5 livros para ler durante a quarentena

Passar os dias em casa, respeitando a quarentena imposta na maioria dos municípios brasileiros, não tem sido uma tarefa fácil. Para quem está em regime de home office, trabalhar e não ter alternativas de entretenimento fora de casa faz com que tenhamos que ser criativos na hora de decidir o que fazer.

Uma boa alternativa é recorrer aos livros. Esse é um ótimo momento para colocar as leituras em dia e, também, adicionar alguns novos títulos à sua biblioteca. Aqui, listamos algumas boas opções que podem tornar a sua quarentena muito mais divertida – e ainda agregar conhecimento e permitir a reflexão.

1. O Guia Headspace para Meditação e Mindfulness, de Andy Puddicombe

Escrito por Andy Puddicombe, o livro “O Guia Headspace para Meditação e Mindfulness” é uma das indicações de leitura de Bill Gates para 2020. Com apenas 10 minutos por dia o autor, um ex-monge budista, sugere que as pessoas consigam renovar suas energias para encarar a rotina do dia a dia.

Segundo o autor, o guia Headspace para Meditação e Mindfulness oferece técnicas de meditação simples, porém poderosas, que impactam positivamente em todas as áreas da saúde física e mental. O formato das lições é feito sob medida para ser aplicado na rotina atribulada de qualquer um nós – e um auxílio importante nesse momento difícil.

2. Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago

Lançado em 1995, o premiado romance Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago, é uma obra impactante e reflexiva, especialmente para a nossa época. Da noite para o dia, um homem fica cego. Como uma epidemia, a cegueira se alastra pela multidão e o governo toma medidas para conter o surto.

Porém, uma única mulher fica imune a essa situação e se torna testemunha do caos e da maneira como as pessoas se transformam em meio a um período de crise. A obra foi uma das que levou o autor português a receber o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. O livro foi adaptado para o cinema pelo brasileiro Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus.

3. Tudo Tem Uma Explicação, de Kennedy Ramos

Para quem procura um livro mais leve, com um tom agradável e muitas curiosidades, “Tudo Tem Uma Explicação” apresenta um novo olhar sobre a Biologia. São mais de 300 explicações e curiosidades sobre o funcionamento de diversos aspectos da vida – sobre os quais provavelmente você nunca pensou.

O autor é o criador da plataforma BioExplica, com mais de 400 mil seguidores nas redes sociais. Com bom humor e irreverência, essa é uma forma de compreender como evoluímos e chegamos onde chegamos, ainda que não tenhamos plena consciência de todo esse processo. Uma leitura agradável para todas as idades.

4. Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro

Com os recentes acontecimentos nos Estados Unidos o livro da filosofa e ativista Djamila Ribeiro apresenta, em onze capítulos curtos e objetivos, como o racismo está enraizado em nossa sociedade. É possível combatê-lo a partir do reconhecimento do problema? Essa é uma luta na qual todos nós temos uma parcela a contribuir? Essas e outras questões são respondidas aqui, de forma contundente e bastante didática.

5. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari

Por que nós seres humanos conseguimos nos tornar superiores a outras espécies? Por que mesmo sendo capazes de produzir belíssimas obras de arte ainda nos metemos em meio a guerras sanguinárias? “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade” é um dos livros mais vendidos nos últimos anos e nos ajuda a compreender essas e outras questões.

O autor Yuval Noah Harari é doutor em História pela Universidade de Oxford faz um relato eletrizante sobre a aventura da nossa espécie na Terra. Embora sejamos muito mais poderosos hoje do que os nossos ancestrais, será que somos mais felizes?