4 exercícios e alongamentos para fazer no trabalho

Para quem passa o dia inteiro na frente do computador, fazer algumas pequenas pausas ao longo do dia é essencial para a saúde. Levantar e caminhar pelo escritório, tomar água e fazer alguns alongamentos são medidas importantes para que o seu corpo não sinta o peso de uma longa jornada de trabalho. Por isso, é muito importante conhecer exercícios e alongamentos para fazer no trabalho.

Empresas de médio e grande porte costumam ter em seu quadro de funcionários um profissional responsável por comandar pequenas sessões de exercícios ao longo do dia. A chamada ginástica laboral contribui para aliviar o estresse, diminuir a tensão no corpo e mantê-los mais descansado no trabalho.

Se a sua empresa ainda não tem um profissional responsável por essas atividades, não tem problema: você mesmo pode separar uns minutos para cuidar da saúde todos os dias. Listamos aqui 4 exercícios e alongamentos que você pode fazer na sua mesa de trabalho.

1. Combatendo a dor nas costas e nos ombros

Para quem fica sentado diante do computador, as costas e os ombros são os pontos do corpo que mais sentem as dores do dia a dia. Porém, você pode aliviar a tensão sem nem precisar sair da sua mesa. Basta lembrar de fazer um simples exercício de alongamento várias vezes ao dia, pelo menos uma vez a cada duas horas.

Sentado, estique os dois braços para cima e entrelace os seus dedos. Procure esticar os braços o máximo possível e mantenha-se na posição mais extensa por pelo menos 30 segundos. Em seguida, mantendo a posição, incline o tronco para o lado direito e depois para o lado esquerdo, mantendo-se firme por mais 20 segundos em cada uma das vezes.

2. Combatendo a tendinite

Entre aqueles que trabalham no computador, outro ponto que sofre bastante é o punho. Forçar demais os punhos sem as devidas pausas para descanso pode resultar em tendinite. Felizmente, evitar que isso aconteça é simples e também se trata de um exercício que você pode fazer até mesmo sentado.

Deixe a sua coluna ereta e estique um dos seus braços sobre o peito na direção oposta. Por exemplo, o braço esquerdo para a direita. Seguro o punho com a outra mão e mantenha-se nessa posição por 30 segundos. Depois, repita o procedimento com o outro braço. Outra dica é esticar os braços para a frente e puxar as pontas dos seus dedos para trás. Repita esse movimento, em cada uma das mãos, por 30 segundos.

3. Exercícios também para as pernas

Agora que você fez dois exercícios enquanto estava sentado, é hora de se levantar um pouco. Quem também precisa de atenção são as suas pernas. Não há nada pior para elas do que passarem o dia inteiro na mesma posição. Já mencionamos aqui que, sempre que possível, uma vez por hora, por exemplo, você deve se levantar e caminhar pelo escritório. Mas você também pode fazer um alongamento.

Em pé, junte as pernas uma do lado da outra e dobre uma delas para trás. Segure na ponta do pé enquanto alonga a parte posterior da coxa. Fique parado nessa posição durante 30 segundos e depois faça o mesmo movimento com a outra perna. Depois, com os tornozelos, faça movimentos circulares durante 20 segundo em cada um dos pés.

4. Exercícios para o pescoço

Esse é outro ponto muito importante do nosso corpo e que raras vezes recebe a devida atenção: o pescoço. Nós também separamos alguns exercícios para ele. Sentado e com as pernas ligeiramente afastadas, faça bem devagar movimentos circulares com a cabeça. Gire a cabeça por 10 segundo no sentido horário e, depois, mais 10 segundos no sentido anti-horário.

Outra dica é, na mesma posição, colocar a ponta do queixo no peito e depois inclinar calmamente a cabeça para trás. Repita esse movimento lentamente pelo menos 10 vezes. Por fim, na mesma posição, incline a sua cabeça para um dos lados e segure-a com as mãos durante 15 segundos. Depois, faça o mesmo voltado para o outro lado.