Como tirar manchas de móveis do escritório?

Quem nunca se perguntou como tirar manchas de móveis do escritório que atire a primeira pedra. Esse é um dos problemas mais comuns com os quais nos deparamos em casa e no escritório. As manchas aparecem por diversas razões e retirá-las nem sempre é uma tarefa simples.

Nesse artigo, vamos falar sobre como tirar as mais diversas manchas dos móveis do escritório. Isso vai fazer com que o seu mobiliário permaneça com aspecto de novo por mais tempo, aumentando consequentemente a vida útil. E, claro, as dicas podem ser usadas nos móveis da sua casa também.

Como limpar móveis em MDF ou MDP

Mesas, armários e estações de trabalho. São muitos os móveis em MDF ou MDP disponíveis nos escritórios brasileiros e se você não souber limpá-los do jeito certo pode acabar reduzindo a vida útil deles. Porém, tudo vai depender do tipo de sujeira que estiver sobre o móvel.

Um pano de algodão umedecido e torcido com detergente neutro é a melhor opção para tirar manchas de gordura, como manteiga ou margarina. Já se a mancha em questão for de cola ou graxa de sapato, inclua também um pouco de aguarrás na solução. Isso vai ajudar a remover tudo aquilo que estiver grudado.

Uma mancha comum nessas mesas são as causadas por canetas e pinceis atômicos. Nesses casos, um pano limpo umedecido com álcool 92,8º INPM para a remoção da tinta. Essa dica serve também para a remoção de cola branca (PVA). Já para tirar manchas de esmalte de unha, use a mesma acetona para remover os resíduos e, em seguida, um pano úmido.

Removendo marcas profundas

Nem todas as manchas são possíveis de serem retiradas apenas com produtos de limpeza. Algumas, mais profundas, vão requerer um trabalho extra para que o móvel possa ganhar uma boa aparência novamente. É o caso daquelas madeiras que tiveram contato com panelas quentes ou produtos químicos agressivos.

Você vai precisar de uma lixa específica para raspar a mesa até que a mancha desapareça. Em muitos casos, pode ser difícil recuperar o aspecto de novo da superfície, mas mesas com um visual mais desgastado também estão na moda. Talvez seja preciso transformar um pouco o seu móvel para que ele fique bonito de novo. Depois, é só limpar bem com um pano úmido e aplicar duas camadas de tinta verniz, se necessário.

Removendo marcas esbranquiçadas

As marcas esbranquiçadas são aquelas deixadas por copos e garrafas geladas. Depois de um certo tempo, essas rodelas ficam marcadas para sempre em algumas mesas, especialmente aquelas de madeira mais escura. O ideal é sempre ter um porta-copos à disposição, mas nem sempre isso é possível. Então, só resta remover a mancha depois.

Com um pano limpo e macio, aplique uma camada de óleo de peroba por cima da mancha. Esse produto penetra com mais facilidade nas marcas deixadas e consegue removê-las. Depois, limpe a mesa com um pano seco e note que a cor original do móvel será restaurada. Tente ser rápido: quanto mais tempo a mancha se mantiver na mesa, mais difícil será para retirá-la depois. Para dar um retoque final, passe depois um pouco de lustra-móveis.

Dicas gerais para limpeza dos móveis

Evite que os móveis tenham contato com água ou panos muito encharcados. Tecidos macios e úmidos são mais do que suficientes para qualquer tipo de limpeza. Além disso, mantenha os materiais muito abrasivos longe das mesas de madeira. Evite também o uso de buchas ou esponjas ásperas sobre as superfícies, pois elas têm propensão a riscar permanentemente os móveis.

Em se tratando de móveis laqueados, redobre a atenção: use apenas sabão neutro para remover sujeiras mais pesadas e evite a todo custo álcool, lustra-móveis, removedores ou qualquer outro tipo de produto de limpeza que seja capaz de remover a tinta do móvel. Conte com a Contabilista para encontrar os produtos necessários e deixe o seu escritório brilhando!