Nobreak: saiba o que é e como ele pode salvar dados da sua empresa mesmo durante um apagão

Estar preparado para o máximo de imprevistos é o trabalho de um bom gestor. Já imaginou ficar horas sem dar retorno ao seu cliente por falta de energia elétrica? Deixar de ganhar milhares em vendas? Ou até mesmo ter um prejuízo gigantesco com a perda de aparelhos eletrônicos?

É por essa razão que muitos negócios apostam na aquisição de um nobreak como ferramenta auxiliar para emergências! 

Mas afinal, o que é Nobreak?

O nobreak é um equipamento que protege e mantém em funcionamento dispositivos eletroeletrônicos em situações de oscilação ou ausência da rede elétrica. Possui, também, um sistema de estabilização inteligente para evitar a queima e o mau funcionamento dos aparelhos. 

Para entender melhor, considere o nobreak como um equipamento formado por um protetor eletrônico, estabilizador e bateria.

como funciona um nobreak

Imagem: Intelbras

O nobreak pode preservar a vida útil de um dispositivo, evitar a perda de seus dados, garantir a continuidade do seu trabalho e de sistemas de segurança. Portanto, investir num modelo deste equipamento é garantia de mais tranquilidade.

Vantagens de usar um nobreak

A utilização de um nobreak oferece diversas vantagens que fazem o investimento nesse tipo de aparelho valer a pena. A primeira delas é evitar que você fique impossibilitado de concluir uma atividade pela falta de energia. Caso haja um apagão, você terá tempo para salvar seus documentos, enviar comunicados avisando que está sem energia elétrica e outras ações que não seriam possíveis se todos os seus equipamentos estivessem indisponíveis.

Por falar em equipamentos, o uso de um nobreak pode garantir a preservação deles. As oscilações na rede elétrica podem ocasionar em prejuízo, com a perda de vários aparelhos de uma só vez, como computadores em rede, servidores e grandes máquinas. 

nobreak

Um nobreak pode fazer você poupar muito dinheiro ao não precisar lidar com prejuízos operacionais causados pelas quedas de energia. Isso porque muitos modelos de negócios dependem de computadores, roteadores, switches e softwares para desempenhar suas funções.

Por fim, mas não menos importante, nobreaks oferecem mais segurança para você, seus dispositivos e residência/local de trabalho como um todo. Isso porque muitos criminosos desligam propositalmente a energia de um estabelecimento para inutilizar câmeras, cercas elétricas, alarmes e sensores. Com um bom nobreak, você garante que os invasores não terão sucesso em suas más intenções.

Quem precisa de um nobreak?

Basicamente, qualquer tipo de local ou estabelecimento se beneficia do uso de um nobreak. Portanto, ele lhe será útil em diversas ocasiões, principalmente quando se refere a:

  • Empregados home office: se você trabalha em casa, com certeza não quer ficar impossibilitado de fazer as suas atividades, ou então perder seus documentos e equipamentos em um apagão, não é mesmo? Além disso, há todas as questões de segurança destacadas no tópico anterior que fazem o uso desse equipamento ser extremamente útil.
  • Profissionais de TI e informática: você lida diretamente com dispositivos como computadores, servidores e tudo mais relacionado à internet e computação? O uso do nobreak é de suma importância não apenas para que você consiga desempenhar seu trabalho, mas também para que os seus equipamentos não sejam queimados.
  • Demais empresas e comércios: o mesmo vale para empresas e outros  formatos de negócio. Isso porque nos dias de hoje basicamente todo mundo depende da eletricidade para realizar as suas funções, salvar e proteger dados.
  • Síndicos: você é responsável pela organização do seu condomínio? Investir nesse equipamento garante a segurança e praticidade de todos os seus vizinhos, fazendo com que eles fiquem mais satisfeitos com os seus serviços.

Tipos de nobreak

Para escolher um modelo de nobreak, é preciso levar em consideração algumas especificações técnicas. A primeira delas é a sua potência, número que é expresso em VA (volt ampère). É esse valor que vai indicar quanta energia a bateria pode produzir e por quanto tempo o aparelho é capaz de alimentar outros eletrônicos até que a energia elétrica seja restabelecida.

Em geral, esses aparelhos conseguem sustentar a energia de um computador por pouco mais de 15 minutos. É o tempo suficiente para você salvar o trabalho que está fazendo e desligar o equipamento com segurança, evitando que ele tenha uma sobrecarga de energia quando o serviço for restabelecido.

nobreak sendo ligado

Basicamente, existem três tipos de nobreak: standby (offline), linha-interativa e online. Todos são eficientes dentro de suas propostas, por isso é importante conhecê-los para descobrir qual deles se adapta melhor às suas necessidades.

Os do tipo standby são os mais simples e mais baratos. Ele utiliza a sua bateria para conter as flutuações de energia e pode ou não ter medidas de proteção contra surtos. Ele é recomendado para equipamentos de pequeno porte, seja em um escritório ou residência.

Já os modelos do tipo linha-interativa são os mais comuns do mercado. Seu funcionamento é similar ao da primeira versão, mas eles contam com um regulador automático de voltagem (AVR), que estabiliza as flutuações de sinal recebidas pela rede. Eles são os mais indicados para uso geral em computadores e outros equipamentos similares.

Por fim, temos os nobreaks online. Esses modelos têm dupla-conversão de energia, ou seja, a energia que entra em corrente alternada é primeiramente convertida para corrente direta, abastecendo a bateria e ligando uma peça chamada inversor. O inversor, por sua vez, converte novamente a energia para uma com corrente alternada limpa e de voltagem constante.

Como eles produzem o melhor tipo de energia possível são mais caros. Em geral, esse tipo de equipamento é usado em hospitais, servidores, minas ou locais que não possam parar, ou seja, que demandem energia 24 horas por dia.

É recomendado desligar o nobreak?

Uma dúvida muito comum que surge naqueles que desejam contar com um nobreak é se mantê-lo ligado 24 horas poderia causar algum dano a este aparelho? A resposta é não. Ao contrário de outros aparelhos eletrônicos, o nobreak não tem sua vida útil ou bateria prejudicada caso fique ligado por longos períodos sem interrupção. Além disso, ele só corre risco de queimar caso a carga ligada a ele seja maior que a oferecida por ele.

Pronto para investir em um nobreak? Confira os modelos disponíveis em nosso site.

Fonte(s):

Fazer Pergunta, Intelbras e NHS.

Tags: Nobreak