Minimalismo: como aplicar esse conceito na organização da casa ou do escritório

O minimalismo incentiva a busca por uma vida mais simples, livre de excessos. A ideia é ter em sua vida apenas aquilo que é essencial, significativo e que proporciona bons sentimentos e experiências.

Ficou curioso para entender como essa tendência pode ser colocada em prática? Vem com a gente!

Como o minimalismo funciona?

Você pode aplicar os conceitos do minimalismo na sua casa e no seu escritório. Adotar a filosofia de viver apenas com aquilo que traz satisfação e felicidade dá uma vantagem importante: organização. Com menos itens armazenados fica mais simples saber onde as coisas estão e encontrar o que você precisa.

Confira um passo-a-passo para inserir o minimalismo no seu dia a dia:

  • Experimente arrumar a casa ou o seu espaço de trabalho a partir de categorias. Para isso, guarde os itens que são utilizados numa mesma situação juntos, como acessórios de cozinha e materiais de escritório. Isso vale também para o seu computador: reúna em pastas os arquivos de um mesmo projeto ou os e-mails sobre o mesmo tema.
  • Defina um espaço diferente para cada item que está sendo armazenado tendo em mente as categorias já criadas.
  • Após todos os itens estarem categorizados e armazenados evite deixá-los fora do lugar após o uso. A bagunça surge quando você não guarda o que ainda é útil ou não descarta o que é inútil. No seu computador, apague os e-mails antigos e organize a sua caixa de entrada.
  • Crie uma rotina de organização diária. Antes mesmo do início da sua jornada de trabalho verifique se os objetos que você irá utilizar estão à mão. Organize e guarde o que é dispensável naquele momento em gavetas e armários.

Um estilo de vida minimalista

Você pode aplicar o conceito de minimalismo também em sua vida pessoal. Para isso, analise as suas despesas fixas como a conta do celular, e verifique se o pacote de dados mensal está adequado às suas necessidades ou se você pode migrar para um plano mais simples e ainda economizar.

Outra faxina possível de ser feita é nas suas redes sociais: se conecte apenas com os amigos e parentes próximos e deixe de seguir as páginas que não trazem conteúdos que agregam à sua vida. Selecione também aqueles grupos de mensagens em que você precisa estar e saia daqueles que não te fazem bem. Essa pode ser a chave da sua felicidade digital!

Libere a sua agenda! Sabe aqueles compromissos assumidos apenas pela falta de coragem de dizer não a alguém? Eles também podem estar em excesso, impedindo que você realize algo mais significativo e gratificante para a sua vida.

Minimalismo = zero consumo?

Ao falar em minimalismo precisamos ter um cuidado: ao adotar essa postura frente à vida, você não precisa ser radical e contra qualquer compra. Os objetos que trazem felicidade e qualidade de vida devem permanecer em sua lista de desejos. Mas para que isso aconteça na prática você precisa se conhecer e identificar aquilo que é essencial para o seu bem-estar e te traz alegria.

Facilidade e liberdade no dia-a-dia

Você já parou para pensar que ter menos coisas torna a nossa organização mais rápida? Essa é outra vantagem do minimalismo: ele facilita a sua rotina, proporcionando mais tempo para o que realmente importa para você e mais produtividade no âmbito profissional.

Focando naquilo que realmente importa!

Adotar um estilo de organização ou de vida minimalista não significa não ter mais prazer ao fazer compras. Suas escolhas sobre o que manter e o que deixar ir devem refletir aquilo que é prioridade em sua vida e que representa seus interesses e auxilia em sua realização pessoal. 

Por isso, podemos dizer que o ato de desapegar daquilo que não faz mais sentido deve ser um caminho constante na busca pela nossa própria felicidade. 

Quer se aprofundar nesse tema? 

Na internet você encontra diversas séries interessantes sobre o minimalismo, como Minimalismo: um documentário sobre coisas importantes e Mente minimalista: um documentário sobre minimalismo

Já se você prefere a leitura, o livro “Isso me traz alegria” de Marie Kondo, traz valiosas dicas de organização baseadas na filosofia do minimalismo.

Agora é com você: menos pode ser mais? Se você acredita que sim, é hora de se aprofundar no tema e aprender como tornar a sua vida mais leve e com mais significado!