8 habilidades de um gerente de compras de sucesso

Assim como qualquer profissão, um gerente de compras precisa saber desenvolver uma série de habilidades para conseguir desempenhar um bom trabalho. Esse cargo tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos, se tornando um ponto vital para diversos negócios e empresas.

Um bom gerente de compras precisa se adaptar a um mercado cada vez mais dinâmico, sabendo identificar boas oportunidades, tanto financeiras quanto de relacionamentos comerciais, para a sua empresa.

Se você já atua ou deseja atuar nesta área, nós iremos te ajudar! Confira oito habilidades que um gerente de compras precisa possuir para ter sucesso em sua carreira.

1. Agir com ética

Esse conceito é amplo, mas não deixa de ser essencial. Um bom gerente de compras precisa sempre agir com ética em suas atividades. Por estar lidando muitas vezes com seleção de novos fornecedores, contratos de vendas e negócios, o profissional precisa sempre buscar as melhores oportunidades para a empresa, e não para si mesmo.

Os detalhes de cada negociação precisam estar claros e transparentes, evidenciando que as aquisições sempre foram feitas pensando nas necessidades da empresa, e por produtos ou serviços de boa qualidade e bom custo-benefício.

Além disso, é preciso estar sempre de acordo com as regras de compliance da empresa, evitando “brindes” e “recompensas” pessoais como incentivos para que um contrato ou negócio seja realizado. Nesse sentido, em hipótese nenhuma o gestor deve exigir pagamentos ou favores para si mesmo para que um acordo seja concretizado.

2. Saber negociar e se relacionar

Por estar constantemente em contato com fornecedores, o gerente de compras precisa dominar a arte de negociar. Afinal, este cargo existe para que a empresa consiga achar bons produtos ou serviços no mercado pelo melhor preço. Por isso, é necessário saber a forma correta de negociar para conseguir orçamentos mais em conta.

Para isso, é necessário ser persuasivo, comunicativo, mostrar empatia e simpatia para conseguir ter um bom relacionamento com os vendedores, conseguindo assim preços e condições de entregas mais acessíveis. Mas ao mesmo tempo é preciso ser firme e saber o que é melhor para a empresa como um todo.

3. Ser organizado

No dia a dia, um gerente de compras lida com diversos vendedores, cotações, documentos, planilhas e estoques. Sem uma boa organização e planejamento das suas atividades, a chance de acabar se perdendo nas atividades ou deixando boas oportunidades passar aumentam.

Por isso, o profissional dessa área precisa ter a habilidade de organizar sua rotina, suas prioridades e tarefas, conseguindo ser produtivo ao máximo. Imagine se a empresa precisar parar as suas atividades porque o gerente de compras esqueceu de verificar o estoque, ou então não se lembrou de fechar a compra de materiais para o mês. Isso pode fazer toda a companhia ser prejudicada. Por isso, a organização é essencial.

4. Saber usar métricas e indicadores

Um bom gerente de compras não domina apenas as habilidades de negociações e vendas. É preciso, após os contratos serem firmados, acompanhar o desempenho dos fornecedores. Saber se eles estão cumprindo com os prazos e demais exigências e se os produtos e serviços estão sendo entregues em um nível satisfatório.

Para isso, é necessário determinar e utilizar métricas e indicadores de performance, para saber quais processos estão sendo realizados corretamente e quais precisam ser melhorados. Além disso, os indicadores podem ajudar a fazer toda a gestão de caixa disponível para efetuar as próximas aquisições.

5. Conheça os produtos que está comprando

Além de conhecer bem os seus fornecedores, um bom gerente de compras precisa buscar entender sobre os produtos que precisam ser comprados. Assim, além de conseguir verificar mais facilmente a qualidade dos itens que estão sendo adquiridos, ele não irá cair na conversa fiada de um vendedor mal-intencionado.

6. Ser proativo

Um erro que alguns gerentes de compras cometem após construir uma boa carteira de fornecedores e um bom relacionamento com os mesmos é o de se acomodar. Ao fazer isso, o profissional deixa de achar boas oportunidades que podem beneficiar a sua empresa. O mercado de vendas é muito dinâmico, e um bom gerente deve sempre estar buscando por melhores negócios.

7. Estar sempre evoluindo

Além de buscar melhores oportunidades de negócios, um bom gerente de compras sempre busca maneiras de aperfeiçoar o seu trabalho. Busque sempre a evolução, seja através de cursos, palestras e feiras. Além de melhorar as suas competências, fazendo com que você tenha ainda mais valor para a empresa, você terá a chance de conseguir novos contatos comerciais nesses eventos.

8. Saber se adaptar

Em algumas circunstâncias, o orçamento destinado para compras pode cair drasticamente. Ou então, se os negócios estiverem indo bem, é possível que a demanda por novos produtos aumente rapidamente. Nas duas ocasiões, é preciso saber se adaptar e “dançar conforme a música”. Tenha sempre preparado fornecedores extras ou um plano de ação caso alguma situação emergencial aconteça;

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