5 recursos que ajudam na organização do empresário

Nem mesmo o fato de buscar nos estudos mais conhecimento sobre administração é uma certeza de que um empreendimento vai prosperar. Conhecer recursos que ajudam na organização do empresário é uma característica fundamental para aumentar as suas chances de crescimento.

Entre aqueles que estão começando agora e os que já estão na estrada há um bom tempo, são muitas as dúvidas sobre o que fazer para gerir um negócio com sabedoria. O fato é que muitas vezes mesmo os conselhos básicos são deixados de lado – e isso pode ser suficiente para comprometer o desempenho de uma companhia de forma definitiva.

Neste artigo, listamos cinco conselhos essenciais para que você se torne um empresário mais organizado e aumente as chances do seu negócio de prosperar e se tornar rentável:

1. Planejamento: a palavra-chave para o sucesso

Quando você decide ir para um determinado destino, você traça uma rota e escolhe o caminho mais seguro, mais rápido ou mais confortável. Quando falamos dos planos de uma empresa, podemos usar a mesma analogia para sair do ponto atual e chegar em um ponto futuro. A pergunta a ser respondida é: qual será o caminho escolhido e quais são os meios que serão empregados para se chegar lá?

A resposta, claro, não é simples. Porém, sem saber ao certo onde se quer chegar ou como fazer para conquistar espaço, provavelmente as chances de sucesso serão muito menores. Infelizmente, vemos dezenas de empresas sem planejamento algum, vagando ao sabor do vento e seguindo as “ondas” do mercado. Quando se trata de administrar uma empresa, se tornar um mero espectador ou passageiro é dar muita margem para o azar.

2. Gestão de pessoas: o clima organizacional depende disso

Tenha em mente que o maior patrimônio da sua empresa são as pessoas, o que inclui você. Portanto, todos devem ser tratados com respeito e cordialidade. Os salários devem ser compatíveis com a função exercida no mercado e deve haver perspectivas de crescimento para os seus colaboradores. Caso contrário, assim como você eles passam a ser meros espectadores do negócio.

Tenha ao seu lado pessoas que, de fato, possam ajudá-lo. Lembre-se que a quantidade de funcionários não quer dizer, necessariamente, dar conta de mais trabalho. É preciso estar disposto a capacitar seus colaboradores ou pagar mais por aqueles que já têm o treinamento adequado. Investir em desenvolvimento é sempre uma decisão mais inteligente do que tentar dar conta de fazer tudo sozinho – ou estar cercado de pessoas não capacitadas e sem perspectivas.

3. Tempo: assuma o controle e não deixe as tarefas rotineiras dominarem o negócio

Assumir o controle das tarefas de rotina é essencial para que o aumento delas não sufoque a sua empresa. Por exemplo, suponha que você tenha uma loja de calçados. Seu principal objetivo, portanto, é vender calçados para os seus clientes e negociar bons preços com os seus fornecedores, além de estar atento a tendências do mercado.

Contudo, suponha agora que, pensando em “economizar”, você dispensou os serviços de um profissional de contabilidade, e passa a maior parte do tempo organizando planilhas e fazendo pagamentos. Esse é o famoso "barato que acaba saindo caro", pois está custando o seu tempo de trabalho. Em muitos casos, é melhor delegar essas funções e automatizar tarefas usando softwares de gestão contábil do que insistir em passar o dia inteiro mergulhado nos números e deixar o negócio de lado.

4. Finanças: aprenda a fazer a gestão adequada dos recursos

Um dos fatores que mais compromete a gestão de pequenas e médias empresas é o simples fato de os proprietários misturarem os gastos pessoais com as contas do negócio. Além de complicar a vida da empresa na hora de fechar o balanço, essa medida contribui para que o empreendedor perca a noção da realidade do negócio que está gerindo.

Além disso, é preciso ficar atento às pequenas despesas. Gastos de R$ 10 ou R$ 20 podem até não ter um peso significativo no seu orçamento, mas somadas podem causar rombos nas finanças todos os meses, difíceis de serem justificados. Por essa razão, mantenha as rédeas curtas quando o assunto é o controle dos gastos.

5. Mantenha o seu escritório em ordem

Há quem diga que uma mesa bagunçada é o reflexo da gestão do seu proprietário. Nem sempre isso é verdade, mas é fato que um escritório organizado ajuda o profissional a ser mais produtivo. A mesa de trabalho, por exemplo, deve ser limpa e arejada, não contemplando pilhas de papel acumulados e objetos de pouca utilização.

Invista em meios para organizar o seu ambiente de trabalho. Prateleiras, armários, gaveteiros e caixas organizadoras são fundamentais para que que cada coisa possa estar em seu devido lugar. Nesse ponto você não deve economizar: procure tudo aquilo que você precisa em uma loja de materiais de escritório e dê adeus hoje mesmo à desorganização e à improdutividade.