Como escolher uma impressora para o seu home office?

O período de quarentena em razão do coronavírus ampliou o número de pessoas trabalhando em regime de home office, mas nem todos estavam preparados para essa nova realidade. Nos últimos meses, cresceu a venda de notebooks, mesas e cadeiras, por exemplo.

Porém, os preparativos para montar um escritório em casa não se limitam apenas aos itens essenciais. Escolher uma impressora é um dos exemplos. Se antes esse era um item visto como supérfluo em casa para a maioria das famílias, hoje com os escritórios fechados adquirir um modelo passou a ser uma necessidade para muitos.

Diferentemente do que acontece em um escritório, você não precisa ter em casa uma impressora de alto custo e focada em maior produtividade. Modelos mais simples e acessíveis dão conta do recado perfeitamente. Elencamos aqui o que você precisa saber para escolher uma impressora para o seu home office.

Comece pensando nas suas necessidades

As demandas de impressão em um escritório são diferentes daquelas que você terá em regime de home office. Em geral, a sua impressora de casa será menos utilizada, o que representa um volume menor de impressões por mês. Em outras palavras, a quantidade de páginas impressas por minuto deixa de ser um diferencial atrativo.

Observe se você precisará de impressões preto e branco ou coloridas. Optar por uma multifuncional pode ser mais interessante se você tem necessidade de digitalizar documentos ou fazer cópias. Pese todas as suas necessidades antes de escolher um modelo que se adeque ao seu perfil.

Conectividade padrão ou Wi-Fi

Os modelos tradicionais de impressoras se conectam via entrada USB com o PC ou o notebook. Porém, pode ser que você queira renunciar aos cabos em prol de uma estética mais agradável. Nesse caso, opte por modelos compatíveis com conexão Wi-Fi.

Dispensar cabos é a escolha ideal para quem tem mais de um computador em casa. Outra vantagem dos modelos compatíveis com Wi-Fi é a possibilidade de imprimir documentos via smartphone. Esse é um diferencial no qual vale a pena investir um pouco mais em prol da comodidade.

Atenção à qualidade de impressão

A ampla maioria dos usuários utiliza a impressora no home office apenas para imprimir documentos e rascunhos. Por conta disso, os modelos com resolução de 600 dpi são mais do que suficientes para imprimir qualquer tipo de arquivo.

Porém, se a sua necessidade é por impressões em cores com um nível maior de detalhamento, observe então os modelos de maior resolução, com 1200 dpi ou mais. Quanto maior a resolução, mais nítida será a impressão. No caso de impressão de fotos e gráficos, prefira as impressoras de melhor qualidade nesse sentido.

Compatibilidade de software

Esse não costuma ser um problema na maioria dos casos, mas é importante observar também se há compatibilidade de software da sua impressora com o sistema operacional que será utilizado. Windows, MacOS e Linux têm características diferentes e pode não haver compatibilidade com versões mais antigas de software.

Antes de comprar o produto, observe atentamente as instruções de compatibilidade. No site oficial do fabricante você encontrará ainda drivers para instalação. Eles dão indícios mais precisos se haverá ou não compatibilidade com o equipamento em questão.

Dimensões do produto

Quando se fala de impressora para uso residencial, o tamanho do produto têm importância por questões de espaço reduzido. Além disso, é preciso observar a forma de alimentação do papel, um fator que contribui para aumentar (ou reduzir) o espaço necessário.

Uma boa dica é recorrer a modelos mais compactos, como é o caso da HP 3776, considerada uma das menores multifuncionais do mundo. Nela, a alimentação do papel é feita por cima, então é preciso que o espaço no qual ela será colocada tenha altura proporcional para isso.

Relação custo-benefício

Por fim, é preciso observar o tipo de cartucho que a impressora utiliza. Para uso doméstico, os modelos jato de tinta se mostram mais interessantes, pois custam menos e os cartuchos têm uma boa durabilidade caso o seu volume de impressões seja baixo. 

Atente-se ao rendimento dos cartuchos em sua versão original. Com essa informação você terá, aproximadamente, o custo por página impressa. Estando em Home Office, se o volume de impressões for um pouco maior ou se a melhor resolução é uma necessidade, então opte pelos modelos tanque de tinta, pois provavelmente eles entregarão um conjunto de benefícios mais interessante para atender às suas expectativas.