Home office: como não comprometer a produtividade trabalhando com crianças em casa

A pandemia de coronavírus fez com que o número de pessoas trabalhando em home office aumentasse. Se por um lado estar em casa o dia todo traz muitos benefícios, por outro há novos desafios para serem enfrentados: as crianças em casa.

Assim como os pais, as crianças também estão em casa, o que significa que é preciso conciliar o trabalho com os cuidados aos pequenos em tempo integral. Se antes a tarefa era dividida entre os pais ao longo do dia, agora todos precisam estar à disposição na maior parte do tempo.

É possível trabalhar em casa tendo as crianças por perto e, ainda assim, manter a produtividade em níveis elevados? Sim, é possível. Para os marinheiros de primeira viagem, o home office com crianças pode ser um desafio, mas há dicas para evitar maiores contratempos.

1. Estabeleça limites claros

Estabeleça um diálogo com as crianças sobre o momento pelo qual estamos passando e mostre a importância de elas colaborarem com o silêncio em determinadas horas do dia, especialmente quando você estiver em reunião.

É importante que elas tenham consciência de que as rotinas continuam, ainda que de um jeito diferente. Estar em casa não significa necessariamente estar disponível. Por isso, estabeleça horários para que elas compreendam quando você pode atendê-las com mais atenção.

2. Aposte no “contraturno”

Se no seu trabalho existe a possibilidade de ser mais flexível com relação aos horários, aproveite o período da manhã, especialmente naquele horário que você utilizava para se deslocar de casa para o trabalho. Enquanto as crianças ainda dormem, é possível desfrutar de algumas horas de completa calmaria e adiantar boa parte do trabalho.

A principal vantagem é que você poderá também encerrar o expediente um pouco mais cedo, podendo aproveitar uma hora do dia em que os pequenos estão com mais energia. Opte também pelo “contraturno” para tarefas que requeiram maior concentração. Enquanto elas estudam, por exemplo, dedique-se às planilhas e às análises.

3. Organize atividades para elas

Um dos fatores que mais contribui para deixar os pequenos irritados é a sensação de “não ter o que fazer”. O tédio faz com que elas busquem alternativas que nem sempre são adequadas, extrapolando os limites combinados anteriormente. Por isso, você precisa fazer a sua parte para entretê-las.

Organizar pequenas atividades, como disponibilizar materiais de pintura e desenho, conteúdos em vídeo ou jogos eletrônicos são uma maneira de mantê-las entretidas por algumas horas. Não delegue os cuidados à TV, procure variar as atividades e compreender quais brincadeiras são mais agradáveis para os seus filhos.

4. Reserve um tempo para elas

Você se lembra que no primeiro item mencionamos a importância de estabelecer uma rotina? Pois saiba que a sua agenda também deve contemplar um espaço para os filhos. Se você reservar uma ou duas horas por dia para brincar com eles, seus filhos ficarão menos ansiosos para “intervir” nas suas tarefas ao longo dia.

No fundo, o que eles querem é atenção e nada mais justo do que oferecer exatamente isso a eles. Porém, novamente, o diálogo se mostra fundamental. Se possível, o casal deve dividir os horários de trabalho para que possam alternar os momentos de lazer ao longo do dia.

5. Não transforme sua casa em uma “empresa”

A pandemia de coronavírus continua sendo um momento difícil para todos nós, adultos ou crianças. Certamente em alguma videoconferência você já viu a  interrupção dos filhos dos seus colegas de trabalho. Por isso, seja menos exigente e permita que elas participem do seu dia a dia de trabalho em alguns momentos.

O trabalho em regime de home office com crianças pode servir para que possamos ter boas lições sobre como levar a vida de um jeito mais leve. Por trás de cada profissional está alguém que tem uma rotina como a sua, com uma família por perto. Aprenda a compreender as diferenças e permita-se rir de si mesmo quando algo não sair como o planejado.