10 plantas que podem ser cultivadas no escritório para reduzir o estresse

Já pensou em colocar plantas no seu escritório ou local de trabalho? Além de melhorarem a decoração do local, elas podem trazer inúmeros benefícios para você e para as pessoas que trabalham a sua volta.

Independente da sua profissão ou empresa onde atua, algumas situações ou momentos da rotina de trabalho podem se tornar estressantes, não é mesmo? É nesse sentido que as plantas se tornam ótimas amigas.

Segundo a cromoterapia, também conhecida como terapia das cores, a cor verde ajuda a promover o equilíbrio e diminuir o estresse. Além disso, ela estimula o bem-estar físico e mental, podendo até mesmo aumentar a nossa imunidade, algo que todos precisam atualmente devido a pandemia.

Por isso, investir em plantas na hora de decorar o ambiente profissional é tão importante. As plantas podem ainda ajudar a purificar o ar e amenizar a temperatura em dias de intenso calor. Além de usufruir dessas vantagens, você estará ajudando o meio ambiente, podendo até mesmo motivar a consciência ambiental e a aproximação com a natureza de todos que frequentam o escritório.

Ficou interessado? Então confira neste artigo as melhores opções de plantas para serem cultivadas em um escritório ou ambiente de trabalho.

01.  Bambu

O bambu é uma das melhores opções de plantas para escritórios, devido ao fato de poder ser cultivado na sombra ou na meia-luz. Como benefício, ele oferece grande potencial de purificação do ar, além de atuar como um calmante. Ótimo para aquele dia de estresse no trabalho.

02.  Clorofito

Espécie de planta que é excelente para a purificação do ar. O clorofito consegue inclusive absorver fortes odores e fumaças, sendo uma boa escolha para aqueles que trabalham em grandes cidades e gostam de deixar as janelas abertas.  

Esse tipo de espécie não precisa de muita iluminação para ser cultivada, mas é recomendado expô-la à luz do sol pelo menos uma vez ao dia.

03.  Samambaia

Essa espécie exige um pouco mais de trabalho ao ser cultivada, pois é preciso colocá-la em vasos suspensos em lugares mais altos. Além disso, ela precisa ser colocada na meia-sombra. A principal vantagem ao contar com esse tipo de planta é o fato dela ajudar a manter a umidade do ambiente em um nível adequado, além de remover poluentes comuns.

04.  Hera

Se o problema no escritório é o mofo, a hera é a solução. Essa espécie de planta é ótima para reduzir a quantidade de mofo no ar, Vale lembrar que mofo pode acarretar diversos problemas para você e demais indivíduos que frequentam o seu ambiente de trabalho, como alergias e irritações no pulmão.

05.  Lavanda

Também conhecida como Alfazema, a lavanda é conhecida por ter um odor muito agradável. No entanto, ela não possui como vantagem apenas deixar o escritório com um cheiro melhor. Seu cheiro ajuda a reduzir nosso ritmo cardíaco, algo ótimo para aqueles que ficam muito tensos e ansiosos no trabalho.

06.  Babosa

Para aqueles que querem poupar tempo e esforços na hora de cultivar uma planta, a babosa é uma boa opção. Apesar de necessitar de luz solar, ela se adapta bem em lugares secos, precisando ser regada somente uma vez na semana.

A babosa é uma das plantas mais efetivas na produção de oxigênio. Além de deixar o ar que você respira mais puro, ela consegue reduzir os níveis de estresse e ansiedade. 

07.  Jasmim

Outra planta famosa pelo seu cheiro. A jasmim ajuda a reduzir os níveis de ansiedade, além de nos ajudar a ser mais produtivos. No entanto, você irá precisar deixá-la próxima a uma janela onde bata a luz do sol.

08.  Espada-de-São-Jorge

A Espada-de-São-Jorge é uma das plantas mais eficientes na produção de oxigênio e purificação do ar, sendo ótima para deixar o ambiente do trabalho mais leve e agradável. Por não exigir uma grande quantidade de água e luz, ela acaba sendo ainda mais vantajosa para aqueles que não possuem muita experiência ou tempo para cultivar uma planta.

 

09.  Filodendro

Existem diversos tipos de filodendro disponíveis. Recomendamos que você escolha por aqueles que possuem folhas no formato de coração, pois são mais fáceis de serem cultivadas e mantidas em ambientes internos.

Essa espécie de planta se sobressai por ser capaz de absorver diversas substâncias químicas, sendo uma boa purificadora de ar.

10.  Gardênia

Se o quesito é estética, a gardênia com certeza irá chamar a atenção. Ela é ótima para aqueles que desejam melhorar a aparência do escritório. No entanto, ela exige mais cuidado, sendo necessário mantê-la próxima de uma janela que tenha boa luz solar.

Suas folhas, além de serem lindas, ajudam a tornar o ar mais limpo. Dessa forma, você consegue ter um ambiente mais agradável tanto esteticamente quanto em pureza, reduzindo seus níveis de estresse e ansiedade.  

...

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre trabalho, organização, tendências, tecnologia e tudo sobre escritório. Não deixe de visitar o nosso site e garantir os suprimentos ideias para o seu dia a dia de trabalho!