5 dicas para manter a postura trabalhando em home office

O home office existe há tempos, mas tomou maiores proporções em virtude da pandemia de Covid-19. Muitas empresas, a fim de contribuir com o distanciamento social, adotaram o regime de trabalho à distância e muitos colaboradores tiveram suas rotinas alteradas. Se a sua casa também se tornou o seu escritório, é necessário que você saiba gerenciar as suas atividades de forma que isso não prejudique a sua saúde, principalmente no que se refere à postura. 

Neste artigo, daremos algumas dicas de ergonomia para quem trabalha remotamente. Cada uma dessas orientações foi pensada justamente para que você mantenha a postura adequada durante o trabalho em casa, e não chegue ao fim do expediente sentindo cansaço físico e dores no corpo. 

  • Ajuste o seu local de trabalho

Você já deve saber que trabalhar em um ambiente improvisado e sem estrutura não é o ideal, não é mesmo? Por isso, a primeira dica é, portanto, que você se instale em um lugar tranquilo da sua casa, preferencialmente longe de distrações. 

Sabemos que nem sempre é possível ter um cômodo apenas para servir como escritório, por isso é importante que você se adapte à sua realidade. Mas nada de trabalhar na cama ou no sofá, com o notebook no colo, ein! Investir em mesa e cadeira específicas para escritório farão toda a diferença no seu dia a dia de trabalho e te ajudarão a manter uma boa postura.

É importante que você esteja em um ambiente com boa iluminação. Lembre-se também de estar atento(a) à posição da tela do seu computador, que deve ficar na altura dos olhos. Para isso, você pode contar com o auxílio de suportes para monitores. Caso você utilize um notebook, o melhor é escolher um suporte para laptop e periféricos independentes.

  • Entenda qual é a postura mais confortável para você

Para encontrar a posição ideal para sentar durante o trabalho, é necessário seguir estes passos:

  • Alinhe seus ombros com os quadris;
  • Deixe os joelhos levemente abaixo da linha dos quadris;
  • Evite inclinar a cabeça;
  • Mantenha os pés totalmente apoiados no chão ou no apoio ergonômico para pés
  • O punho deve permanecer neutro, sem dobrar;
  • Lembre-se que a sua região lombar deve estar encostada na cadeira; 
  • Regule o apoio de braços da sua cadeira na altura do cotovelo.

  • Faça intervalos

Assim como acontecia no ambiente normal de trabalho, fazer pequenas pausas ao longo do expediente é ideal para que o corpo fique menos tenso e para que a mente não seja sobrecarregada. Nesses minutos de intervalo, levante um pouco, tome um café, faça um lanche rápido ou aproveite para fazer um carinho no seu pet, por exemplo. Isso faz com que o seu cérebro relaxe e volte a focar, além de te ajudar a tomar decisões mais assertivas. O importante é ficar um pouco em pé e com o olhar direcionado para outro ponto além da tela do computador.

  • Alongue-se!

Muitas empresas apostam na ginástica laboral diária para que os funcionários façam alongamento e fiquem menos tensos — isso não é à toa! Movimentar-se e esticar o corpo é uma estratégia fundamental para a saúde! Isso faz com que os músculos fiquem relaxados, facilitando a manutenção da boa postura e evitando dores e lesões. 

Existem muitos materiais dando dicas de alongamento disponíveis na internet, e você pode encontrar diversas estratégias para se alongar em casa — já adiantamos que o ideal é encontrar as posições que você consiga fazer e permanecer 20 segundos em cada uma delas. Veja aqui 4 exercícios para fazer durante o trabalho.

Vale frisar que a prática regular de atividades físicas também é uma excelente aliada quando o assunto é manter uma postura correta e saudável. Ainda que os alongamentos ajudem a diminuir a tensão muscular e a relaxar o corpo, eles não substituem os exercícios que são pensados para o fortalecimento da musculatura.

  • Tenha um estilo de vida mais saudável

Além das dicas anteriores, é preciso que você adote outros hábitos saudáveis, pois a boa postura tem uma relação direta com o estado de saúde do seu corpo. Eis mais alguns fatores que constituem uma vida saudável:

  • Ter boas noites de sono;
  • Abandonar hábitos nocivos, como o tabagismo;
  • Priorizar uma alimentação balanceada;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Promover momentos de lazer;
  • Tomar bastante água.

Colocar essas atitudes em prática é uma forma de se sentir melhor e de ter mais disposição para o trabalho. Pode acreditar!

.....

Gostou das dicas? Então continue acompanhando o Blog da Contabilista para ter acesso a mais conteúdos como esse, repleto de dicas e informações sobre saúde e bem-estar no trabalho.