5 dicas para limpar corretamente aparelhos eletrônicos em seu escritório

Quais são as dicas para limpar aparelhos eletrônicos que você segue na sua empresa? Esse pode parecer um assunto secundário, mas se você não ficar atento à maneira correta de tirar a sujeira dos seus produtos, pode ser até que você os danifique ainda mais e reduza a sua vida útil.

E não estamos falando apenas da poeira que se acumula com facilidade na superfície de alguns equipamentos. Há problemas ainda relacionados com a própria gordura das mãos, que com o passar do tempo vira uma fonte de acúmulo de germes e bactérias. Portanto, mais do que ser um ato que valoriza a sua saúde, a limpeza frequente, feita da maneira correta, pode ainda contribuir para que os eletrônicos durem mais.

Será que você está fazendo as coisas do jeito certo na sua empresa? Nesse artigo, trazemos cinco dicas de como limpar corretamente os equipamentos do seu escritório.

1. Não use produtos abrasivos

Uma das tentações que as pessoas têm ao limpar um eletrônico é a de usar álcool ou alvejantes para facilitar a remoção de sujeira. Isso até pode ser válido para outras superfícies, mas no caso dos equipamentos eletrônicos a recomendação é evitá-los a todo custo.

Isso porque o álcool pode ser considerado bastante agressivo para os eletrônicos, pois é capaz de penetrar no plástico e na tela dos aparelhos, deixando-os manchados ou ressecados. Além disso, alvejantes têm ainda um PH alto, o que pode causar reações adversas em superfícies mais delicadas.

2. Use tecidos específicos para limpeza

Na hora de passar um pano sobre os equipamentos, evite escolher tecidos que possam agredir a superfície ou soltar pelos e fiapos, resultando em riscos e sujeiras aos produtos. A melhor opção é recorrer aos panos dedicados a eletrônicos. É importante ainda que você não aplique líquidos ou produtos químicos diretamente nos aparelhos.

Faça a limpeza com movimentos circulares contínuos. Se não tiver um tecido como esse à mão, recorra ao papel-toalha como segunda opção. Evite os demais tipos de tecido e papeis, pois eles podem até conseguir fazer a limpeza, mas há risco de que danifiquem os produtos em médio e longo prazo.

3. Dê atenção especial aos teclados

O teclado do notebook ou do PC é o ponto do seu eletrônico que deve receber um cuidado especial. Não basta apenas passar um pano por cima e achar que ele está limpo. É preciso dar atenção ao espaço entre as teclas e também às frestas de cada uma das teclas.

Uma dica é usar uma fita adesiva sobre o teclado. Ao retirá-la, muitas sujeiras virão coladas, facilitando a limpeza entre as teclas. Para tirar as migalhas e poeiras que caem nos vãos das teclas, o melhor é usar um mini aspirador de pó ou um spray de ar. Há modelos específicos para facilitar esse tipo de limpeza.

4. Remova a sujeira de cabos com uma borracha escolar

Quando for fazer uma limpeza geral, é preciso dar também a devida atenção para os cabos. Eles costumam ficar no chão ou atrás dos móveis e acumulam muita sujeira. O primeiro passo é desconectá-los dos eletrônicos e também passar um pano de microfibra por eles.

Cabos na cor branca ou cinza costumam ficar amarelados e com um aspecto envelhecido com o passar do tempo. Você pode deixá-los com um aspecto mais agradável passando uma borracha escolar sobre eles. Isso fará com que você possa apagar algumas impurezas, sem a necessidade de usar líquidos que podem danificar o acessório.

5. Tenha álcool isopropílico no seu escritório

O principal líquido a ser usado na limpeza de eletrônicos é o álcool isopropílico. Trata-se de um tipo de álcool que tem menos de 1% de água em sua composição. Por essa razão, ele é mais eficiente na retirada da oleosidade de eletrônicos e não agride os plásticos e os metais dos equipamentos.

Essa composição faz com que as chances de que ocorra algum tipo de oxidação nos eletrônicos sejam quase nulas. Cerca de 500 ml desse líquido são suficientes para um grande número de limpezas. Os frascos de álcool isopropílico são bastante acessíveis nas lojas e vale a pena ter um deles sempre por perto.