5 benefícios da ergonomia no trabalho

Mais do que nunca, não é apenas o dinheiro e as perspectivas profissionais que fazem do ambiente de trabalho um lugar melhor. É cada vez maior o número de pessoas que valoriza a infraestrutura oferecida para o desempenho das atividades como um diferencial. Assim, cadeiras confortáveis e boas condições de iluminação, por exemplo, são apenas alguns dos benefícios da ergonomia no trabalho.

O resultado disso é o fato de que você será capaz de proporcionar maior qualidade de vida para os seus colaboradores – o que pode fazer muita diferença a médio e longo prazo em sua companhia. Nesse artigo, elencamos cinco benefícios amplamente difundidos que você perceberá caso adote políticas que valorizem a ergonomia dos seus trabalhadores.

1. Prevenção às doenças ocupacionais

Esse é sem dúvida o principal ponto que justifica o investimento em um mobiliário mais adequado na empresa, de forma a valorizar a ergonomia dos trabalhadores. O simples fato de os seus funcionários se sentarem de forma correta na cadeira, terem o computador e o monitor na altura corretas e usarem móveis adequados reduz significativamente as reclamações relacionadas a dores musculares nos braços, nas pernas e nas costas.

Além disso, a má postura pode ser ainda causadora de doenças como LER e DORT, ambas passíveis de serem evitadas. Dessa forma, com menor incidência de problemas de saúde, os colaboradores se tornam menos propensos a faltarem, tornando-se mais produtivos em suas tarefas de rotina.

2. Redução do cansaço e do estresse

Outro ponto importante a ser observado diz respeito à presença de um instrutor de ginástica laboral na empresa. As pausas diárias para alongamentos e exercícios físicos ajudam a relaxar e amenizar o cansaço. O ideal é programar ao menos duas sessões diárias: uma pela manhã e outra no período da tarde.

Note que o engajamento dos funcionários nessas atividades é essencial para que elas sejam bem-sucedidas. O exemplo deve vir dos gestores e dos colaboradores hierarquicamente superiores. Por mais que o dia esteja atarefado, todos nós temos que parar uns instantes para alongar e relaxar.

3. Valorização profissional

Quando o funcionário vê que a empresa está preocupada de alguma forma com a sua saúde ele se sente mais valorizado. Isso pode ser visto em atitudes como essas, que tecnicamente não são obrigatórias por lei, mas que resultam em benefícios diretos e indiretos para todos os envolvidos.

A ginástica laboral é vista como uma forma de suporte ao trabalho, uma garantia para o colaborador de que os seus superiores estão preocupados com o seu bem-estar. Apesar de essa possibilidade ser amplamente conhecida e divulgada, ainda são muitas as empresas que não se atentam a esses detalhes, desmotivando muitos funcionários.

4. Aumento da produtividade

Basicamente, todos os gestores sempre estão em busca de encontrar qual é o ponto máximo de produtividade que os seus colaboradores são capazes de alcançar. Entretanto, muitos se esquecem que o ser humano não é como uma máquina: ele precisa de pausas e estímulos para que o foco nas tarefas permaneça em níveis sempre elevados.

Um trabalhador que fica sentado quatro horas direto, sem nenhum intervalo para alongamento ou para caminhadas pelo escritório, certamente está mais propenso a apresentar algum tipo de sintoma como dores musculares. Além disso, não conseguimos manter o foco por tanto tempo assim de forma eficiente, por isso essas pausas são essenciais.

5. Menor incidência de afastamentos por motivo de doenças

Doenças crônicas costumam encontrar em ambientes ergonomicamente mal projetados um espaço propício para se proliferarem. Infelizmente, esse ainda é o caso de muitas empresas que acreditam que é mais barato investir em móveis de baixa qualidade ou, ainda, em conservar peças quebradas e com defeitos aparentes.

Estando menos propensos às doenças crônicas, reduz-se também o número de pedidos de afastamento, atestados médicos e faltam por motivos de saúde. Além disso, a boa disposição de mobiliário ajuda para que os trabalhadores se sintam mais confortáveis durante o trabalho, ampliando a percepção positiva que eles têm sobre o ambiente no qual passam pelo menos um terço do dia.