5 competências e habilidades que o seu filho aprende na escola

Preocupações com o método de ensino e com o conteúdo programático são uma constante na vida dos pais que buscam uma escola para os filhos. Porém, você sabia que é no ambiente escolar que as crianças aprendem e desenvolvem competências e habilidades sociais?

Um estudo realizado em 2019 mostrou que as crianças que desenvolvem mais as competências e habilidades sociais são menos estressadas. Em outras palavras, isso significa que a instituição de ensino na qual o seu filho está matriculado precisa ir além daquilo que está na grade curricular. Há muito mais para ser trabalhado nos primeiros anos de vida.

Crianças socialmente mais habilidosas têm mais facilidade para fazer amigos, o que as estimula a terem comportamentos sociais mais avançados, resolvendo melhor conflitos e lidando de forma mais tranquila com situações de potencial estresse. Listamos aqui 5 competências e habilidades que o seu filho pode desenvolver na escola.

1. Compartilhar

Compartilhar um pedaço de comida ou um brinquedo são ações que as crianças podem desenvolver na escola. Um estudo publicado em 2010 mostrou que até os 3 anos de idade as crianças estão mais propensas a compartilhar suas coisas do que entre os 3 e 6 anos de idade.

Pesquisadores norte-americanos concluíram que as crianças que se sentem melhor e mais seguras sobre si mesmas são mais propensas a compartilhar coisas do que aquelas que não desenvolvem esse comportamento. Portanto, ensiná-las a compartilhar desde cedo pode resultar em melhorias na autoestima. 

2. Seguir regras

Não se trata de uma crítica aos pais, mas sim de uma característica. Os pais costumam ser mais permissivos do que os professores. Isso porque em uma residência há menos pessoas para seguir regras do que em uma sala de aula. Portanto, a disciplina e as regras de convívio se tornam fundamentais para que tudo transcorra bem.

Desde cedo, elas aprendem a seguir regras simples e objetivas e são estimuladas a pensar nos motivos pelo qual as seguem. Isso faz com que elas desenvolvam um senso de coletividade. Fazer silêncio enquanto alguém está falando, por exemplo, é uma forma de compreender o outro. Essas associações fazem mais sentido à medida que são praticadas.

3. Respeitar as diferenças

Junto de suas famílias as crianças têm acesso apenas a visões de mundo similares. Quando vão para a escola elas aprendem que existem pessoas em outras condições sociais, com outros pensamentos ideológicos e com objetivos diferentes no mundo. Ao conhecer e compreender o outro elas desenvolvem a empatia.

Aceitar as pessoas como elas são é parte do processo de reconhecimento do mundo. As múltiplas visões de mundo que uma escola oferece permitem à criança ampliar os horizontes e conhecer outras realidades. Não se trata de mudar o pensamento, mas sim de respeitar as diferenças.

4. Cooperar

Quando cooperamos uns com os outros conseguimos atingir objetivos em comum com maior facilidade. Essa é uma das habilidades e competências que mais podem ser desenvolvidas na escola, especialmente em aulas que requeiram habilidades manuais ou na prática de esportes.

As crianças aprendem que mais do que compartilhar, se esforçar para que todos sejam beneficiados e recebam uma recompensa no fim vale a pena e requer menos esforços do que tentar fazer tudo de maneira individual. Quanto maior for o contato com outras crianças, maiores serão os estímulos para que essas habilidades sejam desenvolvidas.

5. Boas maneiras

Muitas das boas maneiras que aprendemos, seja em casa ou na escola, têm por objetivo tornar mais amigável a convivência com outras pessoas. Não se trata apenas de ser educado e respeitar os colegas, se dirigindo a eles sempre de forma educada e cordial. Se trata também de respeitar o que é coletivo para que todas as pessoas possam usufruir.

Ao não colocar os pés na cadeira, por exemplo, a criança deve aprender que está fazendo isso para que o assento não fique sujo e que outras pessoas possam se sentar sem sujar a roupa. A simples indicação de “pode” ou “não pode” não costuma funcionar, ela deve vir acompanhada de uma contextualização para facilitar a compreensão.

Educação também se aprende em casa

Embora a escola seja o local ideal para desenvolver todas essas habilidades e competências que citamos acima, isso não significa que ela seja a única alternativa. Essas características também são estimuladas pelos pais, mas devido às limitações de interação em uma família nem sempre os resultados são tão eficientes quanto o trabalho realizado pelos professores.

Por isso, ao avaliar a escola dos seus filhos, não leve em consideração apenas o conteúdo programático e a qualidade do ensino, mas também o resultado e as transformações pelas quais os seus filhos estão passando. Será que eles estão desenvolvendo bem as competências que mencionamos acima?

Fonte(s): Dx Doi, Very Well Family, Sisd, Revista Crescer e Ctrl+Play.