Como escolher a mochila ideal: peso x idade x altura

O início de ano é marcado pela compra dos materiais escolares para o retorno às aulas, e uma dúvida muito comum que os pais enfrentam ao receber a lista escolar é se devem ou não investir em uma mochila nova.

A mochila escolar é um item durável e se usada da forma correta, pode durar anos. Porém, não deve-se levar em consideração apenas o bom estado da mochila. É fundamental que ela esteja adequada à idade, ao peso e à altura da criança. Além disso, é importante observar o limite de peso a ser carregado.

Se você tem dúvidas de como escolher a mochila ideal para o seu filho, listamos aqui algumas dicas de como fazer isso e aproveitar a compra de material escolar para encontrar o modelo perfeito.

Como é a mochila ideal?

A principal razão pela qual você deve ficar atento à mochila utilizada pelo seu filho é por conta dos problemas que elas podem ocasionar à coluna. Uma mochila inadequada pode forçar os ombros, as costas e impactar diretamente na postura. Uma mochila muito pesada ou de tamanho inadequado resulta em problemas graves em longo prazo.

Por essa razão, médicos ortopedistas costumam orientar os pais para que observem múltiplos fatores. O peso carregado, por exemplo, deve ser compatível com o peso e a altura da criança. Se houver mesmo a necessidade de carregar muitas coisas, os modelos com rodinhas, que não precisam ser levados nas costas, são mais indicados.

Confira abaixo os principais tamanhos de mochila infantil em relação à altura e a idade da criança. O direcionamento vale tanto para as mochilas quanto para as mochiletes (modelo com rodinhas).

  • Crianças de 2 a 3 anos, com altura inferior a 1 m – tamanho P
  • Crianças de 3 a 4 anos, com altura entre 1 m e 1,30 m – tamanho M
  • Crianças de 4 a 6 anos, com altura entre 1,30 m e 1,40 m – tamanho G
  • Crianças de 6 a 8 anos, com altura acima de 1,40 m – tamanho GG

tabela de medidas das mochilas

Quais são os cuidados que você deve ter com a mochila do seu filho?

Desde o peso que é carregado até a forma como os materiais são dispostos dentro dela, tudo precisa ser observado para minimizar possíveis incômodos nas costas. Portanto, observe as seguintes características:

  • Peso máximo: o peso máximo que pode ser carregado na mochila corresponde a algo entre 5% e 10% do peso da criança. Ou seja, se a criança pesa 40 quilos, não deve carregar em sua mochila mais do que 4 quilos.
  • Alças ajustáveis: embora idade e altura sejam dois parâmetros satisfatórios para escolher uma mochila, anatomicamente somos diferentes uns dos outros. Por essa razão, mochilas com alças ajustáveis proporcionam maior conforto, evitando sobrecargas nos ombros. Prefira os modelos com alças largas e almofadadas.
  • Distribua o peso: não é por acaso que as mochilas têm duas alças. Isso permite que o peso seja distribuído igualmente pelo corpo. Por essa razão, oriente seu filho para que evite carregar a mochila em apenas uma alça. Com o passar do tempo isso pode provocar escoliose.
  • Fique de olho nas hastes: já no caso das mochilas com rodinhas, é importante prestar atenção nas hastes. Elas devem ser ajustáveis e ter tamanho suficiente compatível com a altura da criança. Não faça adaptações, a criança precisa se sentir confortável com ela. A haste deve ficar em um ângulo de 30 graus em relação ao braço da criança.
  • Peso maior próximo à coluna: na hora de dispor os itens dentro da mochila, observe quais são os mais pesados e coloque-os mais próximos da coluna. Isso ajuda a distribuir melhor o peso dentro da mochila. Modelo com cintos ajustáveis na cintura também são interessantes.

O que levar na mochila escolar?

Outra dica que pode lhe ajudar a escolher a mochila ideal para o seu filho é pensar em quantos itens irão caber dentro dela. De nada adianta encontrar uma mochila de formato e qualidade ideal se ela não for capaz de armazenar todos os materiais que o seu pequeno precisará levar para a escola.

A depender da idade do seu filho, outros itens além dos materiais de ensino serão necessários, o que por sua vez exige mais espaço. Com isso em mente, verifique abaixo os itens que precisam caber na mochila adquirida conforme cada nível de escolaridade.

Ensino infantil (2 a 5 anos)

Se o seu filho ainda usa fraldas, é recomendável colocar pelo menos 6 unidades na mochila, além de outros materiais de higiene, como pomadas para assaduras e lenços umedecidos. Além disso, guarde dentro da mochila de duas a três mudas de roupas.

Agora, se a criança já está desfraldada, não é preciso levar fraldas e pomadas, mas guarde alguns lenços e pelo menos uma muda de roupa por precaução. Outros itens que não podem faltar são a escova e pasta para escovar os dentes, ainda mais se o seu filho fizer refeições durante o período que está na escola.

Algumas escolas ainda estimulam ações como “O Dia do Brinquedo”. Portanto, considere que a mochila deve ter um espaço reservado para os brinquedos favoritos do seu filho. A boa notícia é que nesta idade não são exigidos tantos materiais escolares. Por isso, não é necessário comprar uma mochila muito grande.

Ensino Infantil (a partir de 5 anos)

Crianças de cinco anos ou mais já conseguem passar o dia sem se sujar tanto, não sendo mais necessário levar mudas de roupa para o colégio – apesar de que é sempre recomendável deixar algum casaco ou blusa nos dias de frio.

No entanto, o uso de materiais de ensino já é mais frequente. Por isso, verifique quais livros e cadernos seu filho terá que levar nos dias de aula e certifique-se que todos eles caibam na mochila que você deseja comprar.

Ensino Fundamental

mãe ajudando sua filha a organizar os materiais escolares na mochila

No ensino fundamental, principalmente a partir do sexto ano, o uso de materiais como cadernos, livros e canetas se torna cada vez mais frequente. Apesar de boa parte dos espaços da mochila ser preenchido por esses itens, ainda será necessário reservar alguns lugares para itens de higiene e uso pessoal.

Cada caso é um caso, mas dependendo da idade e das necessidades do seu filho, será preciso armazenar lenços, absorventes, estojo para óculos, protetor solar para atividades ao ar livre e garrafa de água, por exemplo.

Ensino Médio

Se o uso de livros e cadernos aumenta durante o ensino fundamental, ele atinge o seu ápice no ensino médio, principalmente em ano de vestibular. Por isso, será preciso adquirir mochilas grandes capazes de sustentar toda a quantidade de itens necessários para as aulas. Certifique-se que há espaço para guardar itens pessoais como óculos e smartphones, por exemplo. 

Com essas informações e dicas, você estará pronto para escolher a mochila ideal para as necessidades dos seus filhos. Se já estiver com a lista de material escolar para 2023 em mãos, aproveite também para conferir na Contabilista as opções de mochila disponíveis em nossa loja.

Fonte(s):

Escola Sonho Mágico e Fazer Pergunta.