Como ser um bom líder (independente do seu cargo)

A pandemia e a atual conjuntura político-econômica mundial trouxeram um cenário inconstante e imprevisível, o que fez com que as empresas passassem a valorizar ainda mais habilidades e comportamentos de liderança, mesmo de colaboradores que não ocupam esses cargos. Então, conheça agora as 7 habilidades de um bom líder. 

1. Ter coragem 

Frases como “preciso de ajuda” ou “não sei como executar determinada tarefa”, geralmente nos colocam em posição de vulnerabilidade. Mas, por outro lado, é necessário ter muita coragem e bravura para se apresentar vulnerável. 

Admitir que não sabe alguma informação ou que não consegue executar alguma tarefa, nem sempre é fácil. Por isso, a coragem é uma das características de um bom líder. 

Isso não significa que você deva perder a autonomia de pesquisar e aprender algo por si mesmo, mas se seu tempo for limitado ou você perceber que alguém mais experiente pode te ajudar a cumprir seu check list de uma maneira mais eficiente, peça ajuda. 

2. Convergência e divergência

Você está familiarizado com o termo double diamond? Essa é uma maneira simples de descrever o processo de Design Thinking. Nele, os termos convergir e divergir estão em constante uso, e podem ajudar no dia a dia de um bom líder.

Saber ouvir diferentes opiniões, considerar os principais pontos expostos pelos colegas e incentivar com que todos falem é divergir. Enquanto saber argumentar e levar as pessoas a um pensamento único, depois de ter ouvido os outros colegas, é convergir. 

Esse processo faz com que a pluralidade das equipes seja respeitada e incentiva as pessoas a se engajarem mais, a opinarem e, claro, a serem mais produtivas. 

Questionar opiniões comuns, propor novas soluções e mostrar abertura para ouvir são as características principais deste tópico. São elas que ajudam a moldar um bom líder e te ajudam a se destacar, mesmo que você não esteja em uma competição.

3. Neuroliderança

Neurociência, segundo o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), é a área que se ocupa em estudar o sistema nervoso, visando desvendar seu funcionamento, estrutura, desenvolvimento e eventuais alterações. O sistema nervoso é responsável por coordenar todas as atividades do nosso corpo, tanto nas atividades voluntárias, quanto nas involuntárias.

Por isso, usar a neurociência para compreender as pessoas e suas individualidades é primordial para um bom líder, afinal de contas, tudo começa no cérebro. A convivência social, mesmo que esteja limitada durante a pandemia, envolve lidar com pessoas e suas emoções e sentimentos, que estão abarcados nesse campo de estudo. 

Em outras palavras, entender a neurociência permite trabalhar melhor algumas situações e a construir uma atmosfera mais positiva, com vieses criativos, motivadores e que trazem segurança ao ambiente.

4. É necessário ter cautela e saber dizer não

Antes de assumir quaisquer novas responsabilidades, entenda o que já está em seu escopo diário e como a nova função ou projeto poderá afetar sua rotina.

Entenda que o seu líder, ou supervisor direto, tem aptidão para te orientar quando você assumir novos riscos ou responsabilidades, por isso é necessário e muito importante que você conheça seus limites, saiba pedir ajuda e mostre que tem interesse e a qualificação necessária para exercer as novas funções e entregar os resultados esperados. 

Lembre-se que os projetos não precisam, necessariamente, ser encabeçados por você. Você pode fazer parte do time, mas tenha atitudes que te destaquem.

5. Se mostre e seja confiável

Quando você conhece seus limites e sabe dizer não, as pessoas passam a entender que você só assume responsabilidades passíveis de serem cumpridas, como dito no tópico anterior. A consequência disso é que você passa a ser vista como uma pessoa mais confiável. 

Seus colegas de trabalho precisam se sentir à vontade com você e saber que podem confiar em você para levar algum problema ou preocupação. Essa é uma característica fundamental de uma pessoa que é líder nato, mesmo que não ocupe um cargo de liderança.

Vale ressaltar também que a confiança habita na integridade, sigilo, honestidade e respeito. 

6. Saiba priorizar

Saber ouvir e se mostrar confiável é importante, mas um bom líder também é capaz de priorizar as próprias necessidades. É natural querer resolver vários problemas e ajudar vários colegas, principalmente quando estamos passando pelo processo de desenvolver a auto-liderança. Exatamente por esse motivo é que saber priorizar se torna fundamental. 

Entenda que você não é o herói que vai resolver todos os problemas sozinho. Saiba ouvir, tente orientar e peça ajuda quando necessário, mas aprenda, também, a dizer que não é capaz de ajudar em certos problemas. 

7. Tenha atitudes positivas

Se imagine trabalhando ao lado de uma pessoa que reclama o tempo todo, se auto-sabota e não incentiva os demais colegas. Consegue entender o quanto o clima fica carregado e o quanto a convivência com essa pessoa pode ser desagradável? 

Atitudes positivas podem te ajudar a se destacar na empresa e a criar um ambiente saudável para todos. Saiba tirar proveito de situações que saíram do planejado, ria de si mesmo, incentive os colegas, seja agradável e ajude a criar uma atmosfera leve para todos. O exemplo, nesse caso, é o melhor professor. 

Mas lembre-se do tópico anterior e saiba seus limites, você não precisa estar feliz 100% do tempo e pode se recolher ou ficar mais introvertido quando for necessário. O importante é não passar uma energia negativa para os demais colegas.

E aí, quais dessas atitudes e características já estão intrínsecas em sua personalidade e quais delas você acha que precisa trabalhar melhor? Continue acompanhando o blog da Contabilista para ler mais conteúdos como esse!

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