O que é e para que serve uma Caneta Posca? Veja como usar!

Utilizada em trabalhos artísticos ou escolares e até mesmo no dia a dia, as canetas Posca oferecem inúmeras cores e possibilidades de aplicações.

A versatilidade dos marcadores possibilita ir além de uma simples folha de papel. Com as canetas Posca, diversas superfícies podem receber a imensidão dos seus projetos. Lettering, decoração, ilustrações, customizações, painéis, murais… Tem sempre uma Posca ideal para cada momento da sua jornada criativa

Continue acompanhando esse artigo para saber como aproveitar todo o potencial das canetas Posca e obtenha dicas valiosas sobre como aplicá-las nas superfícies mais comuns de uso.

O que é a caneta Posca?

Cores vibrantes, coberturas sólidas, secagem rápida: as canetas Posca são marcadores multiuso, produzidos à base d’água, atóxicos e com uma tecnologia exclusiva de cobertura.

Esse modelo tem feito sucesso no mercado não somente pelas suas cores chamativas, mas também pelo seu acabamento perfeito, sua grande capacidade de cobertura e uma pigmentação duradoura em dezenas de superfícies. Sua tinta ainda oferece a vantagem de ter secagem rápida, o que possibilita maior agilidade no uso, evitando que ela fique manchada ou se dissolva em traços sobrepostos a ela. Por ser a base d’água, ela não é permanente. Contudo, aceita acabamento em verniz sem prejudicar as aplicações feitas.

Além de ser distinguida pela cor, as canetas Posca possuem uma variedade de pontas para diferentes tipos de trabalhos artísticos, seja para traços mais finos e delicados ou mais espessos em grandes superfícies.

demonstracao-das-variedades-de-pontas-da-caneta-posca

demonstracao-de-mais-variedades-de-pontas-da-caneta-posca

Posca vai com tudo!

Segundo a fabricante, a caneta Posca já foi testada e usada com êxito em mais de 50 superfícies diferentes. Com uma superfície limpa e seca, você pode fazer a arte que quiser, onde quiser! Sua tinta além de ser aplicada em papel, pode ser utilizada em tecidos, couro, vinil, argila, azulejo, vidro, alumínio, plástico, madeira, cerâmica, porcelana e muito mais! Vamos a seguir destacar as superfícies mais comuns onde esse tipo de caneta pode ser usada e as respectivas dicas de uso.

Papel

Seja para desenhos, ou então destacar títulos ou partes do texto, a Posca é uma ótima opção para os mais variados tipos de papel, possuindo uma boa aderência nesta superfície. No entanto, vale a pena observar o nível de gramatura do papel que está sendo utilizado. É indicado utilizar papéis de alta gramatura para que não rasguem e não haja transferência. 

Tecido

Independente do tecido, é recomendável alisá-lo e segurá-lo com firmeza, para garantir que o tracejado da caneta seja feito de forma correta. Para fixar melhor a tinta, evitando que ela se apague com o tempo, você pode usar um ferro quente sem vapor. Após finalizar a arte, faça o acabamento com verniz líquido.

Vale destacar que lavagens do tecido em água quente ou em máquinas de lavar podem causar desbotamento.

Vidro

Antes de utilizar uma caneta Posca em um vidro, limpe e seque a superfície, para evitar que a sujeira ou a água atrapalhe a fixação da tinta. Para fixar melhor os traços feitos, é possível utilizar o verniz, mas lembre-se que ele pode comprometer a transparência do vidro.

Não é indicado aplicar em áreas que podem entrar em contato alimentos e bebidas, como pratos, por exemplo, a menos que sejam apenas objetos decorativos. E caso seja necessário a lavagem, não utilize buchas ou produtos abrasivos.

Plástico

De forma semelhante ao vidro, é recomendável sempre lavar e secar a superfície do plástico onde você deseja aplicar a tinta da caneta Posca. No entanto, o uso do verniz pode se tornar um problema, pois esse produto pode comprometer a transparência de determinadas superfícies plásticas.

Dessa forma, a aplicação de uma segunda camada de tinta após a secagem da primeira se torna ainda mais essencial, para garantir que a tinta fixe bem na superfície que você estiver pintando, desenhando ou escrevendo algo.

Madeira

Por incrível que pareça, a caneta Posca possui uma boa fixação em madeiras. Para melhorar ainda mais a aderência de sua tinta, é recomendado aplicar uma camada de verniz antes de usar a caneta, assim as cores ficarão mais vivas. Mas antes, não esqueça de limpar a superfície, para evitar que a sujeira e resíduos atrapalhem na hora de fazer a pintura ou escrita desejada. Após a finalização, você pode fazer o acabamento com verniz líquido ou spray.

Cerâmica

Para os artistas que trabalham com este material, é recomendado a aplicação de uma camada de verniz ou primer antes de utilizar a Posca. É possível colocar a peça no forno por 45 minutos a 160ºC. Após a finalização da obra, aplique o verniz novamente para dar acabamento.

Dicas na hora de usar uma caneta Posca

canetas-posca-de-varias-cores-sobre-papel-em-branco

Por fim, queremos ressaltar algumas dicas que podem melhorar a sua experiência com este material. Em primeiro lugar, sempre chacoalhe sua caneta antes de usá-la. Isso é preciso, pois, cada modelo contém dentro uma esfera de metal usada para misturar o pigmento e os componentes, e ao chacoalhar, você está proporcionando uma tinta e textura mais uniformes.

Outra dica é sempre fazer alguns traços em uma folha de rascunho antes de usá-la na superfície desejada, para ver como está o nível da textura da tinta da caneta. Além disso, você saberá a dosagem que deve ser aplicada na hora de pressionar a ponta da caneta enquanto trabalha em sua arte.

Por falar em pressionar, isso será necessário para que a tinta se acumule na extremidade da ponta da caneta e os traços não apresentem falhas, especialmente quando a tinta da sua caneta Posca já estiver perto do fim.

Pressionar a caneta só não deve ser feito caso a sua Posca possua uma ponta pincel. Esse modelo possui geralmente um botão que faz com que a tinta desça, evitando que as cerdas do pincel sejam danificadas. Lembre-se também de sempre guardar essa modalidade de Posca na horizontal.

Quer conhecer mais sobre a Posca? Confira o site especial que criamos com muita informação e inspiração! 

Links: 

https://blog.grafittiartes.com.br/como-usar-caneta-posca/

https://blog.tipodela.com.br/parte-1-o-que-e-caneta-posca-o-superguia-da-caneta-posca/