Conheça os diferentes modelos, formatos e tipos de envelope

A papelaria corporativa é um segmento essencial na identidade visual de uma empresa. A variedade de tipos de envelope faz parte desse grupo, pois é uma ferramenta importante de comunicação com os clientes e colaboradores internos. Esses modelos ajudam na fixação da marca e mostram que a empresa tem cuidado com sua imagem.

Os envelopes têm diversas funções e modelos. Podem ser usados para o envio de cartas, documentos, convites e ações de marketing e relacionamento. Nesse artigo, vamos falar sobre os formatos e modelos mais comuns encontrados em lojas e explicaremos qual é a finalidade de cada um deles.

Envelope Saco

envelope saco

Fonte: Contabilista.

É um dos modelos mais presentes no cotidiano empresarial, sendo bastante utilizado no envio de propostas, contratos, orçamentos e todo tipo de documentação. Os tamanhos de envelope saco variam bastante, indo de 11cm x 17cm até 37cm x 47cm.

Eles são ideais para comportar a maioria dos documentos empresariais e todo tipo de impressões até o formato A4. Além disso, servem também para impressos e documentos em formatos maiores, que podem ser dobrados até a medida A4.

As medidas mais comuns são as seguintes:

  • 11cm x 17cm;
  • 12,5cm x 17,6cm;
  • 16cm x 22cm;
  • 17cm x 25cm;
  • 20cm x 28cm;
  • 22cm x 32cm;
  • 24cm x 34cm;
  • 26cm x 36cm;
  • 31cm x 41cm;
  • 35cm x 45cm;
  • 37cm x 47cm. 

Envelope Ofício

envelope ofício

Fonte: Contabilista.

O envelope ofício está entre os mais usados. Esse modelo é aquele em que recebemos as correspondências de fatura de cartão de crédito, boletos e contas de consumo, como de telefone, de TV por assinatura, entre outras. Os envelopes ofício podem ser usados também para o envio de qualquer papel ou documento que possa ser dobrado.

Em linhas gerais, o tamanho padrão adotado é o de 11cm x 22cm. Nesse caso, o que varia é o material do envelope (tipo de papel), o fato de ele ter ou não os campos postais ou ainda a possibilidade de ele ter janela (aquele recorte plástico que permite identificar parte da correspondência externamente).

Envelope Ministro

O envelope ministro, como seu próprio nome já dá a entender, é comumente utilizado para correspondências oficiais ou de maior importância. Ele recebe este nome por ter sido primeiramente usado por ministros de Estado, que usavam esse tipo de envelope em suas rotinas de trabalho.

Referente ao seu formato, o envelope ministro tem como principal característica ser retangular e alongado, com uma aba de fechamento em sua parte superior. Geralmente, ele é comercializado na cor branca, que dá um tom mais formal e preserva a privacidade dos conteúdos inseridos no envelope.

Por fim, vale destacar a sua qualidade. Por ser confeccionado com um papel mais espesso, o envelope ministro possui uma resistência maior do que os envelopes comuns. Essa característica não vem por acaso, visto que geralmente este tipo de envelope é usado para guardar ou transacionar documentos e arquivos de suma importância.

Envelope americano

envelope americano

Fonte: Contabilista.

É um tipo de envelope muito popular, devido à sua praticidade e versatilidade. Não por acaso, ele é frequentemente usado para correspondências comuns, como cartas e convites. Ele é caracterizado por ter um formato retangular e uma aba de fechamento em forma triangular, que se dobra para dentro. No mercado, é possível encontrar modelos de envelopes americanos nos mais variados tipos de tamanhos e cores.

Apesar de ser popular no uso doméstico, ele também pode ser adotado por empresas e demais estabelecimentos. Nesse sentido, algumas gráficas até mesmo personalizam envelopes americanos com os logotipos e demais informações de seus clientes.

Este padrão de envelope recebe o nome “americano” por ter sido criado nos Estados Unidos. No entanto, em algumas partes do mundo, ele também é conhecido como “envelope inglês”.

Gramatura do papel é importante

Uma vez escolhido o modelo de envelope que será utilizado, é importante ficar de olho também na gramatura do papel. Quanto mais grosso, menores são as chances de que a correspondência seja danificada ou aberta por acidente. Por exemplo, os envelopes que são enviados pelos Correios costumam ter a gramatura de 120g/m². Já os modelos de uso interno podem ser mais finos, como os de 90g/m².

E o papel?

Isso depende do seu gosto pessoal. Se a gramatura é um item que agrega valor ao produto em termos de segurança, o tipo de papel, via de regra, é definido muito mais pelo gosto pessoal do que por qualquer outra razão. Seja offset, couché ou reciclado, a escolha do papel deve combinar com a imagem da sua empresa, indo do corporativo tradicional até o mais moderno e preocupado com o meio ambiente.

A Contabilista possui uma grande variedade de modelos e tipos de envelopes. Dá uma espiadinha!

Fonte(s):

Nzb Embalagens.