Conheça os diferentes modelos, formatos e tipos de envelope

A papelaria corporativa é um segmento essencial na identidade visual de uma empresa. A variedade de tipos de envelope faz parte desse grupo e são ferramentas importantes de comunicação com os clientes e colaboradores internos. Eles ajudam na fixação da marca e mostram que a organização tem cuidado com sua imagem.

Os envelopes têm diversas funções e modelos. Podem ser usados para o envio de cartas, documentos, convites e em ações de marketing e relacionamento. Nesse artigo, vamos falar sobre os formatos e modelos mais comuns que você vai encontrar nas lojas e explicar qual é a finalidade de cada um deles.

Envelope Saco

É um dos modelos mais presentes no cotidiano empresarial, sendo bastante utilizado no envio de propostas, contratos, orçamentos e todo tipo de documentação. Os tamanhos de envelope saco variam bastante, indo de 11 cm x 17 cm até 37 cm x 47 cm.

Eles são ideais para comportar a maioria dos documentos empresariais, e todo tipo de impressos até o formato A4. Além disso, servem também para impressos e documentos em formatos maiores, que podem ser dobrados até à medida A4.

As medidas mais comuns são as seguintes:

  • 11 cm x 17 cm
  • 12,5 cm x 17,6 cm
  • 16 cm x 22 cm
  • 17 cm x 25 cm
  • 20 cm x 28 cm
  • 22 cm x 32 cm
  • 24 cm x 34 cm
  • 26 cm x 36 cm
  • 31 cm x 41 cm
  • 35 cm x 45 cm
  • 37 cm x 47 cm

Envelope Ofício

O envelope ofício é entre todos o mais usado. Esse modelo é aquele que costumamos receber em correspondências de fatura de cartão de crédito, boletos e contas de consumo, como de telefone, de TV por assinatura, entre outras. Os envelopes ofício podem ser usados também para o envio de qualquer papel ou documento que possa ser dobrado.

Em linhas gerais, o tamanho padrão adotado é o de 11 cm x 22 cm. O que varia nesse caso é o material do envelope (tipo de papel), o fato de ele ter ou não os campos postais ou ainda a possibilidade de ele ter janela, ou seja, aquele recorte plástico que permite identificar parte da correspondência externamente.

Gramatura do papel é importante

Uma vez escolhido o modelo de envelope que vai ser utilizado, é importante ficar de olho também na gramatura do papel. Quanto mais grosso for ele, menores são as chances de que a correspondência seja danificada ou aberta por acidente. Por exemplo, os envelopes que são enviados pelos Correios costumam ter a gramatura de 120 g/m². Já os modelos de uso interno podem ser mais finos, como os de 90 g/m².

E o papel?

Aqui tudo vai depender do seu gosto pessoal. Se a gramatura é um item que agrega valor ao produto em termos de segurança, o tipo de papel, via de regra, é definido muito mais pelo gosto pessoal do que por qualquer outra razão. Seja offset, couché ou reciclado, a escolha do papel deve “casar” com a imagem da sua empresa, indo do corporativo tradicional até o mais moderno e preocupado com o meio ambiente.

***

A Contabilista possui uma grande variedade de modelos e tipos de envelopes. Dá uma espiadinha!