Entenda quais as diferenças entre papel sulfite e offset

Costuma imprimir muitos documentos no seu escritório ou em casa? Se a resposta for sim, então você sabe que a qualidade da impressão faz toda a diferença. Sobre esse assunto, engana-se quem pensa que somente a impressora é a responsável por garantir que o material impresso fique no estado desejado. Se atentar para o tipo de papel usado também é essencial.

Atualmente, existem diversos tipos de papéis disponíveis, com muitos modelos podendo ser usados em impressoras. No entanto, os que possuem maior destaque e adoção neste meio são o papel sulfite e o papel offset.

Saber a diferença entre eles pode lhe ajudar na próxima vez que você for imprimir algo. Siga com a gente para saber qual modelo você deve adquirir para a sua casa e trabalho ou qual solicitar na próxima vez que for numa gráfica.

Características do papel sulfite

Também conhecido como apergaminhado ou bond paper, o papel sulfite é o mais popular entre escolas, papelarias e escritórios, sendo normalmente comercializado em grandes quantidades – acima de 100 folhas por embalagem. Apesar do seu tamanho comum ser o A4 (21cm X 29,7cm), ele também pode ser encontrado em outros tamanhos e cores além do tradicional branco.

colaborador imprimindo documentos em papel sulfite no escritório

Basicamente, ele se difere do papel offset no seu processo de fabricação. Ele é feito por meio de celulose branqueada e outros minerais, sendo o principal o sulfato – o que explica o seu nome.

Seu acabamento é bem liso, o que facilita a absorção de tintas. Por causa disso, ele acaba sendo o mais usado para atividades escolares ou fabricação de livros. Outra característica do sulfite é o seu baixo custo de produção, o que também ajuda a atender a sua alta popularidade.

Características do papel offset

Por sua vez, o papel offset é produzido com polpa química, o que faz a sua resistência ser mais alta. Por causa disso, ele acaba sendo o mais utilizado por grandes gráficas ou em materiais que precisam ter um período de uso maior.

Outra diferença está no processo de colagem feito em sua fabricação, a partir do uso de amido. Por ser um papel macroporoso, o seu processo de absorção de tinta acaba sendo ainda maior do que o visto no sulfite.

Ele também costuma ser fabricado e comercializado em grande escala, vendido tanto em folhas como em bobinas. Os tamanhos mais comuns são o de 76cm x 112cm e 66cm x 96cm.

bobinas de papel

Qual modelo escolher?

Apesar de possuírem diferenças, ambos os papéis são bem semelhantes a olho nu, sendo capazes de atender boa parte das necessidades dos consumidores. No entanto, o sulfite acaba sendo uma opção mais válida para aqueles que desejam imprimir algo em melhor qualidade.

Isso porque o papel offset, por ter uma maior absorção da tinta, acaba gerando um aspecto de “lavado” à impressão, principalmente se muitas cores são usadas. Neste caso, melhor contar com o sulfite.

Não sabe onde garantir o seu? Ao invés de ir até uma papelaria, que tal dar uma olhada nas opções de papéis sulfite disponíveis em nosso site? Ao clicar aqui, você encontra diversos modelos de cores e quantidades por um ótimo preço. Você também pode dar uma olhada nas impressoras disponíveis para dar um salto de qualidade nos documentos que você precisa imprimir.

Fonte(s):

Creative Cópias.