O que fazer para ser um líder melhor em 2018

Se você digitar a palavra liderança no campo de buscas de qualquer livraria, certamente os resultados vão retornar dezenas de livros ensinando o que fazer para se tornar um líder melhor. Entretanto, embora esse seja um tema que tenha muita procura, de forma alguma podemos afirmar que existe uma receita de bolo para atingir esse resultado.

Um bom líder é fruto de uma série de características, muitas delas consideradas natas. Contudo, isso não significa que você não possa observar as pessoas que tiveram sucesso nesse campo de forma que você possa aprender com o exemplo delas. Se por um lado podemos dizer que não há receitas, por outro também afirmamos que não há segredos.

Existem várias atitudes e formas de pensar que podem ser consideradas comum a todos eles. Nesse artigo, listamos algumas delas que, se bem desenvolvidas, podem ajudá-lo a ser visto como um líder melhor por aqueles que estão à sua volta.

1. Dê o exemplo

Antes de tudo é preciso ser muito claro: muitas vezes não é o que você diz que influência as pessoas, mas sim a forma como você age que faz a diferença. Os bons líderes não apenas acreditam naquilo que eles dizem como também praticam o que falam. E, acredite, existe uma diferença muito grande entre acreditar e, de fato, praticar.

Um grande exemplo disso são aqueles gestores que pedem para os que os colaboradores “vistam a camisa”, mas eles mesmos não o fazem da mesma maneira. Quando falamos de liderança pelo exemplo, falamos de alguém que acima de tudo vai buscar sempre o melhor para todos. Essas características conciliatórias e de unificação, são essenciais para que você seja mais admirado.

2. Dê e peça feedback

Há um grande número de funcionários que se desmotivam no meio do caminho por uma série de fatores. Alguns, infelizmente, não mais se recuperam e muitas vezes acabam sendo demitidos sem que os gestores deem uma palavra aconselhadora ou procurem saber o que está acontecendo. Acredite, as pessoas valorizam muito aqueles que se importam com elas.

Muitas vezes o próprio funcionário sabe os seus problemas, mas ele espera ouvir isso de alguém para se certificar. Da mesma forma que você deve dar feedback aos seus subordinados (ou superiores, se o estilo de gestão assim permitir), você também deve pedir feedbacks das pessoas com as quais você dialoga mais. Entenda isso como uma oportunidade de perceber seus pontos fortes e fracos e de melhorar ainda mais.

3. Resolva problemas e não os repasse

Em geral, gestores são muito hábeis para identificar problemas, mas na hora de resolvê-los eles preferem passar essa tarefa para os subordinados. De forma alguma queremos dizer que isso é errado, muito pelo contrário, mas se envolver também na resolução é algo que conta pontos ao seu favor e faz com que você seja ainda mais respeitado.

Quando seus colegas entendem que, mesmo sendo hierarquicamente superior, em alguns momentos você faz questão de remar no mesmo ritmo e no mesmo barco, isso mostra que você é “de carne e osso”, ou seja, é mais um na equipe que está lutando por algo em comum. Esteja presente e ao lado dos seus colegas de trabalho nos momentos mais difíceis e se mostre sereno e confiante para resolver problemas. Uma situação ruim é ruim para todos, incluindo você. Não terceirize os problemas, assuma-os.

4. Não tenha medo de ensinar

Existem várias formas de fazer com que uma liderança se imponha sobre os demais. Alguns se utilizam apenas da hierarquia enquanto outros preferem ter atitudes mais intimidantes. Tudo isso pode até funcionar, mas nenhuma dessas maneiras vai fazer de você um líder melhor. O bom líder é aquele que está disposto a ensinar para os seus subordinados aquilo que sabe.

Obviamente, sempre vão existir pessoas que não estão interessadas em aprender, mas tenha certeza de que essas são minoria. A maioria vai querer ouvir o que você tem a dizer – e vai ouvir com atenção. Sendo assim, delegue e ordene o que for preciso, mas mostre a eles que o fato de você pedir para que as coisas sejam feitas de tal modo tem uma razão.

Ensine-os a entender por que você pensa dessa forma e esteja aberto a conhecer formas de trabalho que sejam diferentes das suas. O resultado certamente será o de um relacionamento muito mais agradável – e do qual todos vão guardar boas lembranças por muito tempo, talvez até mesmo para sempre.