Mexa-se: 11 exercícios de alongamento para fazer em casa ou no escritório

Passar várias horas em uma mesma posição é prejudicial ao corpo. É por essa razão que, quando estamos no trabalho, há a preocupação com as chamadas “atividades laborais”, exercícios que ajudam a relaxar a musculatura, reduzindo a tensão e minimizando dores.

Se por um lado no escritório há um controle maior sobre essa prática, por outro a modalidade de home office pode pesar contra nessas horas. Nem sempre os trabalhadores têm em casa uma infraestrutura de trabalho tão ergonômica quanto na empresa, e com menos atenção aos exercícios as dores podem aparecer mais depressa.

Pensando nisso, listamos aqui alguns exercícios de alongamento simples e práticos que podem ser feitos tanto em casa quanto no trabalho. É fundamental que você reserve alguns minutos do seu dia para essa prática. Acredite: essa pausa relaxante será muito benéfica para a sua produtividade.

Exercício 1

Sentado na sua cadeira, coloque as duas mãos atrás da cabeça, cruzando os dedos. Faça o movimento de pressão para baixo, curvando o pescoço. Mantenha-se nessa posição por cerca de 10 a 15 segundos.

Exercício 2

Sentado na sua cadeira, coloque a palma da mão direita sobre a orelha esquerda. Faça uma força lateral, alongando os músculos laterais da região cervical. Permaneça nessa posição por cerca de 10 a 15 segundos. Depois, inverta os lados e repita o exercício.

Exercício 3

Sentado na sua cadeira ou em pé, estenda os braços para frente. Com uma das mãos, segure o cotovelo e puxe-o em direção ao peito. Mantenha-se nessa posição por cerca de 10 a 15 segundos e, depois, repita o exercício invertendo os lados.

Exercício 4

Sentado na sua cadeira, coloque uma das mãos atrás da cabeça. Com a outra mão, faça uma força para baixo, segurando o cotovelo. Permaneça nessa posição por cerca de 10 a 15 segundos e, depois, repita o exercício invertendo os lados.

Exercício 5

Sentado na sua cadeira ou em pé, estenda um dos braços para frente. Com a outra mão, segure os seus dedos e puxe-a para trás. Esse movimento permitirá que você alongue a região dos pulsos. Mantenha-se nessa posição de 10 a 15 segundos e depois repita o procedimento invertendo os lados.

Exercício 6

Sentado na sua cadeira ou em pé, estenda um dos braços para frente. Com a outra mão, segure os seus dedos pelo dorso, puxando-os para trás. Mantenha-se nessa posição de 10 a 15 segundos e depois repita o procedimento invertendo os lados.

Exercício 7

Sentado em sua cadeira, tente abraçar as suas pernas. Relaxe os ombros e leve a cabeça em direção aos joelhos. Mantenha-se nessa posição por 20 segundos.

Exercício 8

Sentado em sua cadeira, estique uma das pernas para frente. Com as duas mãos, tente alcançar a ponta do seu pé. Mantenha-se nessa posição por 10 a 15 segundos e, depois, faça o mesmo movimento com a outra perna.

Exercício 9

Em pé, mantenha-se apoiado em apenas uma das pernas. Segure a outra perna pelo peito do pé e puxe-a flexionada em direção aos seus glúteos. Mantenha-se nessa posição por 10 a 15 segundos e, depois, repita o exercício com a outra perna.

Exercício 10

Em pé, apoie as duas mãos na parede e mantenha o tronco ereto. Mantenha uma das pernas afastadas e outra à frente, de maneira que o joelho da perna à frente se flexione e que a perna afastada se mantenha estendida. Mantenha-se nessa posição por 10 a 15 segundos e, depois, inverta o lado.

Exercício 11

Em pé, flexione o tronco a frente, com a cabeça e os braços relaxados. Com as duas mãos, tente tocar as pontas dos seus pés. Mantenha-se nessa posição por 15 segundos e retorne à posição ereta de forma lenta.

.....

Em um cenário ideal, recomenda-se que você faça essa série de exercícios pelo menos duas vezes ao dia, ou a cada 3 horas de trabalho. Se não for possível, realize-a por completo pelo menos uma vez ao dia. Seja em casa ou no escritório, o importante é não passar o dia inteiro na mesma posição. Seu corpo agradece.