indicadas para aparelhos eletrônicos que demandam baixo uso de energia, como relógios de parede, controle remoto, rádio portátil e alguns tipos de brinquedos. 

Dos modelos descartáveis, essa é a mais usada e também a mais barata. Porém, são muito mais poluentes que os demais modelos e requerem atenção em seu descarte. 

Pilhas alcalinas: a principal diferença da pilha alcalina para a comum, é que ela dura muito mais e é indicada para lanternas e câmeras, por exemplo. As alcalinas têm em média 50% a 100% mais energia que as demais. 

Esse modelo de pilha é um pouco mais caro, pois para que dure mais, é usado em sua composição o Hidróxido de Potássio. Como esse elemento químico tem menor disponibilidade, se torna mais caro e consequentemente aumenta o preço da pilha, por isso acaba tendo menor preferência entre os consumidores. 

Pilhas recarregáveis: esse tipo de pilha é a preferida entre fotógrafos, gamers e pessoas quem tem mouses e teclados sem fio. Por serem equipamentos que precisam da troca de pilhas com maior frequência, a escolha pelo modelo recarregável se torna mais em conta, já que a mesma unidade pode ser usada por muito mais tempo que as comuns ou alcalinas. 

Qual a diferença entre a Pilha AA e Pilha AAA?

A única diferença entre a pilha AA e a AAA é o seu tamanho. Ambos os modelos possuem 1,5 volts. 

A pilha AA, 2A ou tamanho médio é a mais comum em diversos objetos, como brinquedos, pequenas lanternas e alguns modelos de controle remoto, por exemplo. Já a pilha AAA, 3A ou palito (como é mais conhecida), é mais utilizada em aparelhos que possuem espaço reduzido. 

Outros tipos de pilha

A pilha tipo C, ou R14, tem 50 mm de comprimento e sua voltagem nominal é de 1,5 volts, usada principalmente em aparelhos com consumo médio de energia, como lanternas e brinquedos.

A pilha D, ou R20, tem formato cilíndrico e é um tipo de pilha seca, chamada muitas vezes de “pilha bujão”. São duradouras e ideais para aparelhos que precisam ficar ligados por mais tempo, como aquecedores e lanternas.

Agora, quando o que você precisa é de uma pilha para itens pequenos, como relógios de pulso e calculadoras, a pilha botão (ou microbateria), que tem formato de disco, é a utilizada. As voltagens e os tamanhos variam de acordo com a necessidade de cada tipo de aparelho.

O modelo de pilha bateria alcalina, ideal para itens comuns como controles remotos e lanternas, faz sucesso por sua melhor duração e custo-benefício. A voltagem padrão é 9 volts. Já a pilha bateria de lítio é ótima para equipamentos como sensores eletrônicos, detectores de fumaça, acessórios de ciclismo e coleiras eletrônicas.

É importante falar também sobre a pilha bateria auditiva, específica para aparelhos auditivos e que é vendida em tamanhos diferentes para que o ajuste seja possível em diversos tipos de dispositivos.

Como escolher pilhas para meus aparelhos?

A principal dica é validar no equipamento ou em seu manual, qual o tamanho e modelo correto de pilha indicado pelo fabricante. 

A partir disso, você pode sair em busca da pilha que te traga o melhor custo benefício. Atualmente existem diversos modelos e marcas de pilhas no mercado, que podem te confundir na hora da compra.

Aqui, a dica é optar por marcas mais conhecidas pelo público. Ao mesmo tempo que existem pilhas muito boas, existem as falsificadas, que são feitas com produtos de baixa qualidade. Além delas terem menor durabilidade, ainda podem estragar o seu aparelho ou brinquedo, devido ao vazamento dos elementos químicos. Por isso, fique atento se a pilha for muito barata ou de uma marca muito desconhecida, pois ela pode ter uma qualidade inferior.

Qual é a melhor pilha?

Tudo depende das suas necessidades e das indicações dos fabricantes dos seus eletroeletrônicos. No geral, as melhores pilhas são as alcalinas, devido a sua maior durabilidade. 

Quando for comprar a pilha, faça uma rápida análise do custo benefício. Pense em quantas pilhas comuns teria que usar no mesmo período de uma pilha alcalina. Por fim, coloque na ponta do lápis quanto custa cada jogo delas. Assim, você terá uma noção de qual modelo será melhor para a sua necessidade. 

Por que a pilha alcalina dura mais que a pilha comum?

A pilha alcalina dura mais porque tem substâncias mais puras em sua composição. Ela é feita com Hidróxido de Potássio, que é uma substância alcalina (por isso o nome da pilha), que faz a transferência de elétrons com muito mais facilidade. Dessa forma, ela armazena mais energia, fazendo com que dure mais tempo.

As pilhas têm prazo de validade?

Sim, as pilhas também tem prazo de validade. As pilhas comuns duram até 3 anos e as alcalinas, até 5 anos. Para que sua durabilidade seja mantida, é preciso armazenar as pilhas em locais secos e com abrigo de luz e calor. 

Devo tirar as pilhas dos aparelhos sem uso?

Sim! É bem importante tirar as pilhas de aparelhos que ficam sem uso por mais de um mês. Isso faz com que a pilha não se deteriore mais rápido e também não vaze nos equipamentos, os prejudicando. 

Como descartar as pilhas corretamente

As pilhas fazem parte de um grupo especial de lixo, e a responsabilidade do recolhimento desses itens é do fabricante. Alguns modelos de pilha têm substâncias tóxicas que não são biodegradáveis, contaminam o meio ambiente e podem representar risco para a saúde da população.

A preocupação da Contabilista com o meio ambiente é um dos pontos do programa Contabilista Responsável, que abrange também o projeto Reciclo e trabalha diretamente com descartes de materiais como pilhas de todos os tipos e marcas. Confira nossos pontos de coleta em Curitiba e Joinville clicando aqui

Se você estiver procurando pilhas para seus aparelhos eletrônicos, confira os produtos disponíveis na Contabilista. Temos os melhores preços e as mais variadas opções! Esperamos ter te ajudado a tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! 

Tags: pilhas