5 motivos para abrir sua câmera durante as reuniões online

Se você está lendo este artigo, provavelmente você costuma participar de reuniões online referentes ao seu trabalho ou negócio. Esse modelo de reunião tem sido cada vez mais adotado por gestores e organizações ao redor do mundo, especialmente após o início da pandemia do Covid-19.

Apesar dos diversos benefícios que uma reunião online pode trazer, sendo em muitos casos a única opção para se “encontrar” com outros indivíduos, muitas pessoas acabam não se sentindo muito confortáveis, especialmente em ligar a webcam e mostrar os seus rostos ou o ambiente onde estão inseridos.

Porém, deixar a webcam ligada durante uma reunião ou palestra online oferece diversas vantagens, especialmente quando o assunto tratado tem a ver com o seu trabalho ou negócio. Portanto, se você é daqueles que deixa apenas o seu áudio ligado durante os seus encontros virtuais, siga com a gente e descubra o porquê você deve começar a “dar as caras” nas suas próximas reuniões.

1. Melhora o seu foco

Quando a câmera está desligada, é comum nos sentirmos mais à vontade para fazermos outras coisas enquanto escutamos o que tem sido comentado por outros indivíduos. Por maior que sejam as suas habilidades de fazer duas coisas ao mesmo tempo, seu foco não estará 100% na reunião, e você pode perder informações importantes para o seu trabalho.

Ao deixar a webcam ligada, você “se forçará” a estar mais atento aos assuntos que estão sendo abordados, pois os demais participantes irão ver suas expressões e a movimentação dos seus olhos e perceber caso você fique distraído – o que convenhamos, não é legal, especialmente se for o seu chefe ou um cliente falando.

mulher focada em reunião online

2. Ajuda a transmitir a sua mensagem

Além de melhorar o foco para ouvir os demais participantes, disponibilizar a imagem da sua webcam ajuda os demais participantes da reunião a te compreender com mais facilidade. Isso acontece porque não nos comunicamos apenas com palavras, mas também com gestos e expressões.

3. Mostra que você se importa

Não ligar a webcam durante a reunião virtual pode ser encarado como um sinal de descaso pelos demais participantes. Sabemos que às vezes as reuniões são desgastantes, ainda mais quando estamos cheio de tarefas para fazer. Porém, independente do tema ou dos indivíduos que estejam presentes, é importante mostrar que você está focado e interessado no que está sendo discutido. Nesse sentido, nada melhor do que ligar a sua webcam.

homem participando de reunião online

4. Motiva você a se arrumar e se vestir

Boa parte dos colaboradores que trabalham em home office, não tem o costume de se arrumar para o trabalho. Porém, o que você veste pode te ajudar, e muito, a manter o foco e a produtividade. Isso acontece porque, ao estar vestindo pijama ou moletom, estimulamos o relaxamento. Sendo assim, se arrumar como se estivesse indo para o escritório é um ritual importante para ativar o nosso cérebro no modo trabalho. Isso irá te ajudar a se concentrar e se livrar da procrastinação. Além de te deixar pronto para qualquer reunião ou videoconferência de urgência.

5. Minimiza qualquer sensação de isolamento que você possa sentir.

Se você trabalha presencialmente no escritório, sabe o quanto o contato com os colegas, clientes e parceiros são importantes e fazem a diferença no dia a dia. Entretanto, se você faz parte do time home office, provavelmente já se sentiu isolado e solitário em algum momento. Usar a webcam, neste caso, possibilita um ambiente um pouco mais próximo das suas conexões pessoais, comparado a outros canais de comunicação como WhatsApp, telefone ou e-mail, por exemplo. 

Percebeu como uma boa câmera pode fazer a diferença no seu trabalho e na sua equipe? Que tal conferir as opções de webcam oferecidas em nosso site? Clicando aqui, você terá acesso a diversos dispositivos de última geração por um ótimo custo-benefício.

Fonte(s): 

LinkedIn.