Instax Mini 9 ou Mini 11: Entenda as diferenças e saiba qual escolher

Quando o assunto é câmera instantânea, uma das marcas mais famosas e populares é a Instax, da Fujifilm. Com visual retrô, disponível em várias cores, as câmeras Instax Mini ganharam o coração de quem ama registrar momentos especiais. 

A versão mais recente da câmera, a Instax Mini 11, chegou ao Brasil no ano de 2020, mas o modelo anterior, Instax Mini 9, lançado em 2017, ainda é comercializado. 

Pela lógica, é possível afirmar que o modelo mais recente traz melhorias em relação à versão anterior, mas quais? Em qual modelo vale a pena investir? Pensando nisso, criamos este artigo para lhe ajudar! Confira abaixo as principais diferenças entre os dois modelos! 

Lente Macro

Uma das principais melhorias da Instax Mini 11 em relação à Mini 9 é em relação à sua lente macro. Na versão Mini 9, esta lente vem separada, sendo necessário acoplá-la antes de usar em fotos com distância de 30 a 50 centímetros do objeto ou para realizar selfies. 

Na Instax Mini 11, não existe uma lente para ser acoplada. Ao invés desse recurso ser um acessório, ele já vem embutido na câmera. Basta puxar a lente para frente, e o modo “selfie on” será acionado. Além disso, pelo espelho disponível ao lado da lente, é possível verificar o enquadramento da foto antes de tirá-la.

Instax Mini 9

Controle de luminosidade

Outra importante diferença entre os dois modelos é o controle de luminosidade. A Instax Mini 9 oferece uma funcionalidade que é um recurso de captação de luz no ambiente, onde um LED indica qual é o modo recomendado para aquela cena. 

Já a Mini 11 oferece um flash de alto desempenho, possibilitando que você tire fotos luminosas, mesmo em ambientes mais escuros. O melhor de tudo é que você não precisa se preocupar em fazer ajustes manuais para utilizar esse recurso. O cálculo é feito automaticamente, a partir da luz disponível no ambiente, o que torna tudo mais prático. 

Acessórios

Assim como a Instax Mini 9, a Mini 11 vem com uma alça de mão, que combina com a cor da câmera. Além disso, a nova câmera conta com um pingente extra que pode ser colocado no botão de disparo de fotos.

Instax Mini 11

Design

A Instax Mini 11 também inova no quesito design. O dispositivo possui um visual mais moderno e minimalista, com cores e detalhes de ergonomia um pouco diferentes. Além disso, ela também é mais leve, o que torna mais fácil o transporte do dispositivo.  

Aplicativo Instax Up

Disponível para Android e iPhone (iOS), o aplicativo digitaliza as fotos instax, facilita seu compartilhamento nas redes sociais, permite que o usuário organize suas coleção digital de fotos em listas e se conecta com outros aplicativos da marca, como Instax Mini Link e Instax Link Wide.

Ainda na dúvida sobre qual modelo escolher?

A experiência entre a câmera Instax Mini 9 e Mini 11 é bastante parecida, já que são câmeras instantâneas que imprimem a foto na hora. A única diferença relevante é em relação a captação da imagem. O registro da Instax Mini 11 é mais fácil, já que se tem menos controle da luz. Além disso, esse modelo é a câmera mais nova, com design repaginado e maior facilidade para tirar fotos. Agora, se você realmente quer mais controle sobre a iluminação da imagem, o indicado é apostar na Mini 9, mesmo.

Visite o nosso site ou vá até uma de nossas lojas físicas para garantir sua câmera Instax Mini, e também os Filmes Instax. Clique aqui e confira!

Fonte(s): 

Desaniversários, Instax, O Que Comprar? e Yahoo.