13 livros de marketing que você deveria ler

As palavras “empreendedorismo” e “marketing” nunca estiveram tão populares quanto agora, e é difícil encontrar quem jamais tenha pensado em ser dono do próprio negócio ou em ocupar um papel de maior relevância dentro de uma empresa ou à frente de uma marca.

Uma das formas mais eficientes de começar a botar a mão na massa é, sem dúvida, por meio da leitura e de muito estudo. Felizmente, as livrarias físicas e virtuais já contam com espaços específicos destinados apenas a livros sobre conceitos, técnicas e ações de marketing. 

Se você está entre as pessoas interessadas neste tipo de conteúdo, confira a lista a seguir, com uma série de livros de marketing que você não vai se arrepender de ler.

1. Marketing 3.0

Escrito Philip Kotler, em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, “Marketing 3.0” dá uma verdadeira aula sobre a novidade do setor: buscar meios de promover ações de marketing voltadas para as novas necessidades do cliente, que busca serviços muito mais aprofundados e humanizados. Kotler convida o leitor a analisar o consumo por um ponto de vista mais criativo, idealista e comunitário. Leitura mais do que recomendada.

2. A Lógica do Consumo

Focado no novo conceito de neuromarketing, o autor Martin Lindstrom ensina meios de entender o funcionamento do inconsciente do consumidor e detectar o que está por trás de cada decisão de compra. Com base em muitas pesquisas sobre o tema, o autor descobriu técnicas e táticas para criar peças de marketing que sejam psicologicamente eficientes. Não dá para ficar sem ler!

3. Confissões de um publicitário

David Ogilvy, chamado de “o pai da propaganda”, revela os bastidores da profissão de publicitário neste livro incrível e recheado de insights sobre estratégias de venda e negociação, além de presentear o leitor com segredos e histórias relacionadas à sua trajetória como fundador da Ogilvy & Mather. Se você busca inspiração, este livro é a escolha ideal.

4. Marketing na Era Digital

Excelente obra para quem tem interesse em se atualizar e usar as ferramentas digitais disponíveis para alavancar o seu negócio. No livro, a autora Martha Gabriel fala sobre planejamento, mudanças de marketing na era digital, plataformas ideais para cada tipo de negócio e estratégias de venda e lançamento de marca. Leitura atual e bastante útil para quem busca se aventurar no universo do marketing digital.

5. Palavras que Funcionam

Marketing nada mais é do que uma forma de linguagem, e é justamente este assunto que o autor Frank Luntz aborda nesta obra que recupera a história por trás de slogans e campanhas de sucesso – e também por trás de alguns cases que deram muito errado. 

Luntz se aprofunda em diversos estilos de discurso e revela ao leitor alguns segredos para a criação de uma linguagem adequada para chamar a atenção do leitor.

6. Marketing 4.0

Os mesmos autores de “Marketing 3.0” agora falam sobre as mudanças que a era digital trouxe ao mundo do marketing. É uma excelente leitura complementar ao primeiro livro citado nesta lista, especialmente para entender quais são as mudanças necessárias de abordagem que precisam ser feitas em um mundo dominado por redes sociais.

7. Nunca Almoce Sozinho

Neste livro, Keith Ferrazzi fala sobre a importância do networking para o sucesso de uma marca, ensinando o leitor a ter relacionamentos estratégicos para alavancar a carreira e também a vida pessoal. 

O autor defende a ideia de que é possível criar relacionamentos sólidos no mundo dos negócios e colher muitos frutos dessa maneira. Leitura ideal para quem busca criar parcerias e aumentar a rede de contatos.

8. Contágio: Por que as Coisas Pegam

Na era digital, fazer com que um conteúdo viralize nas redes sociais é um grande desafio para marcas dos mais diversos setores. Neste livro, o autor Jonah Berger mostra a diferença entre publicações pagas e crescimento orgânico, além de dar dicas sobre como criar conteúdos interessantes e com histórias que prendam a atenção do público-alvo. 

9. A Cauda Longa

Aqui, o autor Chris Anderson mostra como podemos trabalhar com mercados de nicho e impulsionar a venda dos mais diversos tipos de produtos. Ótima leitura para quem busca aproveitar ao máximo as possibilidades da internet para empreender e conquistar um número cada vez mais significativo de clientes.

10. O Ponto da Virada

Nesta obra, o autor Malcolm Gladwell revela como pequenas ações podem trazer grandes resultados. A leitura nos mostra como alguns produtos e serviços conseguem, aparentemente sem muito esforço, entrar para o ramo dos mais comentados e vendidos. 

11. As 22 Consagradas Leis do Marketing

Sucesso de público, o livro escrito por Al Ries e Jack Trou encontrou uma maneira dinâmica e irreverente de falar sobre as ferramentas que fundamentam qualquer ação de marketing. 

Nesta obra, o leitor tem insights poderosos sobre o funcionamento do mercado publicitário, das campanhas de marketing e das ações de venda de uma marca, serviço ou produto. 

12. Nocaute: Como Contar Sua História no Disputado Ringue das Redes Sociais

Com um título que já chama a atenção, a obra do russo Gary Vaynerchuck abre a mente dos profissionais de marketing sobre a criação de conteúdos diferenciados e que conseguem se destacar em um ambiente tão saturado como as redes sociais. Ótima leitura para quem busca meios de criar vínculos com o público-alvo no universo digital.

13. Branding: A Arte de Construir Marcas

Nesta obra, o autor Marcos Hiller reúne suas críticas de sucesso sobre campanhas que marcaram a história, como a inesquecível “Pôneis Malditos” e diversas abordagens de sucesso de nomes consagrados como Coca-Cola, McDonald’s, Hyundai, Apple, Marlboro, entre outros. 

Com irreverência e criatividade, Hiller fala com o leitor sobre marketing, branding, consumo midiático e ferramentas de comunicação e venda. Neste livro, você mergulha na história por trás de grandes marcas. Uma verdadeira inspiração!

Agora que você já tem uma lista interessante e muito rica de leituras, está na hora de programar seus estudos e melhorar sua capacidade de comunicação nos mais diversos aspectos. Aproveite a jornada!