Como escolher a marca e o tipo de cadeira para o seu escritório?

Em geral, passamos pelo menos um terço do dia sentados em uma cadeira e um terço deitados em um colchão. Sendo assim, se existem dois itens nos quais você não deveria economizar de jeito nenhum são a sua cadeira e o seu colchão. Muito do cansaço e dos problemas de saúde se devem ao fato de que a cadeira utilizada no escritório não é a mais adequada.

Mas como escolher a marca de cadeira para o escritório? Existem algumas características que devem ser levadas em consideração antes de tudo. Nesse artigo, listamos quais são os itens que você deve observar para escolher a cadeira perfeita para o seu ambiente de trabalho. Nessas horas, fazer muita economia e recorrer aos modelos mais simples pode não ser um bom negócio.

1. Onde a cadeira vai ser utilizada?

Antes de tudo você precisa observar em qual ambiente a cadeira vai ser utilizada. Isso porque o tipo de piso pode ter influência na escolha das variações de rodinhas. Algumas deslizam melhor em pisos cerâmicos enquanto outras podem travar – ao até mesmo danificar – certos tipos de tapete.

Salas com carpete, por exemplo, são mais adequadas para cadeiras cujos rodízios sejam de nylon, pois isso facilita o deslize delas. Há muitas opções de acabamento nesse sentido, que vão desde os modelos mais baratos até aqueles mais caros. Procure selecionar uma variante entre as possibilidades que mais se adequam ao seu escritório.

2. Prefira os modelos com regulagens

Nenhum ser humano tem ergonomia igual a de outro. Por conta disso, achar que todas as cadeiras possam ser padronizadas é certeza de estar abrindo mão de um pouco de conforto. Resolver essa questão é simples: dê preferência às cadeiras que possuem regulagens especiais. Quanto mais itens for possível regular, melhor.

Você pode observar se ela possui regulagem vertical (para cima e para baixo) ou horizontal (as opções de reclino para as suas costas). Por fim, note que há também regulagem para os braços e elas podem ser igualmente importantes. Observe esses três itens, de preferência sempre testando todos eles para as suas necessidades.

3. Ergonomia é importante

Ainda existem muitas pessoas que compram cadeiras de escritório pela aparência que elas têm e não pela ergonomia. Por ergonomia, falamos do conjunto de atributos que o produto possui. Por exemplo, não adianta nada a cadeira ser confortável e reclinável se ela é mais alta e as regulagens de altura não são suficientes para deixar você bem acomodado.

Se for o caso, adquira também suportes para os pés, de forma que seja possível ficar sentado na cadeira com a melhor postura possível. O item ergonomia, aliás, é um ponto importante no PPRA da sua empresa. Empresas que têm CIPA constituída sabem muita bem a importância de ficar atento a detalhes como esse.

4. Qualidade dos materiais

Esse é outro item fundamental na escolha de uma cadeira para o seu escritório. Se você procura durabilidade, o melhor é recorrer a modelos cujos materiais sejam mais resistentes e fáceis de serem limpos. Observe o peso e a robustez dos metais utilizados, bem como se as juntas e encaixes são firmes.

As cadeiras com reclino duram mais se tiverem o corpo em alumínio fundido, uma vez que aquelas feitas de aço podem ceder com o tempo, deixando a cadeira torta. Já aquelas com encostos em tela devem ter um apoio extra para a lombar, de preferência também com regulagem de altura. Por fim, verifique a espessura das espumas e descarte aquelas muito finas.

5. Relação custo-benefício

Existem muitos tipos de cadeiras para escritório, muitos mesmo. Isso faz com que a faixa de preço seja igualmente ampla, com valores que vão de R$ 200 a R$ 5 mil. Por conta disso, o melhor conselho é pesquisar. As cadeiras mais caras não serão necessariamente as melhores para você, assim como as mais baratas podem não se revelar tão econômicas assim.

Em resumo, seja para mobiliar o escritório ou para escolher uma cadeira de uso pessoal, a recomendação é que você pesquise bastante e, de preferência, teste vários modelos antes de definir qual será o escolhido. Lembre-se: vale a pena investir um pouco no seu conforto. A cadeira é um item fundamental em nossa vida e merece toda a sua atenção.