Sem estresse: 5 dicas para relaxar no trabalho e não perder o controle

Quem nunca passou por uma situação de estresse no trabalho que atire a primeira pedra. Seja você uma pessoa calma ou mais ansiosa, o fato é que certas situações profissionais do dia a dia nos fazem perder o controle e acabamos nos prejudicando por conta disso.

Alguém estressado corre mais riscos de sofrer com problemas de saúde. Além disso, pode ser que você desconte a sua raiva em pessoas que não têm nada a ver com as suas frustrações, o que pode ser ruim para a sua imagem. E mais: o estresse compromete a qualidade do trabalho, fazendo com que tudo se torne mais difícil.

Porém, somos humanos e por mais que você tenha um bom controle emocional, ainda assim algumas situações podem tirá-lo do sério. Neste artigo, elencamos alguns conselhos que podem ajudá-lo a respirar fundo e pensar com clareza antes de agir em momentos difíceis.

1.Respire fundo

À medida que ficamos ansiosos, nosso ritmo cardíaco aumenta e respiramos de forma mais acelerada. Quando esse ritmo persiste por muito tempo, a consequência pode ser a hiperventilação, que leva a dores no peito e tontura. Pessoas sob estresse podem ter ataques cardíacos ou simplesmente desmaiarem por não suportarem a pressão.

Ao perceber que as coisas estão saindo de controle, faça uma pausa e foque na respiração. Um estudo realizado na Índia mostrou que a respiração lenta afeta positivamente o ritmo cardíaco. Inspire e conte até 5, depois expire e conte até 5. Pratique esse exercício pelo menos três vezes por semana de 5 a 7 minutos.

2.Faça exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é algo que deve estar presente na sua rotina. Porém, ainda que você seja uma pessoa sedentária, nada impede a prática de ginástica laboral durante o expediente. A cada uma ou duas horas, levante-se e alongue os membros inferiores e superiores: essa é uma forma de relaxar o corpo.

O estresse funciona como uma descarga de adrenalina no corpo, tendo como objetivo prepará-lo para o que está por vir. Quando as quantidades desse hormônio aumentam e não têm para onde ir, a sensação que temos é de agitação e irritabilidade. A prática de atividade física faz o cérebro liberar endorfina, que o deixa mais relaxado.

3.Resolva problemas de comunicação

Quando acumulamos problemas com o passar dos dias, deixamos de pensar com clareza sobre eles e passamos a nos concentrar apenas em mecanismos de defesa. A sensação de estar constantemente em alerta é cansativa e pode desencadear uma série de outros problemas emocionais e psicológicos.

Desabafar é uma das melhores formas de se livrar dessa carga emocional. Isso não significa gritar ou ser grosseiro com outras pessoas, mas sim conversar. Falhas de comunicação estão na origem de grande parte dos problemas que ocorrem nas empresas. Dê um tempo a si mesmo para pensar com clareza e verbalizar com outras pessoas as razões das suas frustrações. Terapia pode ser muito útil nesse sentido.

4.Dê um tempo para si mesmo

Tenha em mente um conselho: quantidade não é sinônimo de qualidade. Acumular tarefas ao longo do tempo ou se manter constantemente sobrecarregado é um dos principais fatores que podem gerar estresse. É preciso ter um equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, ou caso contrário você sentirá estafado em pouco tempo.

Emendar semanas inteiras de trabalho, sem dar a si mesmo ao menos um dia de descanso, implica em se sentir estressado em questão de poucas semanas. Nosso corpo e nossa mente precisam se um tempo para relaxar e reorganizar as ideias. Dê uma folga para si mesmo sempre que possível.

5.Não leve os problemas de casa para o trabalho, e vice-versa

Em tempos de home office, sabemos que é difícil separar a vida pessoal da profissional. Além disso, somos uma única pessoa, e aquilo que acontece no dia a dia em casa impacta também no trabalho, e vice-versa. Apesar disso, tentar separar os ambientes é fundamental para não transformar tudo em uma grande rotina.

Mesmo trabalhando em casa, tente se manter focado em cada uma das suas tarefas. Na hora do expediente, desligue-se dos problemas pessoais o máximo possível para não comprometer sua produtividade. Já nos horários de lazer, desligue o celular e o computador para dar atenção aos seus familiares e não cair na tentação de adiantar trabalho.