Copos, pratos e talheres de plástico são proibidos em SP; conheça alternativas sustentáveis

O plástico é um material sintético, super resistente e os objetos feitos com ele podem durar muitos anos. Aproximadamente 40% dos plásticos que consumimos são descartáveis. Embora convenientes, são jogados fora após apenas um uso. A quantidade de tempo, energia e trabalho que é exercido para produzir, exportar e importar estes produtos não fecha uma conta saudável, especialmente quando sabemos que estes objetos podem durar para sempre.

A proibição de plásticos descartáveis em São Paulo

O prefeito do Município de São Paulo, Bruno Covas, decretou em 10 de Dezembro de 2019 que bares, restaurantes e hotéis, tal qual qualquer outro estabelecimento, está proibido de utilizar e disponibilizar copos, pratos e talheres de plástico, além de misturadores de bebida e até varetas para balões. Os produtos plásticos deverão ser trocados por similares de material biodegradável, compostáveis ou reutilizáveis. 

A lei passou a valer a partir de 13 de Janeiro de 2020 e seu descumprimento pode acarretar em multas de até oito mil reais em caso de reincidência, somado ao fechamento do estabelecimento infrator.

A medida tem por objetivo preservar e aumentar o capital natural, controlando estoques de recursos finitos e equilibrando os fluxos de recursos renováveis, além de fomentar a produção e utilização de materiais biodegradáveis ou de maior tecnologia aplicada. Tudo para fugir do modelo linear de consumo (extrair, produzir, descartar) e expor/substituir produtos não condizentes com uma sociedade sustentável.

Alternativas para plásticos descartáveis

É na busca por soluções menos agressivas ao meio ambiente que a Contabilista aproveita para dar dicas de como substituir objetos de uso único por objetos sustentáveis. Veja só:

Canudinhos de plástico

Eles são muito leves e, uma vez jogados fora, canudos de plástico são facilmente soprados para bueiros e córregos, acabando nos oceanos. Uma vez lá, eles são extremamente perigosos para a fauna marinha. Não é raro vermos tartarugas com canudos de plástico dolorosamente alojados em suas narinas.

Alternativa sem plástico: Canudos de aço inox, bambu e até de macarrão ou arroz (sim, isso existe!). Para quem precisa da flexibilidade de canudos plásticos, existem opções como canudos de papel, silicone reutilizável e até canudos feitos de matéria orgânica composta. Na via das dúvidas, dá até pra não usar canudo.

Misturadores e mexedores de plástico

Mexedores de bebidas são as ofensas mais graves entre os plásticos descartáveis. São um acessório divertido mas absolutamente desnecessário no mundo real. Eles entram na sua bebida literalmente por apenas alguns minutos antes de serem jogados fora e vão para nas praias e mares.

Alternativa sem plástico: Mexedores de madeira, vidro, bambu ou até mesmo colheres de inox!

Copos e tampas para café

Nós brasileiros definitivamente amamos café. Se fosse para enfileirar todos os copos de cafezinho que utilizamos no Brasil a cada ano, seria possível dar a volta na Terra 4 vezes. São mais de 5 bilhões de novos copos de café em nossos lixões a cada ano.

Alternativa sem plástico: Essa é fácil! Tenha sempre uma caneca por perto. Copos de silicone telescópicos são excelentes para deixar na mesa do escritório e existem canecas térmicas para manter sua bebida favorita sempre na temperatura que você gosta. Além disso, a Contabilista tem copos de papel e copos termo-biodegradáveis, que são alternativas de impacto muito menor ao meio ambiente. E se eventualmente você precisar pedir um café na rua, pelo menos evite pedir a tampinha…

Pratos e talheres de plástico

Nos deliverys de comida, é comum que os utensílios descartáveis sejam incluídos nos pedidos. O problema é que estes itens nem sempre são reciclados e por serem de difícil separação graças à suas variadas formas, muitos acabam nos lixões e demoram séculos para se degradar.

Alternativa sem plástico: Da próxima vez que você for pedir comida em algum restaurante, ou até por aplicativos, opte por não receber os utensílios de plástico. Reutilizáveis de bambu são fáceis de carregar consigo, ou você pode trazer os de casa mesmo. Garfinhos de madeira ou hashis (os palitinhos para comer sushi) também são uma ótima pedida!

Pratique o consumo consciente!

Sua fornecedora de suprimentos para escritório favorita possui algumas das alternativas citadas acima em estoque. Desta forma, você pode fazer com que sua empresa também colabore com esta iniciativa sustentável, para que possamos colher os frutos de um mundo com menos plástico em um futuro próximo! Conheça a nossa linha de produtos sustentáveis.