Como estabelecer metas pessoais e alcançá-las com sucesso

A diferença entre sonhar e estabelecer metas pessoais está na forma como você encara os seus objetivos. Quando temos ideias, sonhos e desejos, mas não desenvolvemos metodologias para torná-los realidade, são pequenas as chances de que isso de fato aconteça.

Algumas pessoas têm mais facilidade do que outras para estabelecer metas e alcançá-las, mas por que isso acontece? Não se trata apenas de maior sorte, mais competência ou melhores condições financeiras. 

É claro que esses fatores ajudam, mas eles não são decisivos. Com planejamento e metodologias adequadas você também pode chegar lá, independentemente de qual seja a sua meta.

Estabeleça um objetivo claro

Já diz o ditado popular que “para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”. Quando não estabelecemos um objetivo claro se torna mais difícil alcançá-lo. Aqueles que conseguem cumprir metas pessoais são aqueles que focam a atenção em um ponto específico e desenvolvem meios de chegar até ele.

Por isso, parta do princípio de que, por mais ousado e distante que seja o seu objetivo, ele precisa ser claro e conciso. “Comprar um apartamento”, “aprender um idioma” ou “morar em outro país” são exemplos de objetivos ambiciosos que podem ser traçados e que vão requerer planejamento para serem cumpridos.

Adote o conceito de minimetas

Quando a distância entre o objetivo e a sua realidade é grande, é preciso pensar em minimetas que tornem essa jornada mais simples. Pense em uma viagem de carro de Porto Alegre a Manaus, por exemplo: você não conseguiria fazê-la de uma só vez. Será preciso parar para descansar e reabastecer o carro, entre outras coisas.

As minimetas funcionam da mesma forma. Para comprar um apartamento você precisará poupar mês a mês uma quantia em dinheiro e para isso terá que deixar de lado determinados gastos. Além disso, terá que buscar formas de fazer o capital render mais. Estabeleça prazos e pequenos passos a serem alcançados ao longo da jornada.

Tenha um indicador de evolução

Quando se trata de uma meta financeira é mais fácil perceber se estamos no caminho certo ou não, mas e quando não é esse o caso? Indicadores de evolução são a melhor maneira de mensurar o crescimento e o quão próximo estamos de alcançar uma meta. Para isso, estabeleça datas-limite para avaliar o seu desempenho.

Se você está tentando aprender um novo idioma, faça um teste hoje e programe um teste similar para daqui a três meses. Naturalmente, aspectos da língua que parecem um problema hoje serão encarados com muito mais naturalidade depois de um certo tempo. Novos problemas, mais complexos, surgirão, mas é assim que a evolução acontece.

Seja prático: parta para a ação

Depois de estabelecer metas e planejar meios de atingi-la, o passo seguinte é entrar em ação. Muitas pessoas se perdem nesse aspecto ao ficarem continuamente planejando em busca da condição “perfeita” e nunca agirem. Defina prazos para que determinadas ações sejam tomadas e parta para a ação.

Por menor que seja a sua ação, lembre-se de que ela será mais eficiente do que o maior dos planejamentos. Algumas pessoas que não planejam suas metas conseguem resultados pelo simples fato de agirem quando necessário. Portanto, coloque a teoria debaixo do braço e aja para conquistar o seu objetivo.

Avalie e revise suas prioridades

Não há problema algum de mudar de ideia no meio do caminho. Suponha que seu objetivo maior era morar fora do país, mas você se casou, teve filhos e agora pensa que é mais interessante continuar no Brasil. Não há problema algum nisso, seu tempo dedicado à meta não foi em vão. Avalie e revise suas prioridades e adapte seu planejamento à nova realidade.

Periodicamente, tire um tempo para refletir sobre as suas escolhas e determine quais ainda continuam sendo suas prioridades. Mudamos de gostos e pensamentos a todo instante e não há sentido em continuar perseguindo algo que já não nos satisfaz. Lembre-se: no final das contas, seu objetivo precisa fazê-lo feliz.