Scamper: o que é e como funciona esse método de estímulo da criatividade

Resolver problemas e ativar a criatividade nem sempre é uma tarefa simples. E, se você veio parar nesse artigo, precisa de uma solução para isso, certo? Pois bem, o administrador e escritor Bob Eberle, autor dos livros “Scamper On” e “Be a Problem Solver” (Seja um Solucionador de Problemas), assim como muitos de nós, já encontrou dificuldades em resolver problemas e estimular a criatividade e, por esse motivo, criou um método simples, que ajuda a solucionar essas questões. 

Scamper, nada mais é que a abreviação de Substitute, Combine, Adapt, Modify, Put to another use, Eliminate, Reverse (Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Procurar, Eliminar e Arrumar, na tradução para o português), uma sequência de tarefas e ações que ajudam a afunilar e aperfeiçoar ideias e soluções. 

Vamos entender, com exemplos, como cada fase funciona. Para isso, usaremos como exemplo um restaurante fictício que precisou se adaptar durante a pandemia. 

1. Substitute - Substituir 

Tenha uma visão geral do seu projeto e responda: o que pode ser substituído?

No caso do restaurante, que perdeu grande e significativa parte de seus clientes que iam ao estabelecimento regularmente, devido à pandemia da Covid-19, foi necessário substituir a comunicação off-line, com entregas de panfletos nas proximidades e cartões fidelidade no local, por comunicação reforçada nas redes sociais, e promoções relâmpago para seus seguidores. 

2. Combine - Combinar 

Nessa etapa, se pergunte: como posso combinar meus produtos? 

Em nosso exemplo: a gerência do restaurante combinou o que sabem fazer de melhor, o bom atendimento e a comida deliciosa, à nova necessidade das empresas, que já não podem mais promover happy hours para seus colaboradores, e, pensando nisso, agora o restaurante tem produtos que podem ser personalizados para cada empresa e enviados de forma segura e individual para a casa dos funcionários, que se reúnem em plataformas on-line para se divertirem e trocarem experiências e histórias. 

3. Adapt - Adaptar 

O que é passível de adaptação para que algo seja aproveitado? 

Adapte ideias que podem não ter funcionado antes para resolver uma questão atual. Como o restaurante que estamos analisando, que adaptou seu ambiente para que as pessoas fiquem confortáveis, mas mantenham a distância segura mínima entre elas,

as mãos higienizadas e fiquem menos tempo no local. 

Para fazer isso acontecer, as mesas disponíveis foram intercaladas, o número de cadeiras por mesa, reduzido; há álcool gel em todas as mesas e em pontos estratégicos, e, para evitar que elas fiquem muito tempo no restaurante, a equipe passou por treinamento e os atendem de forma mais rápida e assertiva. 

4. Modify - Modificar 

Modifique o contexto ou detalhe da situação ou problema e veja se isso gera uma nova visão ou se agrega algum valor. Responda: O que posso ampliar ou colocar mais ênfase? O que pode ser descartado? 

A máscara agora é parte fundamental do uniforme de todos os funcionários do restaurante que estamos analisando e, como os clientes que vão ao restaurante também não podem entrar e circular sem ela, para não correr o risco de não atendê-los, foram disponibilizadas máscaras descartáveis sem custo extra. 

Além disso, o delivery agora é a principal fonte de renda do restaurante, que precisou contratar um novo entregador. 

5. Put to another use - Procurar 

Essa etapa você também pode interpretar como propor novo uso ou nova solução. Se modificar um produto ou solução não der resultado ou não sair como era esperado, é hora de encontrar nova função para ele. 

No restaurante que estamos analisando, os cardápios tradicionais foram substituídos por cardápios descartáveis, que são, também, papel de bandeja e, para quem prefere não usar esse suporte para os pratos, há um QRCode em todas as mesas, que levam o cliente ao cardápio virtual, assim, um cliente não manipula um objeto usado por outro. 

6. Eliminate - Eliminar 

O que não é mais necessário? Alguma parte do meu processo diário pode ser simplificado? 

Voltando à atual realidade do nosso restaurante, agora os pagamentos são feitos apenas nas mesas, para evitar filas nos caixas, o uso de cartões por aproximação e transferências via PIX são incentivados, para que os clientes reduzam ou eliminem manipulação da maquininha. 

7. Reverse - Arrumar 

Como posso alterar, reordenar e reverter a forma que estou entregando meu produto ou serviço? 

Com exemplo fica mais fácil entender, não é mesmo? Então, voltando ao restaurante, antes da pandemia, ele se posicionava como ambiente acolhedor, organizado, limpo e receptivo. 

Essas características não sumiram, mas agora, o principal posicionamento do restaurante é a entrega rápida, o atendimento eficaz e, claro, a preocupação com a saúde e bem estar de seus clientes e colaboradores. 

Além disso, o design das embalagens de delivery foram alteradas para incentivar que os clientes postem fotos e gerem conteúdos nas redes sociais. 

É importante reforçar algo que você provavelmente já sabe, produtividade e criatividade andam juntas. O Scamper é uma forma que pode te ajudar a resolver problemas de maneira criativa e, por isso, apresenta resultados visíveis e relativamente rápidos. 

Coloque o que leu aqui em prática, mude, sugira, arrisque, adapte… depois volte aqui e nos conte seus aprendizados e como foi aplicar o Scamper no seu negócio.