8 dicas para sua empresa começar o ano bem

Um novo ano começou e a sua empresa precisa alinhar quais são as metas e objetivos a serem alcançados. Para que esses propósitos se concretizem, é necessário planejamento, foco, disciplina e acima de tudo, execução.

Por esse motivo, neste artigo separamos algumas dicas que irão ajudar o seu negócio a começar o ano bem, com o pé direito. Acompanhe:

1. Faça uma retrospectiva do ano anterior

O primeiro passo para começar a planejar é olhar para trás e ver como foi o desempenho do seu negócio no ano anterior. Quais os principais desafios que você e sua equipe tiveram que lidar? Quais os maiores acertos e erros? As metas estipuladas foram atingidas?

Ter consciência de como está a situação do seu negócio irá ajudar a definir o que precisa ser mudado e o que deve ser mantido para que haja êxito no próximo planejamento. Para isso, busque coletar e analisar o máximo de informações possíveis sobre tudo o que aconteceu em 2022.

2. Estabeleça metas e objetivos concretos

Buscar melhorias e uma melhor performance é essencial para a evolução de qualquer negócio. Nesse sentido, busque definir metas e objetivos claros para todos que compõem a empresa. Definir que o faturamento deve crescer 20% em relação ao ano anterior, por exemplo, é muito mais efetivo do que apenas dizer que as vendas devem aumentar. Ao alinhar objetivos concretos, também é possível ter noção se a sua empresa está trilhando no caminho certo para o sucesso, no decorrer do ano.

3. Mantenha as finanças organizadas e sob controle

A má administração desse setor pode frustrar todo o planejamento e as metas definidas para o ano, além de colocar em risco a saúde e existência do seu negócio. Por isso, analise os movimentos financeiros com cautela, agrupe por centro de custos, observe quais despesas podem ser evitadas ou reduzidas, e planeje-se ao projetar os gastos que você terá, se programando sempre para pagá-los em dia.

funcionários em reunião analisando os dados financeiros da empresa

4. Avalie o mercado

Muitas variáveis podem impactar de forma repentina o setor na qual a sua empresa está inserida, ainda mais se ela atua em um mercado suscetível a fatores externos como cotação de moedas, commodities ou possíveis regulações governamentais. Porém, é possível fazer algumas projeções para saber se o mercado estará aquecido ou sofrerá uma contração. 

Avalie também as principais tendências, ou seja, aquilo que deve entrar na moda e será buscado pelos consumidores. Outro ponto para ficar atento é na situação dos seus concorrentes.

5. Capacite e faça feedback com os seus funcionários

Os colaboradores da sua empresa são peças fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio. Portanto, mantê-los capacitados e motivados é essencial para alcançar os resultados e obter crescimento.

Faça uma reunião de feedback mostrando como foi o desempenho durante o ano anterior, destacando os pontos fortes e o que deve ser melhorado em cada funcionário. Você também pode mostrar quais benefícios serão oferecidos se cada um deles cumprir com as metas e obrigações projetadas.

6. Programe o ano com seus principais fornecedores e clientes

Manter um bom relacionamento com fornecedores e clientes é outro fator indispensável para o sucesso de qualquer empresa. Ao definir as metas do seu negócio para o ano que vem, certifique-se que os seus fornecedores serão capazes de suprir com todos os itens que você precisa adquirir para realizar as suas atividades.

Isso é essencial especialmente se você pretende aumentar as suas produções e vendas, pois é necessário saber se os seus fornecedores atuais serão capazes de suprir toda a sua demanda. Além disso, se aproxime e busque realizar novos contratos com os seus clientes, assim você poderá projetar futuras vendas e receitas para 2023.

7. Delegue atividades

chefe delegando tarefas para seus funcionários

Dependendo do tamanho e das atividades do seu negócio, planejar o ano será uma tarefa impossível de ser feita sozinho. Por isso, separe algumas das tarefas que devem ser realizadas e as delegue para outros colaboradores. Assim, eles farão parte deste planejamento, podendo dar as suas sugestões do que deve ser feito, além de estarem a par das metas e objetivos estabelecidos.

8. Preze para a responsabilidade socioambiental

O mercado e os consumidores estão cada vez mais atentos, e dando preferência, para empresas que prezam pela responsabilidade socioambiental. Por isso, foque para que o seu negócio tenha bom desempenho nesta área, tomando decisões para reduzir o consumo de água, energia e reciclagem dos materiais, por exemplo.

Como dica, recomendamos o ReCiclo, o programa de logística reversa de suprimentos para escritório, idealizado pela Contabilista. Ao fazer parte da iniciativa, você garante que o seu empreendimento consiga êxito e crescimento em 2023 ao mesmo tempo que contribui para tornar o mundo um lugar mais sustentável.  

Fonte(s):

Amplus Saúde, AOKI Sistemas e Serasa Experian