Entenda como fazer sua cadeia de suprimentos brilhar

O termo cadeia de suprimentos foi citado pela primeira vez em 1982, por Arnold Kransdorff. Desde então, ele tem sido um dos principais focos dos teóricos da administração e de gestores e empresários.

Nos dias atuais, é praticamente impossível ter um negócio que não possua uma cadeia de suprimentos. Também conhecida como supply chain, ela pode ser definida como o conjunto de atividades que envolvem a produção, armazenamento e transporte de um bem ou serviço.

Numa marca de roupas, por exemplo, ela engloba desde os fornecedores dos materiais necessários para a criação do vestuário até a entrega das peças compradas pelos clientes.

Viu como a gestão correta da cadeia de suprimentos é determinante para o êxito de um negócio? Siga com a gente para saber como otimizar e ter um supply chain brilhante na sua empresa.

Priorize a comunicação

A cadeia de suprimentos engloba diversas áreas de uma empresa, como logística, compras, financeiro, produção, entre outros. Dessa forma, não há como ter um supply chain de sucesso se estes departamentos não estiverem na mesma página.

O setor de produção precisa informar quais matérias estão acabando no estoque e precisam ser repostos. Este, por sua vez, precisa ser notificado quando o departamento de vendas conseguir fechar novos pedidos.

mulher do departamento de compras recebendo um telefonema comunicando a necessidade de comprar mais materiais para produção

Por isso, é preciso buscar maneiras de integrar os processos da cadeia de suprimentos e aprimorar a comunicação entre eles. Isso pode ser feito através de softwares de gestão ou plataformas que facilitem a comunicação entre os responsáveis por cada área.

Foque mais na expansão, não em cortar custos

Muitos gestores e profissionais encarregados de montar ou otimizar uma cadeia de suprimentos cometem o erro de focar apenas em formas de reduzir os custos que este processo gera.

Por mais que poupar seja sempre uma ótima opção, há uma alternativa ainda mais válida: a de aumentar a receita. Algumas situações, por mais que acarretem em mais gastos, podem trazer benefícios lá na frente.

Como exemplo, podemos listar a compra de insumos, matérias-primas e até mesmo fretes mais caros durante períodos de intensas vendas, como a Black Friday e o Natal. Nessas situações, é preciso deixar a redução de custos um pouco de lado e focar mais em produzir produtos e serviços da melhor qualidade possível, além de ter a garantia que eles serão entregues dentro do prazo.

Afinal, muitos clientes que aproveitam estes períodos de compras podem se tornar clientes fiéis da sua empresa. Por isso, vale a pena caprichar.

Faça tudo convergir para a satisfação dos clientes

Este tópico está muito conectado com o anterior. A depender do modelo de negócios de uma organização, é possível que sua cadeia de suprimentos seja dividida em diversas etapas que dependem da ação de diversas organizações e indivíduos, como os seus fornecedores e funcionários, por exemplo.

Porém, nenhum é mais importante do que o cliente. Dessa forma, todo o supply chain tem que ser pensando em garantir a satisfação dos mesmos. De nada adianta ter ótimos fornecedores, matérias-primas de qualidade e um processo produtivo que maximize os lucros se o mercado não quiser comprar o seu produto ou serviço por questões de atraso.

funcionários do departamento de entregas organizando as mercadorias

Ao navegar em sites como o Reclame Aqui, é possível notar que boa parte das reclamações dos consumidores em relação a e-commerces e demais lojas é o atraso ou não entrega de uma encomenda.

Uma cadeia de suprimentos brilhante é aquela que consegue mitigar estes problemas, sendo assim capaz de prospectar e fidelizar cada vez mais clientes.

Conte com bons fornecedores

Já imaginou não conseguir aproveitar um repentino aumento da demanda do mercado por não ter materiais suficientes para produzir seus produtos ou serviços? Ou então precisar parar todo o seu processo produtivo por falta de insumos ou porque os que você recebeu estão em péssima qualidade?

Esses cenários desastrosos podem acontecer se os seus fornecedores deixarem você na mão. Por isso, é preciso ter os melhores ao seu lado. Mais uma vez, o barato pode sair caro.

Investir mais em formar parcerias com empresas de qualidade e contar com as melhores matérias-primas e demais produtos com certeza fará o seu supply chain melhorar como um todo.

Que tal ter a Contabilista como sua fornecedora? Com mais de 35 anos de experiência no mercado, podemos oferecer diversos suprimentos de ótima qualidade para o seu negócio, com condições especiais. Acesse o nosso site e confira!

Fonte(s):

IBID e Forbes.