Quais são os tipos de caneta e como escolher a melhor para você

Em praticamente todas as casas e certamente em todos os escritórios há uma caneta disponível. Muitas vezes não sabemos como elas aparecem (ou desaparecem) da nossa mesa, mas o fato é que nem mesmo a tecnologia foi capaz de substituir essa invenção essencial.

Porém, nem sempre foi assim. As canetas se tornaram um objeto essencial na década de 40, em grande parte graças ao sucesso da caneta BIC. Antes disso, elas já eram utilizadas em sua versão tinteiro para a escrita de livros, redação de contratos e o que mais fosse necessário para se comunicar por meio da escrita.

Desde então, mais de sete décadas se passaram e a tecnologia trouxe para o mercado diversos outros tipos de caneta. Você pode até achar que elas são “todas iguais”, mas há algumas diferenças fundamentais entre elas que podem auxiliá-lo a ser mais produtivo, melhorar a caligrafia e destacar as suas anotações. 

Listamos aqui alguns dos tipos de canetas mais comuns disponíveis nas lojas.

Caneta esferográfica

As canetas esferográficas são as mais populares entre todas. Simples, práticas e úteis, elas são indicadas para praticamente todos os tipos de uso. Essas canetas não costumam ser do tipo recarregável, ou seja, após a tinta acabar é preciso adquirir uma caneta nova.

Porém, elas são as mais acessíveis entre todas e a tinta tem uma boa durabilidade. O destaque do modelo é a esfera na ponta. Ela pode ser grossa ou fina e estão disponíveis em múltiplas cores, sendo as mais populares a azul, a preta, a vermelha e a verde.

Caneta gel

Menos utilizadas em escritórios, as canetas do tipo “gel” conseguem acrescentar elementos lúdicos à escrita. Muitas deles têm aroma de frutas em sua constituição, o que deixa as páginas cheirosas. Há modelos ainda com glitter, ideal para escrita com efeitos.

Embora sejam bastante similares às canetas esferográficas, a diferença aqui está na tinta: ela rende menos e seca mais rápido, especialmente se você deixar as canetas destampadas. É amplamente utilizado nas escolas por crianças e adolescentes.

Caneta Rollerball

Frequentemente, as canetas do tipo rollerball são confundidas com as canetas esferográficas, uma vez que o seu modo de funcionamento é similar. Porém, o que as diferencia é o fato de que no modelo rollerball a tinta é a base de água.

Isso torna a escrita mais suave, proporcionando traços finos, mas ela solta mais tinta e, por conta disso, sua vida útil é menor. Elas também estão disponíveis em diversas cores e modelos e são utilizadas em escolas e escritórios em proporções similares.

Caneta tinteiro

As canetas tinteiro são os modelos mais clássicos e refinados. Em geral, elas são utilizadas hoje por profissionais de caligrafia e desenho técnico pelo fato de proporcionarem maior precisão e uma escrita leve.

Em geral, as canetas tinteiro são construídas com materiais mais nobres e custam mais caro pelo simples fato de que elas podem durar para sempre. Tudo que você precisa fazer é substituir o reservatório interno de tinta. Alguns modelos podem custar milhares de reais, mas há também versões mais acessíveis no mercado.

Canetas marcadoras

As populares “marca-texto” são amplamente utilizadas por estudantes e profissionais de diversas áreas. As canetas marcadoras têm ponta de feltro e a tinta é a base de álcool. Por esse motivo, ela dura pouco e vai perdendo a intensidade à medida que é utilizada.

Quando são deixadas destampadas elas secam mais rapidamente. A principal vantagem delas é que a escrita chama a atenção. Modelos nas cores verde, amarela e vermelha são as mais vendidas. Ela é perfeita para destacar trechos de textos em livros ou qualquer outro material impresso.

.....

Além dos tipos mais comuns de canetas, é possível encontrar ainda nas lojas versões específicas para os mais diversos tipos de trabalho. É o caso da caneta Posca, usada para a escrita em camisetas, tênis, bonés, tecidos em geral, painéis, paredes, louças, vidros, porcelanas, plásticos, móveis e o que mais a sua imaginação mandar.

Na Contabilista você encontra dezenas de tipos de canetas, das mais diversas marcas, para atender a todas as suas necessidades em casa ou no escritório.

Tags: caneta